Policiais do Bope do RJ começam a usar câmeras corporais | A TARDE
Atarde > Brasil

Policiais do Bope do RJ começam a usar câmeras corporais

PM confirmou que já conta com mais de 11 mil câmeras

Publicado segunda-feira, 08 de janeiro de 2024 às 11:32 h | Autor: Agência Brasil
PM do RJ confirmou que já conta com mais de 11 mil câmeras de uso corporal
PM do RJ confirmou que já conta com mais de 11 mil câmeras de uso corporal -

A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informou que, a partir desta segunda-feira, 8, os policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) vão utilizar as câmeras corporais, quando acionados.

Na quarta-feira, 3, a Polícia Militar do Rio de Janeiro confirmou que já conta com mais de 11 mil câmeras de uso corporal e outras 1.660 estão em fase de implantação. No total, 13 mil equipamentos foram contratados. Na ocasião, a PM não confirmou quando as câmeras iriam entrar em funcionamento. A medida atende a determinação do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), de dezembro de 2022.

A informação da Polícia Militar foi divulgada após a morte de três homens em uma ação do Bope no Complexo de Israel, na zona norte do Rio, na última semana. O laudo da necrópsia aponta que dois deles foram mortos com disparos de fuzil.

Além da instalação dos equipamentos, a decisão do Supremo determina que as imagens captadas sejam armazenadas e compartilhadas com o Ministério Público, a Defensoria Pública e vítimas de violência policial, quando solicitadas.

Publicações relacionadas