Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Trump não quer conversar sobre tarifaço, diz ministra de Lula

Sobretaxa dos EUA passa a valer no próximo mês

Por Cássio Moreira

29/07/2025 - 13:54 h
Ministra diz que Trump não quer dialogar
Ministra diz que Trump não quer dialogar -

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Gleisi Hoffmann (PT), afirmou, nesta terça-feira, 29, que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não quer conversar com o Brasil sobre a tarifa de 50% dos produtos brasileiros exportados para o país, que passa a valer a partir da próxima sexta, 1.

Segundo Gleisi, para qualquer negociação avançar, os dois presidentes precisam estar dispostos a conversar. A ministra reforçou que o governo brasileiro quer dialogar acerca do assunto.

“O presidente Trump disse que não quer conversar agora, então não adianta o presidente Lula buscar a conversa. Uma negociação entre dois chefes de Estado tem uma preparação dos negociadores para que isso aconteça, não é um telemarketing", disparou a ministra, que ainda negou qualquer recusa do Palácio do Planalto em conversar com os Estados Unidos.

Leia Também:

"Nunca nos recusamos a negociar em termos justos e equilibrados com nossos parceiros comerciais, e os companheiros da União Europeia sabem disso. Mas não podemos aceitar —nenhum país soberano pode aceitar— ingerência externa nos processos e decisões do seu Poder Judiciário, do Congresso Nacional ou de qualquer outra instituição", pontuou Gleisi em conversa com a imprensa.

Quando começa o tarifaço?

A sobretaxa de 50% dos Estados Unidos sobre os produtos brasileiros exportados para o país, apelidada de 'tarifaço', passa a valer a partir da próxima sexta-feira, 1. O governo Lula tem buscado, por meio do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), alternativas para que, caso saia do papel, a tarifa não cause grandes impactos ao comércio do Brasil.

Uma das medidas estudadas é a aplicação da Lei da Reciprocidade Comercial, aprovada recentemente pelo Congresso Nacional. O texto permite que o Brasil adote as seguintes ações:

  • Restrição às importações de bens e serviços: O Brasil poderia, por exemplo, impor tarifas ou cotas sobre produtos provenientes do país que aplicou a medida prejudicial.
  • Suspensão de concessões comerciais, de investimento e de obrigações relativas a direitos de propriedade intelectual: Isso significa que acordos anteriores ou proteções a patentes e marcas do país em questão poderiam ser suspensos no Brasil.
  • Suspensão de outras obrigações previstas em acordos comerciais: Qualquer outra cláusula de acordos comerciais existentes que o Brasil tenha com o país em questão poderia ser revista ou suspensa.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Donald Trump estados unidos Gleisi Hoffmann Lula ministros tarifaço

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Ministra diz que Trump não quer dialogar
Play

Zambelli presa: reações dividem políticos nas redes sociais; veja

Ministra diz que Trump não quer dialogar
Play

Circuito Mulheres Negras: quanto a prefeitura pagou as artistas?

Ministra diz que Trump não quer dialogar
Play

Desrespeito? Reação de Janja no velório de Preta Gil causa revolta

Ministra diz que Trump não quer dialogar
Play

Bolsonaro vai a culto evangélico e tenta esconder tornozeleira; veja

x