Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL

TRUMP

"Consequências mais graves do que o imaginado", diz secretário sobre tarifaço

Secretário da Justiça e Direitos Humanos discutiu o tema embaixadora da Alemanha no Brasil, Bettina Cadenbach

Redação
Por Redação
| Atualizada em
Felipe Freitas alerta para o impacto do tarifaço nas relações de trabalho no campo
Felipe Freitas alerta para o impacto do tarifaço nas relações de trabalho no campo - Foto: Reprodução | Redes Sociais

Um dos principais produtos que devem sofrer com o tarifaço de 50% anunciado pelos Estados Unidos a partir de 1º de agosto, o café é motivo de preocupação não só pelo impacto nos preços mas tamvbém na attividade produtiva.

Esse foi o tema do encontro entre o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, e a embaixadora da Alemanha no Brasil, Bettina Cadenbach, realizado na segunda-feira, 28.

Tudo sobre Brasil em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

“As consequências podem ser mais graves do que o imaginado”, afirmou o titular da SJDH. no que a diplomata concordou. Para o secretário, o “tarifaço” americano pode prejudicar não só a competitividade do café brasileiro, mas produzir graves efeitos sociais e trabalhistas nas zonas rurais, onde trabalhadores já enfrentam riscos de precarização e, em muitos casos, de trabalho análogo à escravidão.

“Mesmo com a instabilidade que vemos nas ações do governo americano, na figura do presidente Trump, nós, da SJDH, estamos em observância e alinhados com as demais ações do Governo do Estado e do Governo Federal para conter os possíveis prejuízos. Não podemos permitir a precarização das condições de trabalho no setor agrícola diante deste cenário”, pontuou.

Leia Também:

POLÍTICA

Trump não quer conversar sobre tarifaço, diz ministra de Lula
Trump não quer conversar sobre tarifaço, diz ministra de Lula imagem

NEGOCIAÇÃO

Brasil trabalha em duas frentes nos EUA para tentar barrar tarifaço
Brasil trabalha em duas frentes nos EUA para tentar barrar tarifaço imagem

PREJUÍZO

Bahia perderá R$ 400 milhões em frutas com tarifaço; manga será a mais afetada
Bahia perderá R$ 400 milhões em frutas com tarifaço; manga será a mais afetada imagem

A embaixadora endossou as críticas do secretário à medida dos EUA e destacou que a Alemanha acompanha de perto as repercussões do embate comercial.

"A comunidade alemã está em alerta e preocupada com os possíveis reflexos das tarifas americanas nas relações de trabalho da cadeia produtiva brasileira. Não queremos colaborar indiretamente com o trabalho escravo ao consumir produtos cultivados nessas condições”, declarou Bettina.

A Alemanha é, atualmente, o maior consumidor mundial do café brasileiro e tem buscado parcerias com produtores éticos e sustentáveis.

Vistos

Em suas redes sociais, o secretário Felipe Freitas já havia se pronunciado sobre o tema, destacando também o direito migratório no mundo, após o governo americano revogar os vistos de autoridades brasileiras.

“É um precedente perigoso, que limita a circulação de brasileiros em países amigos. O Brasil não pode se calar diante desta violação dos bons princípios do direito internacional e deste atentado aos direitos fundamentais de cidadãos brasileiros. A medida pode evoluir para perigosas restrições nas regras de migração e prejudicar não só as autoridades, mas também cidadãos comuns que queiram circular entre os países”, afirmou Freitas, que é especialista em Direito Constitucional e integra o Comitê Estadual Intersetorial de Migrações, Refúgio e Apatridia da Bahia.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

Betina Cadenbach Embaixada alemã Felipe Freitas SJDH tarifaço

Relacionadas

Mais lidas