BRASIL
Inscrições Sisu 2026 começam em 19 de janeiro; veja como participar
Ao todo, serão ofertadas 274,8 mil vagas em cursos de graduação gratuitos

O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta terça-feira, 23, o edital do Sisu 2026 (Sistema de Seleção Unificada), confirmando que esta será a maior edição da história do programa. Ao todo, serão ofertadas 274,8 mil vagas em cursos de graduação gratuitos em 136 instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil.
A principal novidade para os estudantes que desejam ingressar na universidade é a flexibilidade no uso dos resultados do Enem. A partir desta edição, o sistema passará a considerar as notas das três últimas edições do exame — 2023, 2024 e 2025. O software selecionará automaticamente a melhor média ponderada do candidato, garantindo que ele concorra com seu melhor desempenho histórico, desde que não tenha tirado zero na redação.
Cronograma e Inscrições
As inscrições para o processo seletivo começam no dia 19 de janeiro e seguem até o dia 23 de janeiro de 2026. O procedimento deve ser realizado exclusivamente pela internet, através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Assim como no último ano, o Sisu 2026 terá uma etapa única de inscrição para vagas distribuídas ao longo de todo o ano letivo (primeiro e segundo semestres).
O resultado da chamada regular está previsto para ser divulgado no dia 29 de janeiro. Os candidatos selecionados deverão efetuar a matrícula diretamente nas instituições de ensino a partir do dia 2 de fevereiro.
Regras de Ocupação e Cotas
O edital reforça a obrigatoriedade da conclusão do ensino médio para a ocupação das vagas. Candidatos que realizaram o Enem como "treineiros" não podem participar da seleção. No ato da inscrição, o estudante poderá escolher até duas opções de curso, indicando turno e instituição de preferência.
Leia Também:
Em relação às ações afirmativas, o sistema segue as diretrizes da Lei de Cotas. Todos os inscritos serão primeiramente classificados na modalidade de ampla concorrência. Caso não alcancem a nota necessária, passam a ser ordenados dentro das reservas de vagas destinadas a estudantes de escolas públicas, candidatos de baixa renda, pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
Lista de Espera e Vagas Remanescentes
Quem não for selecionado na chamada regular terá a oportunidade de manifestar interesse na lista de espera entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro. Esta lista permanece ativa durante todo o ano para preencher vagas que não forem ocupadas inicialmente.
Além disso, o MEC previu um mecanismo para vagas não ocupadas: caso as convocações da lista de espera terminem e ainda restem postos abertos, as instituições poderão emitir aditivos para preenchimento dessas vagas, desde que os interessados tenham participado da edição regular do Sisu 2026.
De acordo com o Ministério da Educação, as mudanças visam modernizar o sistema, oferecendo maior segurança jurídica e ampliando o acesso democrático ao ensino superior público no país.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes




