Busca interna do iBahia
HOME > CINEINSITE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

PRÉ-ESTREIA

Curta baiano 'Masculinidades Plásticas' tem data de exibição em Salvador

Filme produzido em Teixeira de Freitas é protagonizado por pessoas transmasculinas e não-binárias

Redação

Por Redação

18/03/2025 - 8:39 h | Atualizada em 18/03/2025 - 8:59
Curta mescla ficção com documentário
Curta mescla ficção com documentário -

O cinema baiano ganha um marco inédito com “Masculinidades Plásticas”, primeiro curta-metragem a representar corpos transmasculinos e não binários como divindades, protagonistas de suas próprias histórias que tem data de pré-estreia exclusiva marcada para a próxima sexta-feira, 21, no Goethe-Institut, em Salvador.

Produzido no extremo sul da Bahia, em Teixeira de Freitas, o curta propõe desafiar os estereótipos frequentemente associados às vivências trans no audiovisual, além de romper com narrativas de sofrimento ao colocar essas masculinidades em um lugar de força, ancestralidade e protagonismo.

Tudo sobre Cineinsite em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

O curta ainda mescla ficção e documentário na tentativa de investigar a questão, “Afinal, quais são as masculinidades que me formaram?”.

Leia Também:

A trama acompanha um personagem que, ao perceber que sua identidade é constantemente questionada, inicia uma jornada de autodescoberta, ao cruzar diferentes perspectivas sobre o que significa ser um homem trans ou uma pessoa não binária em uma sociedade que impõe rígidos padrões de gênero.

Além de sua relevância temática, o curta “Masculinidades Plásticas” também se destaca por sua equipe e elenco. O filme é protagonizado exclusivamente por pessoas transmasculinas e não binárias, algo inédito no audiovisual nacional. Nos bastidores, a equipe técnica é majoritariamente trans, para de acordo com diretor e produtor Dominic Arievilo, garantir que as próprias pessoas retratadas tenham controle sobre a forma como suas histórias são contadas.

Com pré-lançamento exclusivo em Salvador, na sexta-feira, 21, no Goethe-Institut. Além da exibição do curta-metragem, o evento contará com uma roda de conversa sobre transmasculinidades, com a participação especial do grupo Capoeira para Todes e um set performance com a DJ LUNNA MONTTY.

Embora ainda não tenha uma data de estreia oficial, “Masculinidades Plásticas” seguirá um circuito de festivais, buscando ampliar sua visibilidade e reconhecimento dentro do cinema brasileiro e internacional.

“Masculinidades Plásticas é um marco para o cinema transmasculino e não binário, e queremos que ele tenha o alcance que merece. Nosso objetivo é levar o filme para festivais, ampliando o debate sobre representatividade e fortalecendo narrativas trans no audiovisual. Por isso, as exibições até o momento são exclusivas, permitindo que a obra tenha maior visibilidade antes de uma estreia oficial", Dominic Arievilo, diretor e produtor de “Masculinidades Plásticas”.

O curta foi produzido pelo PotransBA (Portfólio de Trans Baianos) com apoio e financiamento da Lei Paulo Gustavo, executada pelo Ministério da Cultura.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

audiovisual Bahia baiano cinema Curta curta-metragem Diversidade exibição Não-binariedade pré-estreia pré-lançamento Salvador sul da bahia TEIXEIRA DE FREITAS Transmasculinidade

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Curta mescla ficção com documentário
Play

Ex-colegas revelam: como o jovem Wagner Moura da Facom virou estrela de cinema

Curta mescla ficção com documentário
Play

Tom e Jerry e mais: veja o que está passando no cinema em Salvador

Curta mescla ficção com documentário
Play

Hugh Jackman surge irreconhecível como personagem icônico em trailer

Curta mescla ficção com documentário
Play

Netflix anuncia nova produção de Stranger Things para 2026

x