A cidade vai ganhando mais cores, o ritmo acelera e o clima anuncia o que se aproxima: o Carnaval. A festa popular se espalha por diversas regiões do Brasil, reunindo tradições e versões únicas que refletem a identidade cultural de cada lugar. Entretanto, o de Salvador tem o "molho", é diferenciado.
Considerado o maior Carnaval de trio elétrico do mundo, o evento vai além do calor da avenida e envolve tradição em cada detalhe.
Com blocos afro, cantores baianos renomados, axé, samba-reggae e blocos sem corda,a capital baiana reafirma: é o maior Carnaval do planeta.
Carnaval em outros estados
Espalhada por vários estados do país, a população se reúne com um único propósito: festejar. Ainda assim, diferenças marcantes se destacam entre as regiões.
Leia Também:
No Sudeste, Rio de Janeiro e São Paulo se movimentam principalmente com os desfiles das escolas de samba. Já no Norte, o Carnaval ganha força com a toada dos bois Garantido e Caprichoso, além do tradicional Arrastão do Pavulagem.
No Nordeste, Pernambuco se destaca com o Carnaval de Recife e Olinda, famoso pelos bonecos gigantes, o Galo da Madrugada e o ritmo contagiante do frevo nas ladeiras históricas.Mas somente a capital baiana oferece o formato como conhecemos da folia.
O que só a Bahia tem?
- Blocos afro
Blocos como Ilê Aiyê, Malê Debalê, Muzenza, Cortejo Afro e Filhos de Gandhy reafirmam a cultura afro-baiana nas avenidas de Salvador.
Com roupas tradicionais e estamparias identitárias, esses grupos fortalecem a autoestima negra e promovem desfiles vibrantes, tornando-se um dos maiores símbolos do Carnaval da cidade.
- Pipoca
Famosa por arrastar multidões, a pipoca, como são conhecidos os trios sem cordas, é um dos pontos altos do Carnaval de Salvador

Em 2026, as mais esperadas são as pipocas de Ludmilla e do BaianaSystem, com o tradicional Navio Pirata, além das festas de pré-carnaval, como o Furdunço.
- Ritmos como axé e samba-reggae
Não há como falar do Carnaval de Salvador sem citar os ritmos que animam o público. Axé, pagode baiano e samba-reggae dominam a avenida e ficam na memória de quem passa pela cidade. Sem contar as apostas do Carnaval, que saem das plataformas digitais direto para a boca do povo.

- Personalidades importantes
Grandes personagens marcam a história da folia baiana, entre eles Dodô e Osmar, criadores do trio elétrico. Também não podem ser esquecidos os artistas que arrastam multidões no Carnaval, como Ivete Sangalo, Bell Marques, Olodum, Timbalada, Léo Santana, Parangolé e Daniela Mercury, entre outros nomes consagrados.
- Avenidas: Dodô, Osmar e Batatinha
Os circuitos são um dos grandes marcos do Carnaval de Salvador: Circuito Dodô (Barra–Ondina): percorre a Avenida Oceânica e a Avenida Milton Santos (antiga Adhemar de Barros), do Farol da Barra até Ondina.

Circuito Osmar (Campo Grande–Avenida): tradicional circuito do Centro, passa pela Avenida Sete de Setembro, Praça Castro Alves e termina na Avenida Carlos Gomes. Circuito Batatinha (Pelourinho): localizado no Centro Histórico, é voltado para manifestações culturais e desfiles de pipoca (sem cordas).
- Trio elétrico
O maior Carnaval de trio elétrico do mundo não fica atrás. Mesmo com trios se espalhando por diversas regiões do país, Salvador impressiona com carros elétricos que cruzam as avenidas e reúnem milhões de foliões, consolidando a cidade como o principal palco da folia brasileira.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes





