INVESTIMENTO
Jornalistas dos EUA virão à Bahia para conhecer e divulgar o Carnaval
Ação faz parte de programa da Embratur para dar visibilidade ao estado no mundo
Por Bianca Carneiro e Lula Bonfim
Cada vez mais na rota de grandes eventos nacionais e internacionais, a Bahia está no cronograma de ações permanentes da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), é o que garante o presidente do órgão, Marcelo Freixo. No estado para alinhar as próximas atuações de verão e carnaval junto com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o secretário de Turismo, Maurício Bacelar, ele irá participar, pela primeira vez, da Lavagem do Bonfim, nesta quinta-feira, 11.
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Considerada uma das festas populares mais importantes da Bahia, a Lavagem, segundo Freixo, “é uma experiência muito bonita”. Em coletiva na tarde desta quarta-feira, 10, ele destacou que o estado desempenha um papel crucial na promoção internacional do Brasil, não só pelas paisagens naturais, mas também pelas ofertas cultural, gastronômica e religiosa.
“A Bahia tem três biomas e é um lugar muito estratégico para esse Brasil que a gente está promovendo internacionalmente. Porque a gente fala no mundo inteiro que o Brasil não é só sol e praia. E, nesse sentido, a Bahia oferece sol e praia, oferece cultura, gastronomia, religiosidade e natureza. Então, é muito importante ter a Bahia como um símbolo desse Brasil diverso que a gente quer mostrar”.
De acordo com Freixo, a fim de dar maior visibilidade internacional, um dos projetos em andamento da Embratur é a chegada de cinco jornalistas norte-americanos para vivenciar o Carnaval na Bahia, com o objetivo de promover a festividade nos Estados Unidos. Conforme o órgão, o interesse dos norte-americanos no Brasil está relacionado ao afro-turismo, um tema abordado ao longo do ano com a produção de documentários e a participação em feiras internacionais.
“A gente está trazendo cinco jornalistas norte-americanos para passar o Carnaval na Bahia e promover o Carnaval da Bahia nos Estados Unidos. Os Estados Unidos são o segundo maior país que manda turistas para o Brasil. Só perde para a Argentina. E o interesse norte-americano, segundo os estudos da Embratur, tem muita relação com o afro-turismo, que é um outro tema que a gente trabalhou o ano inteiro. A Embratur produziu docs sobre afro-turismo, a gente está indo neste sábado para Cachoeira, temos levado representantes do afro-turismo para as feiras internacionais. Então, essa parceria com a Bahia é estruturante”.
Além disso, a Embratur e o governo baiano discutem a possibilidade de investimentos em infraestrutura fora da capital Salvador, visando outras regiões do estado. Também está em pauta a melhoria da conectividade e a ampliação da oferta de voos para diferentes destinos na Bahia.
“No dia seguinte [da Lavagem], eu vou para Baixio, conhecer os investimentos que estão sendo feitos por ali e, no sábado, eu vou para Cachoeira, porque tem todo um trabalho de afro-turismo, de base comunitária, que a gente também tá fazendo, e a Bahia é uma referência muito grande para isso”.
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