FOLIA
Gal Costa será homenageada por blocos do Carnaval de São Paulo
Festa também contará com estreia de um bloco dedicado à vida da artista
Uma das maiores cantoras do Brasil, a baiana Gal Costa, será homenageada em desfiles realizados por novos e tradicionais blocos de rua no Carnaval de São Paulo neste ano, como Acadêmicos do Baixo Augusta, Tarado Ni Você e Bloco Pagu.
A iniciativa acontece meses após a morte da artista, em novembro do ano passado, aos 77 anos. A folia ainda contará com a estreia de um bloco totalmente dedicado ao legado e vida da cantora, intitulado como Gal Total, conforme o jornal O Estado de S. Paulo.
"Será uma celebração, um bloco muito diverso. Tem a figura da Gal em todas as camadas que representa e pode representar, de mulher, mãe, que sempre se posicionou, que fez uma revolução estética lá atrás. Pessoas como a Gal não morrem. Mesmo vivas, já eram imortais", disse a cantora Zulaiê Silva, de 34 anos, uma das idealizadoras do grupo e conhecida pelo nome artístico Zu Laiê, em entrevista à publicação.
Zu Laiê revela que a iniciativa foi motivada pela ausência de um desfile dedicado totalmente à cantora baiana no Carnaval de São Paulo, como acontece com outros nomes da música brasileira, como Caetano Veloso (bloco Tarado Ni Você), Gilberto Gil (Filhos de Gil), Maria Bethânia (Explode Coração), entre outros. "Tem que ter o da Gal. Foi um lance que convergiu. Mesmo que ela não tivesse passado para o outro plano, a gente teria feito do mesmo jeito", destacou.
O bloco, que também é formado por Ellen Nicole, Marcela Corano e Ananda Macedo, pretende homenagear a complexidade da trajetória de Gal, "na história, na cultura, na sociedade, na memória e nos afetos", com um repertório de músicas que vai desde os anos 1960 até os últimos anos de carreira da artista.
A trajetória de Gal também foi a escolha para o tema anual do desfile do Baixo Augusta, um dos maiores blocos paulistanos. As comemorações vão começar no fim de semana de pré-carnaval. O espetáculo, marcado para o dia 12 de fevereiro, será protagonizado pelas cantoras Céu, Marina Sena, Tulipa Ruiz e a atriz Sophie Charlotte, que interpreta a artista no filme "Meu Nome é Gal". A obra audiovisual está prevista para ser lançada ainda este ano.
Outro bloco estreante, o CarnaVrah, também vai celebrar o legado da cantora. O desfile acontecerá no dia 18 de fevereiro, no Butantã, zona oeste de São Paulo.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro