Marinha conduz buscas por jornalista e indigenista desaparecidos | A TARDE
Atarde > Brasil

Marinha conduz buscas por jornalista e indigenista desaparecidos

Família do jornalista Dom Phillips implora às autoridades brasileiras por buscas

Publicado segunda-feira, 06 de junho de 2022 às 19:36 h | Autor: Da Redação
"Entendemos que o tempo é essencial, então por favor encontrem nosso Dom o mais rápido possível", diz cunhado de jornalista desaparecido na Amazônia
"Entendemos que o tempo é essencial, então por favor encontrem nosso Dom o mais rápido possível", diz cunhado de jornalista desaparecido na Amazônia -

A Marinha confirmou nesta segunda-feira, 6, que conduzirá as atividades de busca do indigenista Bruno Araújo e do jornalista Dom Phillips na região do Vale do Javari, no extremo oeste do Amazonas. Segundo a força militar, uma equipe de Busca e Salvamento (SAR), subordinada à Capitania Fluvial de Tabatinga foi direcionada ao local de ocorrência.

O servidor licenciado da Fundação Nacional do Índio (Funai) Bruno Araújo Pereira e o jornalista Dom Phillips, colaborador do jornal "The Guardian", sumiram na região do município de Atalaia do Norte (AM) no domingo, 5.

O Ministério Público Federal (MPF) informou também, nesta segunda, que instaurou procedimento administrativo para apuração do desaparecimento. O órgão diz ter sido comunicado do sumiço pela manhã.

Além disso, o caso é investigado pela Polícia Federal (PF). A Funai também acompanha a situação e está em contato com as forças de segurança que atuam na região. Segundo a entidade, Pereira não estava em missão institucional.

Desaparecimento

De acordo com a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), o indigenista e o jornalista se deslocaram com o objetivo de visitar a equipe de vigilância indígena que se encontra próxima ao Lago do Jaburu. O jornalista pretendia realizar algumas entrevistas com os habitantes daquela região.

Segundo informações iniciais, o indigenista e o profissional de imprensa desapareceram quando faziam o trajeto da comunidade Ribeirinha São Rafael até a cidade de Atalaia do Norte.

Família implora

A família do jornalista implorou às autoridades brasileiras que iniciem as buscas na região o mais rápido possível.

"Imploramos às autoridades brasileiras que enviem a Força Nacional, a Polícia Federal e todos os poderes à sua disposição para encontrar nosso querido Dom", disse o cunhado do jornalista Dom Phillips, Paul Sherwood, em rede social. "Ele ama o Brasil e dedicou sua vida à cobertura da Floresta Amazônica".

"Entendemos que o tempo é essencial, então por favor encontrem nosso Dom o mais rápido possível", continuou.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS