BRASIL
Queimadas no Brasil: chamas atingiram área do tamanho da Paraíba
Extensão do fogo é de 5,6 milhões de hectares
Por Da Redação

Uma área equivalente ao estado da Paraíba foi alvo de queimadas no Brasil no mês de agosto. Segundo levantamento do Monitor do Fogo, do MapBiomas, divulgado nesta quinta-feira, 12, essa extensão é de 5,6 milhões de hectares.
A área representa um aumento de 149% em relação ao mesmo período do ano passado.
O fogo atingiu predominantemente áreas agropecuárias (88,7%), especialmente de cultivo de cana-de-açúcar, com 236 mil hectares queimados. Os municípios mais afetados no estado de São Paulo foram Ribeirão Preto, Sertãozinho e Pitangueiras.
Leia também:
>> "Cenário é triste e desanimador", diz senadora sobre incêndios no Cerrado
>> Cidades brasileiras são atingidas por fenômeno da “Chuva preta”
>> Incêndios florestais aumentam na Bahia
O Cerrado foi o bioma com a maior área queimada em agosto de 2024, com 2,4 milhões de hectares ou 43% de toda a área queimada no Brasil no período.
“Agosto trouxe um cenário alarmante para o Cerrado, com um aumento expressivo da área queimada, a maior nos últimos seis anos. O bioma, que é extremamente vulnerável durante a estiagem, viu a maior extensão de queimadas nos últimos seis anos, refletindo a baixa qualidade do ar nas cidades.” detalha Vera Arruda, pesquisadora no IPAM e coordenadora técnica do Monitor do Fogo, em entrevista ao Correio Braziliense.
Com 2 milhões de hectares queimados, a Amazônia aparece em seguida. Dois estados que mais queimaram em agosto ficam na Amazônia: Mato Grosso e Pará.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes