BRASIL
La Niña: novembro deve ser marcado por frio e muita chuva no Brasil
Fenômeno é capaz de influenciar o clima global

Por Victoria Isabel

O fenômeno La Niña, padrão climático natural caracterizado por temperaturas mais frias do que a média no Pacífico Equatorial e capaz de influenciar o clima global, deve dominar as condições meteorológicas no Brasil em novembro.
Segundo a previsão do Climatempo divulgada nesta quinta-feira, 30, a passagem de frentes frias será facilitada pelo La Niña, atingindo principalmente o Sul e o Sudeste do país.
O fenômeno também deve movimentar o ar úmido do Norte para o Sudeste e Centro-Oeste, e até dois corredores de umidade influenciados pela La Niña podem se transformar em uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), provocando chuvas intensas por vários dias consecutivos.
O Sudeste será uma das regiões mais afetadas, com temperaturas abaixo da média, nebulosidade constante e chuvas frequentes. No Paraná, a precipitação acumulada deve ficar ligeiramente acima da média para o mês. Já a região Centro-Oeste pode ter dificuldades para elevar as temperaturas devido ao excesso de neblina, acompanhada de temporais fortes na maioria dos estados.
Leia Também:
No Nordeste, não há previsão de grandes mudanças, exceto na Bahia, onde o volume de chuvas deve aumentar, onde o La Niña deve provocar temporais e tempo instável em Salvador.
No Sul, as alterações de temperatura se concentram no Rio Grande do Sul, que deve registrar uma redução nos temporais e precipitação abaixo da média em todo o estado.
Previsão do tempo para o fim de semana em Salvador
A previsão do tempo para Salvador indica que no sábado, 1º, a temperatura mínima será de 22°C e a máxima de 30°C, com chuva de 3,9 mm, vento ESE a 13 km/h e umidade entre 64% e 88%, com 75% de chance de chuva. O dia começará com sol e pancadas de chuva pela manhã, diminuindo as nuvens à tarde, e à noite o céu ficará com pouca nebulosidade.
No domingo, 2, a mínima será de 23°C e a máxima de 29°C, com 86% de chance de chuva. O dia terá sol pela manhã, mas com possibilidade de chuvas, que diminuem à tarde, e à noite o céu permanecerá pouco nublado.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



