Busca interna do iBahia
HOME > CARNAVAL

BLOCO AFRO

Ângela Guimarães destaca importância do Ilê Ayê do combate ao racismo

Titular da Sepromi marcou presença na saída do bloco, no Curuzu

Andrêzza Moura e Edvaldo Sales
Por Andrêzza Moura e Edvaldo Sales
Ângela Guimarães, secretária de Promoção da Igualdade Racial da Bahia
Ângela Guimarães, secretária de Promoção da Igualdade Racial da Bahia - Foto: Andrêzza Moura | Ag. A TARDE

A secretária de Promoção da Igualdade Racial da Bahia (Sepromi), Ângela Guimarães, esteve presente na tradicional saída do Ilê Ayê, que acontece na noite deste sábado, 1º, no Curuzu, em Salvador, e pontuou que o bloco afro “permanece atual e contemporâneo porque sabe que a nossa tarefa ainda não foi cumprida”.

Leia Também:

TRADIÇÃO

“Importante e significativa”, diz Bruno Monteiro sobre a saída do Ilê
“Importante e significativa”, diz Bruno Monteiro sobre a saída do Ilê imagem

MERECIMENTO

Aqui no Ilê fiz meu primeiro ato como secretária, diz Ana Paula Matos
Aqui no Ilê fiz meu primeiro ato como secretária, diz Ana Paula Matos imagem

CARNAVAL DE SALVADOR

Jerônimo enaltece parceria com a Prefeitura e defende ambulantes
Jerônimo enaltece parceria com a Prefeitura e defende ambulantes imagem

“E, por isso, a existência da Sepromi e de campanhas como as que nós fazemos em todo o Carnaval para combater o racismo”, pontuou. Segundo a gestora, todos esses instrumentos são o resultado da semente plantada em 1974, com a criação do Ilê, “de que é necessário que o Estado tome o seu lugar para assegurar uma verdadeira democracia e a igualdade de oportunidades”.

Tudo sobre Carnaval em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Ângela Guimarães ressaltou que enquanto isso não acontecer, “o Ilê continuará vivo, necessário e pujante”. “[Não só o] Ilê, [como] o Olodum, o Malê Debalê, o Muzenza, Afoxé Filhas de Gandhy e Filhos de Gandhy, porque todos eles nos obrigam a olhar para dentro do que realmente nós somos”, disse.

A titular da Sepromi finalizou: “Nós somos originários dos povos africanos, nós temos essa descendência, ainda mais aqui na Bahia, que nós temos essa presença majoritária”.

Carnaval ao vivo é no A TARDE!

Acompanhe os trios, artistas e a folia em tempo real na transmissão especial do A TARDE.

Assista no Youtube Youtube icon
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

Ângela guimarães bloco afro Ilê Ayê Promoção da Igualdade Racial da Bahia racismo Sepromi

Relacionadas

Mais lidas