Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BRASIL

Senado aprova uso de IA para proteger vítimas de violência doméstica

Projeto prevê diversas funcionalidades para aumentar a segurança das vítimas

Gustavo Zambianco

Por Gustavo Zambianco

12/03/2026 - 16:07 h

Siga o A TARDE no Google

Google icon
Senado aprova uso de inteligência artificial para proteção de vítimas de violência doméstica
Senado aprova uso de inteligência artificial para proteção de vítimas de violência doméstica -

O Senado aprovou, nesta quarta-feira, 11, um projeto de lei que permite que vítimas de violência doméstica utilizem um sistema de inteligência artificial (IA) para se protegerem em todo o Brasil.

Entre os recursos presentes no texto estão inclusos um aplicativo com um botão de emergência para acionar a polícia.

Tudo sobre Brasil em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

O projeto de lei nº750/2026, apresentado pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM), institui o Programa Nacional de Monitoramento de Agressores com Uso de Tecnologia por Inteligência Artificial (PNM-IA).

A iniciativa deve integrar ferramentas e bases de dados para o acompanhamento contínuo dessas pessoas monitoradas.

Como a IA vai melhorar a proteção das vítimas

De acordo com o autor do projeto, as tornozeleiras eletrônicas ou dispositivos semelhantes utilizados por agressores serão conectadas a uma rede integrada a uma IA.

Esse sistema, então, vai detectar, em tempo real, eventuais descumprimentos de medidas impostas pela justiça.

  • Após identificar a violação de distância mínima em relação à vítima ou determinados locais, o mecanismo vai avisar automaticamente as autoridades;
  • O projeto ainda propõe fornecer um aplicativo ou dispositivo vestível capaz de verificar a aproximação da pessoa sob cumprimento de medida cautelar ou protetiva;
  • Tais dispositivos vão notificar a vítima e incluem um botão de emergência que envia a localização em tempo real para as autoridades próximas;
  • Histórico de tentativas de violação de medidas judiciais e canais de orientação sobre direitos e serviços de apoio às vítimas são outros recursos do app, cujo uso será gratuito e facultativo.

"A inteligência artificial pode contribuir para identificar situações de risco e antecipar possíveis agressões, enquanto o aplicativo e dispositivos de proteção fortalecem a autonomia e a segurança das vítimas", destacou a senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), relatora do projeto.

Leia Também:

Banco de dados nacional

Ainda de acordo com o projeto de lei 750/2026 ainda sugere o uso de informações sobre agressores monitorados pelo novo sistema para a criação de um banco de dados nacional.

O sistema terá o aprendizado de uma máquina de identificação e padrões de comportamento e risco de incidência.

A plataforma ainda poderá enviar alertas preventivos às autoridades em caso de comportamentos suspeitos.

Tais notificações seriam em caso de, por exemplo:

  • remoção da tornozeleira;
  • movimentações incompatíveis com as restrições judiciais.

Logo, as informações subsidiarão estudos sobre a violência contra a mulher, ajudando a definir indicadores mínimos de execução e resultados, abrangendo todo o país.

A implementação dos recursos poderá ser bancada por orçamento próprio ou via parcerias público-privadas.

A proposta, que incluiu mudanças feitas pela relatora, segue agora para análise na Câmara dos Deputados.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Inteligência Artificial PROTEÇÃO violência doméstica

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Senado aprova uso de inteligência artificial para proteção de vítimas de violência doméstica
Play

Mulher faz história ao ser a primeira a dirigir carreta elétrica da BYD no Brasil

Senado aprova uso de inteligência artificial para proteção de vítimas de violência doméstica
Play

Urgente! Muro do Aeroporto de Congonhas desaba após chuva; veja

Senado aprova uso de inteligência artificial para proteção de vítimas de violência doméstica
Play

Fazendo história: mulher ajuda a construir o maior prédio da Bahia

Senado aprova uso de inteligência artificial para proteção de vítimas de violência doméstica
Play

Talento que ilumina: conheça a jovem que aposta na elétrica automotiva

x