Busca interna do iBahia
HOME > CARNAVAL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

FILME PRA TV

Carnaval de Salvador vira cenário de novo filme; saiba mais

Comédia romântica gravada na folia transforma memórias carnavalescas em história de amor que atravessa décadas

Beatriz Santos

Por Beatriz Santos

11/02/2026 - 16:18 h

Siga o A TARDE no Google

Google icon
Filme de comédia romântica acompanha um amor que nasce na festa nos anos 90
Filme de comédia romântica acompanha um amor que nasce na festa nos anos 90 -

O Carnaval de Salvador é o grande pano de fundo de 'Um Carnaval em Cada Esquina', filme da Têm Dendê Produções que estreia na quarta-feira de cinzas, 18, na Band Bahia e Sergipe, às 12h.

A comédia romântica acompanha um amor que nasce na festa nos anos 90 e atravessa o tempo entre encontros e desencontros, tendo a maior folia de rua do Brasil como fio condutor da narrativa.

Tudo sobre Carnaval em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

Dirigido por Vânia Lima e com roteiro de Daniel Arcades, o longa parte do presente para reconstruir memórias. Nana, hoje divorciada e morando no Centro de Salvador com a filha Tina, é surpreendida com o aluguel temporário do apartamento da família durante o Carnaval.

A decisão, pensada para que ela possa aproveitar a festa de outras formas, acaba provocando uma reviravolta: Tito, ex-marido de Nana, resolve surpreender a família e mergulhar na história do casal que se conheceu justamente na folia. A trajetória percorre carnavais marcantes, passa pelo nascimento de Tina, a separação e a possibilidade de recomeço.

Os cenários ajudam a contar essa história. O filme passeia por lugares icônicos como o Curuzu, a Praça Castro Alves, os camarotes da Barra – Ondina e o Centro Histórico, reforçando o Carnaval como personagem central da trama.

O elenco é formado por atores baianos e apresenta os protagonistas em diferentes fases da vida. Nana é interpretada por Diana Pérola, Karol Senna e Márcia Limma. Tito é vivido por Antônio Marcelo, na fase atual, e por Cícero Lopes, na juventude. Naira da Hora interpreta Tina adulta, enquanto Elis Laranjeira assume a fase infantil. Também participam Alexandro Beltrão, Lucas Vianna, Ruan Passos, Beatriz Pinho, Mariana Evangelista, Bruno Guimarães, Marilda Santana e Alan Miranda.

"Acho que esse filme é uma celebração ao carnaval, aos trabalhadores, aos foliões, empresários e acima de tudo às milhares de histórias que nossa cultura nos inspira a perseguir. Quantas Nanas não conhecemos? Quantos Titos? E acho que talvez eu e quem estiver vendo já fomos uma delas. O Personagem Dedé, ou Destino, para mim é o toque mágico que só a Bahia tem", explica Vânia Lima, diretora do longa.

Ela destaca ainda a importância do fortalecimento do audiovisual local: “Estou muito feliz de participar de uma estratégia de cinema baiano, realizado com um olhar para nossa realidade, com os talentos daqui e em especial envolvendo a cadeia de produção e exibição. Com certeza acredito que nosso ponto de partida é aqui, mas o de chegada é em todo lugar. Esse filme têm endereço de partida e não de chegada”, reforça.

A protagonista Márcia Limma também ressalta o impacto da narrativa. "O filme traz um eixo muito importante que gira em torno do Carnaval de Salvador, e principalmente a relação de dois protagonistas negros de classe média que quebram os estereótipos de como é viver a negritude e a subjetividade negra entre memórias carnavalescas e o resultado desses tantos carnavais. Acredito ser um divisor de águas na teledramaturgia para reconstrução do nosso imaginário coletivo", defende.

Na trama, Nana é fã do Ilê Aiyê e há três décadas sai no bloco todos os anos. Tito, bancário de 55 anos, ainda carrega o espírito de um filho de Gandhy, mesmo após se afastar da festa.

Tina, DJ concorrida no Carnaval, apoia o aluguel do apartamento para que a mãe possa descansar e vive seus próprios planos amorosos. Entre eles surge Dedé, também chamado de Destino — vendedor ambulante, motorista de aplicativo ou entregador — que acompanha os encontros e desencontros do casal e pode dar um leve empurrão quando as coisas não andam.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

carnaval filmes

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Filme de comédia romântica acompanha um amor que nasce na festa nos anos 90
Play

Três suspeitos são presos e mais de 150 abadás apreendidos em operação

Filme de comédia romântica acompanha um amor que nasce na festa nos anos 90
Play

Qual a sua música preferida neste Carnaval? Vote na enquete

Filme de comédia romântica acompanha um amor que nasce na festa nos anos 90
Play

Os hits que ganharam o título de música do Carnaval nos últimos anos

Filme de comédia romântica acompanha um amor que nasce na festa nos anos 90
Play

Trio de Xanddy sofre falha técnica no Morro do Cristo durante show

x