Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BRASIL

Nubank entra na mira da Justiça em ação que envolve o Banco Master

Outros dois bancos também foram alvos da Ação Civil Pública

Victoria Isabel

Por Victoria Isabel

28/01/2026 - 12:33 h

Siga o A TARDE no Google

Google icon
Nubank
Nubank -

O Nubank, juntamente como o XP e o BTG Pactual, entraram na mira da Justiça através de uma Ação Civil Pública encaminhada ao Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) que investiga a forma de comercialização de Certificados de Depósito Bancário (CDBs) do Banco Master antes da liquidação extrajudicial da instituição, decretada pelo Banco Central em novembro de 2025.

O processo foi ajuizado pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor e do Trabalhador (Abradecont), que questiona a comunicação de risco adotada pelas plataformas de investimento, especialmente o uso do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) como principal argumento comercial na oferta dos títulos. As informações são do Estadão.

Tudo sobre Brasil em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Segundo a entidade, essa prática pode ter levado investidores a interpretar os CDBs como aplicações de baixo risco, apesar da situação financeira do banco emissor.

Nubank

Segundo as informações, no caso do Nubank, a distribuição dos CDBs do Banco Master teria somado R$ 2,9 bilhões, por meio da Nu Invest, plataforma incorporada após a aquisição da Easynvest, em 2020.

Em nota, o banco informou que encerrou a oferta de novos CDBs do Master em 2024 e ressaltou que não atua com assessores de investimento, garantindo que as decisões de aplicação são feitas de forma autônoma pelos clientes no aplicativo.

Leia Também:

Com o envio da ação ao MP-RJ, o órgão passa a analisar as alegações apresentadas e as manifestações das instituições envolvidas. Caso identifique indícios de irregularidades, o Ministério Público poderá instaurar um inquérito civil para apurar eventual falha no dever de informação ao consumidor.

Especialistas apontam que a simples distribuição de CDBs emitidos por terceiros não configura, por si só, irregularidade. A investigação busca esclarecer se informações relevantes sobre riscos ou fragilidades financeiras do Banco Master eram conhecidas e se foram devidamente repassadas aos investidores.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Banco MAster justiça Liquidação Nubank

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Nubank
Play

Vídeo: blogueira é sufocada por namorado até desmaiar em elevador

Nubank
Play

Idosa é atropelada por motorista nu e bêbado; veja vídeo

Nubank
Play

“Assassinos” e “Jesus”: terreiro Bantu é alvo de ataque em Salvador

Nubank
Play

Bolsonaro na Papudinha: conheça luxuosa cela do ex-presidente

x