Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Nikolas Ferreira quer CPI para investigar pesquisas do IBGE

Deputado alega que IBGE fabrica "realidade paralela" quando divulga os dados

Por Redação

29/12/2024 - 18:14 h | Atualizada em 29/12/2024 - 18:38
Nikolas Ferreira quer CPI para dados do IBGE
Nikolas Ferreira quer CPI para dados do IBGE -

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL), quer colher assinaturas para abrir uma CPI visando investigar alguma distorção nas pesquisas divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Vale lembrar que o instituto, atualmente, é comandado pelo doutor em Ciências Econômicas, Marcio Pochmann, que é filiado ao PT, partido do presidente Lula, o qual Nikolas é opositor.

Leia mais:

>> Bolsonaro reage a projeto que altera votação ao Senado
>> Virada Salvador tem redução de 45% no número de atendimentos em saúde
>> Oficial! Atlético-MG anuncia o retorno do técnico Cuca

“Chega de maquiar a realidade. Lula colocou um petista fiel, Marcio Pochmann, no comando do IBGE para fabricar uma ‘realidade paralela’. Dados recentes do IBGE mostram desemprego de 6,1%, retirando da conta 4,4 milhões de desempregados, além de publicar que o Brasil atinge o menor índice de pobreza da história, mas com critérios alterados”, diz o deputado.

“Vou protocolar uma CPI para investigar essas distorções e garantir que o IBGE publique dados em conformidade com a realidade e que não seja transformado em um puxadinho do PT”, continua Nikolas.

A taxa de desemprego divulgada esse ano pelo IBGE é a da série histórica iniciada em 2012, calculada pela Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios). O levantamento entende como desempregadas, as pessoas que tentam e não conseguem encontrar empego no momento analisado. Já os que não estão empregados e não buscam vagas, são considerados fora da força de trabalho e não constamno cálculo.

Além disso, existem as pessoas que gostariam de trabalhar, porém acreditam que não encontrariam a vaga e desistem. Essas pessoastambém não interferem no cálculo. Esta metodologia é adotada pelo IBGE desde o início da Pnad, em 2012, no primeiro mandato de Dilma Rousseff.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

cpi estatísticas ibge manipulação de dados Marcio Pochmann Nikolas Ferreira PNAD taxa de desemprego

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Nikolas Ferreira quer CPI para dados do IBGE
Play

Suspeito de matar criança é linchado até a morte; vídeo

Nikolas Ferreira quer CPI para dados do IBGE
Play

Vídeo: entregador é agredido após se recusar a subir com lanche

Nikolas Ferreira quer CPI para dados do IBGE
Play

Caminhão-tanque explode e motorista pula de viaduto; assista vídeo

Nikolas Ferreira quer CPI para dados do IBGE
Play

Celular explode no bolso de mulher que fazia compras; assista vídeo

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA