REVIRAVOLTA?
Daniela Mercury não cumpriu regras e pode ser enquadrada no Conselho de Ética, diz Comcar
O Conselho Municipal do Carnaval, diz reconhecer importância da artista, mas que a "ex-rainha do Carnaval", precisava seguir a legislação do Comcar

Após a Justiça da Bahia dar o direito ao Bloco Crocodilo de Daniela Mercury a ser o primeiro a desfilar no Circuito Barra-Ondina, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, disse em entrevista ao Portal A TARDE, na sexta-feira, 13, que o Conselho Municipal do Carnaval (Comcar), órgão ligado à Prefeitura de Salvador, vai recorrer à decisão judicial.
Já em vigor, a medida judicial garante que o bloco abra os desfiles no domingo, 15, e na segunda-feira, 16, a partir das 15h30, retomando sua posição histórica no circuito.
Entretanto, o conselho disse que vai lutar para que Daniela Mercury “volte ao lugar que cabe a ela”, sob a justificativa de que a cantora não seguiu as regras que garantem a prioridade na abertura dos desfiles no circuito Dodô.
Leia Também:
De acordo com Pedro Costa, coordenador executivo do Comcar, as filas são organizadas de acordo com diversas entidades ligadas ao Carnaval, sejam municipais, governamentais ou artísticas, uma delas é a da antiguidade, o primeiro critério para assegurar o lugar na fila de abertura, mas não é só isso.
“Você não é dono do lugar. Você tem a liberação para sair, mas você tem que cumprir regra. Uma das regras é que para ter a oportunidade de um mesmo bloco ficar até 2 anos sem sair, sem perder o lugar na fila, é continuar desfilando. Se ele não desfilar, o critério é perder o lugar, ir para o fundo da fila. Agora, você é o mais antigo e deixou de sair o carnaval como se fosse dono da avenida, não”, explicou ele.
Comcar diz que Daniela não os procurou
Ele ainda explica que Daniela Mercury, a qual ele se refere como ex-rainha do Carnaval, não contestou a posição na fila, quando a Comcar, junto com outras entidades carnavalescas, organizaram os trios nos circuitos, e não procurou o órgão, que é ligado à Prefeitura de Salvador, para sanar problemas antes de acionar a Justiça.
“Uma vez realizada a assembleia, o Comcar ainda dá o prazo de 20 dias para que alguém conteste. Não houve contestação nenhuma. Então, agora, de repente, Daniela chega com a liminar para sair? Ela nunca procurou a Comcar para se queixar do lugar da fila”, continuou ele.
Pedro Costa explica que apesar do conselho reconhecer Daniela Mercury como uma “artista imprescindível no Carnaval da Bahia” pela qualidade e história da artista, mas que a artista vem “criando 'probleminhas' que não são normais”.
Comcar avalia enquadro no Conselho de Ética
Ao Portal A TARDE, o conselho municipal do Carnaval disse que o acionamento à Justiça, sem a procura prévia ao órgão para solucionar os problemas, pode fazer com que a artista seja enquadrada no conselho de ética.
“Seguramente vamos verificar se o tema requer uma análise do conselho de ética, porque entrar para querer esculhambar não pode”, finalizou ele.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de Daniela Mercury para saber se a artista procurou a Comcar antes da medida judicial e aguarda retorno para atualização da matéria.
Equipe de Daniela afirma que procurou a Comcar
Em nota enviada ao Portal A Tarde, a equipe de Daniela Mercury diz que procurou a Comcar. Confira:
O circuito Barra Ondina abria 17h. Normalmente o Crocodilo saía 18h, logo depois de algum bloquinho. Com o passar dos anos, foram adiantando a abertura do circuito e colocando outros blocos antes, desrespeitando a antiguidade do Bloco. Depois seguiram empurrando o bloco para mais tarde fazendo com que saíssemos 20h ou mais. Em 2025, o COMCAR voltou a cumprir o critério de antiguidade, mas o Bloco Crocodilo estava depois até de blocos muito mais jovens.
Em 2026, antes do carnaval, o Bloco Crocodilo enviou um ofício para o Comcar e para a Saltur e não obteve resposta, mesmo com tentativa de contatos telefônicos. Diante da publicação oficial da ordem dos desfiles feita no dia 11/02 pela prefeitura, a diretoria do Bloco fez diversas tentativas, sem sucesso, de contato telefônico com o Comcar e com a Saltur. Sendo necessário o último recurso disponível: a justiça. É pública e notória a antiguidade do Bloco no circuito Barra Ondina e lamentamos que tenha sido necessário o recurso judicial para fazer valer o direito do bloco.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes




