Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BRASIL

Volume de serviços na Bahia cresceu 3,5% em outubro de 2024

A Bahia seguiu o mesmo comportamento positivo do Brasil, contabilizou taxa acima da média do índice nacional (1,1%)

Por Agência Brasil

12/12/2024 - 14:10 h
A Bahia seguiu o mesmo comportamento positivo do Brasil, contabilizou taxa acima da média do índice nacional (1,1%)
A Bahia seguiu o mesmo comportamento positivo do Brasil, contabilizou taxa acima da média do índice nacional (1,1%) -

Em outubro, o volume de serviços na Bahia, na comparação com setembro, cresceu 3,5%, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada com análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

Nessa análise, a Bahia seguiu o mesmo comportamento positivo do Brasil, contabilizou taxa acima da média do índice nacional (1,1%) e recuperou toda perda registrada em setembro (-2,7%). Cabe salientar que o mês de outubro foi marcado pelo bom dinamismo no consumo dos serviços ofertados pelas empresas do setor, evidenciado pela melhoria da confiança empresarial do setor de Serviços.

Leia também:

>> Caiu? Whatsapp, Instagram e Facebook apresentam instabilidade nesta quarta

>> Salários de até R$ 80 mil: veja as profissões em alta para 2025

Na comparação com outubro de 2023, o setor cresceu 3,6%. Três das cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para as atividades de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (10,8%), que contabilizou a variação mais expressiva, seguida pela atividade de Serviços prestados às famílias (5,2%) e Outros serviços (2,3%). Por outro lado, apenas Serviços profissionais, administrativos e complementares (-5,2%) e Serviços de informação e comunicação (-4,5%) recuaram.

No comparativo interanual do período de janeiro a outubro, o setor avançou 1,3%. Três das cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para as atividades de Serviços prestados às famílias (7,6%), que contabilizou a variação mais expressiva, seguida por Serviços profissionais, administrativos e complementares (1,4%) e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (0,5%). Por outro lado, duas das cinco atividades puxaram o volume de serviços para baixo, com destaque para as atividades de Outros serviços (-3,5%) e Serviços de informação e comunicação (-0,3%).

No acumulado dos últimos doze meses, o setor expandiu 2,0%, também comparado ao mesmo período de 2023. Quatro das cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para as atividades de Serviços prestados às famílias (6,8%), que apontou a mais expressiva variação positiva, seguida por Serviços profissionais, administrativos e complementares (3,5%), Serviços de informação e comunicação (2,2%) e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (0,5%). Em sentido oposto, a atividade Outros serviços (-4,8%) contabilizou retração.

Volume das atividades turísticas cresceu 4,8% em outubro

Em outubro de 2024, o índice de atividades turísticas no Brasil apontou expansão de 4,7% frente a setembro, mantendo a tendência de expansão registrada no mês anterior (0,5%). Em termos regionais, em 16 dos 17 locais pesquisados houve crescimento. Nessa comparação, a Bahia cresceu 4,8%, após ter recuado 5,1% em setembro. O estado apontou a oitava posição entre os locais investigados e foi superior à média nacional.

Quando comparado com o mês de outubro de 2023, o Brasil apresentou expansão de 8,5% no volume das atividades turísticas, mantendo a tendência positiva de setembro (1,4%). Em termos regionais, 14 dos 17 locais pesquisados mostraram ampliação nos serviços voltados ao turismo. Nessa comparação, a Bahia cresceu 8,3%, após ter recuado 0,9% em setembro. O estado apontou a décima primeira posição entre os locais investigados.

No período de janeiro a outubro, o Brasil apresentou expansão de 2,3%, na comparação interanual, depois de ter crescido 1,6% em setembro. Em termos regionais, nove dos 17 locais pesquisados mostraram avanço nos serviços voltados ao turismo. Nessa comparação, a Bahia cresceu 7,3% e manteve a tendência de expansão registrada em setembro (7,2%). O estado apontou a terceira posição entre os locais investigados, com resultado superior à média nacional.

No acumulado dos últimos 12 meses, frente a igual período anterior, o volume das atividades turísticas cresceu 2,4%, no Brasil. Em termos regionais, oito dos 17 locais investigados também registraram taxas positivas. Nessa análise, cabe destacar que a Bahia (6,2%) apontou a quarta posição mais expressiva e superior à média nacional.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bahia ibge instituto brasileiro de geografia e estatística Superintendência de Estudos econômicos e sociais da bahia volume de serviços

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
A Bahia seguiu o mesmo comportamento positivo do Brasil, contabilizou taxa acima da média do índice nacional (1,1%)
Play

Salgado bomba? Coxinha explode em boca de cliente; veja o vídeo

A Bahia seguiu o mesmo comportamento positivo do Brasil, contabilizou taxa acima da média do índice nacional (1,1%)
Play

Vídeo: funcionário evita assalto com golpe de jiu-jítsu em Manaus

A Bahia seguiu o mesmo comportamento positivo do Brasil, contabilizou taxa acima da média do índice nacional (1,1%)
Play

Árvore de Natal cai sobre trabalhadores e deixa um morto; assista

A Bahia seguiu o mesmo comportamento positivo do Brasil, contabilizou taxa acima da média do índice nacional (1,1%)
Play

Cachorro cego é resgatado após três dias preso em tubulação; assista

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA