BIZARRO!
Instagram relaciona a palavra "negra" a drogas ilícitas; veja
Internautas se enfureceram com o erro nas redes sociais
Por Da Redação | Portal MASSA!
Internautas se depararam com um problema no mecanismo de pesquisa do Instagram e do Threads nessa quinta-feira (5). Ao realizar pesquisas com o termo "negra" ou "negras", as redes sociais do Meta estão emitindo um aviso que relaciona as palavras com o comércio de drogas proibidas.
"A venda, compra ou negociação de drogas ilícitas podem prejudicar você e outras pessoas. Além disso, são práticas ilegais na maioria dos países. Se você ou alguém do seu conhecimento está lutando com o abuso de substâncias, pode obter ajuda com referências para tratamento confidenciais, bem como apoio à prevenção e recuperação", detalha o aviso na ferramenta de busca.
Leia também:
>> Conheça MC K.U, músico e investigado por operação em Salvador
>> "A puta sou eu", diz Marcos Oliveira sobre Deolane e "Beiçola do Privacy"
>> CBPM terá estande em maior evento de mineração do Brasil
No Bluesky, um internauta classificou o ocorrido como um exemplo de racismo algorítmico, que ocorre quando ferramentas controladas por inteligência artificial reproduzem preconceitos.
🚨 Meta está censurando pesquisas no Instagram que contêm a palavra "negra" Qualquer frase que inclua a palavra "negra" não aparece nos resultados e está sendo associada à venda de drogas ilícitas. Pesquisas como: autoras negras, mulheres negras e cultura negra estão sendo censuradas pela Meta.
— Sleeping Giants Brasil (@sleepinggiantsbr.bsky.social) Sep 5, 2024 at 13:32
[image or embed]
Acabei de pesquisar a palavra “negra” no Instagram e me apareceu um alerta de uso/tráfico de drogas !!!!!! imagina usar aquela rede social racista fajuta e fodida !!!!! eu odeio tudo relacionado a aquele lixo !
— pimenta biquinho 📖 (@annapatts.bsky.social) Sep 5, 2024 at 13:08
[image or embed]
O Portal MASSA! entrou em contato com a Meta para esclarecimentos sobre o caso, mas não obteve resposta até o fechamento dessa matéria.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes