MAIS QUE BELEZA
Além da coroa: quem são as mulheres que vão reinar no Carnaval de Salvador
Coroação marcou o início da programação da maior festa popular da capital baiana

O Carnaval de Salvador já está batendo à porta, e a rainha e as princesas da folia de 2026 já foram escolhidas. Maria Eduarda Nunes foi eleita Rainha, enquanto Maria Lucia Longuinho e Maviniê Hebe Aguiar conquistaram os títulos de Princesas do Carnaval. A escolha aconteceu nesta última segunda-feira, 2, e marcou o início oficial da programação da maior festa popular da capital baiana.
As três jovens, que reinarão na cidade até a Quarta-feira de Cinzas, levam beleza, simpatia e representatividade ao verão soteropolitano. Em entrevista ao Portal A TARDE, as majestades da folia falaram sobre suas personalidades e trajetórias de vida.
Leia Também:
Conheça as princesas
As novas princesas do Carnaval de Salvador são Maria Lucia, de 26 anos, natural de Feira de Santana, e Maviniê Hebe, de 28 anos, de Brumado, no sudoeste baiano.
Maria Lucia revelou que sempre sonhou em trabalhar com a internet e que conseguiu se destacar por meio de seus projetos digitais, chegando a conquistar o título de Rainha da Micareta de Feira de Santana.

“Eu sempre quis trabalhar com a internet, fazendo provadores, mas me casei aos 19 anos e, em seguida, engravidei. Trabalhei em algumas áreas, mas sabia que ali não era o meu lugar. Me divorciei aos 23 anos e me vi perdida em muitas coisas. Nesse momento, decidi virar a chave da minha vida. Comecei a gravar e postar conteúdos nas redes sociais, e assim fui crescendo meu perfil e realizando trabalhos incríveis”, contou.
Já Maviniê Hebe, que atualmente mora em Salvador, explicou que cursou Educação Física em Vitória da Conquista antes de se mudar para a capital baiana, onde construiu sua carreira profissional. Hoje, ela atende mais de 20 alunos em diferentes bairros da cidade.
“Meus pais sempre me ensinaram a ser uma mulher independente, corajosa e determinada. Cresci no esporte, e isso me ajudou muito na disciplina com tudo o que me proponho a fazer”, afirmou.
Questionadas sobre o sentimento de conquistar o concurso e se tornarem majestades do Carnaval de Salvador, Maria Lúcia resumiu a conquista como um reconhecimento pessoal e profissional.“É o reconhecimento de tudo o que venho construindo”, disse
Já Maviniê destacou o simbolismo do título.“Ser princesa do Carnaval de Salvador é representar a força da mulher baiana, da mulher que luta todos os dias para conquistar espaços, ser vista, respeitada e celebrada”, declarou.
Sobre a rainha
A Rainha do Carnaval de Salvador 2026 é Maria Eduarda, conhecida como Duda, de 21 anos, natural de Camaçari. Ela afirmou que o título vai além da festa e carrega um significado de representatividade para mulheres pretas e para a cultura baiana.
“Mais do que representar a beleza da festa, significa dar voz às mulheres, valorizar a nossa cultura e mostrar a força do nosso povo para o Brasil e para o mundo. Recebo essa coroa com muito orgulho”, afirmou.

Como premiação, as vencedoras receberam R$ 16 mil em dinheiro, além de um fim de semana no Stella Maris Resort, destinado à Rainha e às Princesas do Carnaval de Salvador 2026. O Carnaval de Salvador tem início no dia 12 de fevereiro e leva a folia para as ruas da capital até o dia 18 de fevereiro.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes




