Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BRASIL

Inscrições Sisu 2026 começam em 19 de janeiro; veja como participar

Ao todo, serão ofertadas 274,8 mil vagas em cursos de graduação gratuitos

Brenda Lua Ferreira

Por Brenda Lua Ferreira

24/12/2025 - 23:02 h
Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta terça-feira, 23, o edital do Sisu 2026
Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta terça-feira, 23, o edital do Sisu 2026 -

O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta terça-feira, 23, o edital do Sisu 2026 (Sistema de Seleção Unificada), confirmando que esta será a maior edição da história do programa. Ao todo, serão ofertadas 274,8 mil vagas em cursos de graduação gratuitos em 136 instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil.

A principal novidade para os estudantes que desejam ingressar na universidade é a flexibilidade no uso dos resultados do Enem. A partir desta edição, o sistema passará a considerar as notas das três últimas edições do exame — 2023, 2024 e 2025. O software selecionará automaticamente a melhor média ponderada do candidato, garantindo que ele concorra com seu melhor desempenho histórico, desde que não tenha tirado zero na redação.

Tudo sobre Brasil em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Cronograma e Inscrições

As inscrições para o processo seletivo começam no dia 19 de janeiro e seguem até o dia 23 de janeiro de 2026. O procedimento deve ser realizado exclusivamente pela internet, através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Assim como no último ano, o Sisu 2026 terá uma etapa única de inscrição para vagas distribuídas ao longo de todo o ano letivo (primeiro e segundo semestres).

O resultado da chamada regular está previsto para ser divulgado no dia 29 de janeiro. Os candidatos selecionados deverão efetuar a matrícula diretamente nas instituições de ensino a partir do dia 2 de fevereiro.

Regras de Ocupação e Cotas

O edital reforça a obrigatoriedade da conclusão do ensino médio para a ocupação das vagas. Candidatos que realizaram o Enem como "treineiros" não podem participar da seleção. No ato da inscrição, o estudante poderá escolher até duas opções de curso, indicando turno e instituição de preferência.

Leia Também:

Em relação às ações afirmativas, o sistema segue as diretrizes da Lei de Cotas. Todos os inscritos serão primeiramente classificados na modalidade de ampla concorrência. Caso não alcancem a nota necessária, passam a ser ordenados dentro das reservas de vagas destinadas a estudantes de escolas públicas, candidatos de baixa renda, pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

Lista de Espera e Vagas Remanescentes

Quem não for selecionado na chamada regular terá a oportunidade de manifestar interesse na lista de espera entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro. Esta lista permanece ativa durante todo o ano para preencher vagas que não forem ocupadas inicialmente.

Além disso, o MEC previu um mecanismo para vagas não ocupadas: caso as convocações da lista de espera terminem e ainda restem postos abertos, as instituições poderão emitir aditivos para preenchimento dessas vagas, desde que os interessados tenham participado da edição regular do Sisu 2026.

De acordo com o Ministério da Educação, as mudanças visam modernizar o sistema, oferecendo maior segurança jurídica e ampliando o acesso democrático ao ensino superior público no país.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

cotas Enem ensino superior ministério da educação Sisu 2026 vagas de graduação

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta terça-feira, 23, o edital do Sisu 2026
Play

Vídeo: mulher reage a assalto à mão armada e troca tiros com bandidos

Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta terça-feira, 23, o edital do Sisu 2026
Play

Vídeo: mulher é presa após destruir imagem de santo em presépio

Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta terça-feira, 23, o edital do Sisu 2026
Play

Brasileiros mortos na Ucrânia viram comida de porcos e cachorros, diz ex-soldado

Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta terça-feira, 23, o edital do Sisu 2026
Play

Bolsonaro Free? Eduardo vai até local sagrado em Israel e faz pedido

x