Busca interna do iBahia
HOME > CINEINSITE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

DOCUMENTÁRIO

Da Galícia a Salvador: filme sobre vida de Pepe Faro emociona público

Documentário 'Amigo – A Biografia de Pepe Faro' celebra o legado afetivo do fundador da Perini

Beatriz Santos

Por Beatriz Santos

03/12/2025 - 10:23 h
Amigo – A Biografia de Pepe Faro revisita a trajetória do imigrante que transformou a gastronomia e o varejo de Salvador
Amigo – A Biografia de Pepe Faro revisita a trajetória do imigrante que transformou a gastronomia e o varejo de Salvador -

O Shopping Barra recebeu, nesta terça-feira, 2, a estreia de Amigo – A Biografia de Pepe Faro, documentário que revisita a trajetória do imigrante galego que transformou a gastronomia e o varejo de Salvador.

A sessão especial, realizada no UCI Orient, reuniu familiares, amigos, admiradores e autoridades para assistir ao filme dirigido por Amadeu Alban, uma homenagem ao fundador da Perini e do Almacen Pepe, conhecido por seu raro talento de fazer amigos por onde passa.

Tudo sobre Cineinsite em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

Antes da exibição, Amadeu Alban e André Faro, filho de Pepe, agradeceram o apoio institucional e destacaram que levar a história de Pepe para as telas é uma maneira de “manter vivo o legado” do galego que marcou a capital baiana.

A emoção também tomou conta da família. André destacou: “Para mim, é uma emoção tão grande e já chorei bastante. O filme é um sonho realizado, uma coisa que eu queria muito: poder colocar a história de meu pai nas telas do cinema e mostrar o quanto ele trabalhou para chegar onde chegou. É uma história bonita, de dedicação, de muita resiliência, de muito trabalho. Isso, para mim, não tem preço."

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, que não participou da sessão mas comentou o lançamento previamente, também celebrou a importância da obra.

“A trajetória de Pepe Faro se confunde com a própria história da cidade”, afirmou, destacando que o lançamento do filme representa “um reconhecimento justo a um homem que escolheu Salvador como lar e construiu aqui um legado que atravessa gerações”.

Como Pepe moldou Salvador

A noite reuniu representantes de diferentes áreas, que enxergam no filme uma síntese de quem Pepe Faro é para a cidade. Para o diretor Amadeu Alban, a presença do público e do próprio homenageado trouxe um sentido especial.

“Foi incrível, uma noite muito especial, ter o biografado presente é sempre uma honra. A maioria das biografias, infelizmente, são póstumas, e esse era o grande desejo de André: poder presentear o pai e fazer justiça ao seu legado enquanto ele ainda estivesse vivo e pudesse assistir com pessoas abraçando, cumprimentando e agradecendo a Pepe pela sua trajetória.”

Amadeu Alban e André Faro durante a exibição
Amadeu Alban e André Faro durante a exibição | Foto: Clara Pessoa | Ag. A TARDE

A percepção é compartilhada pelo presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, que ressaltou o impacto cultural do empresário: “Pepe faz parte dessas pessoas que formam a cultura da cidade de Salvador. Ele é uma figura importantíssima. Apesar de ser imigrante, ele desenhou um formato afetivo na cidade.”

Guerreiro reforça o valor cultural desse legado: “Ele criou uma gastronomia própria, fidelizou uma plateia, um público que adora, e isso, é claro, faz parte da nossa história cultural. Então, nada mais justo que a Fundação estar próxima disso.”

Bruno Reis também destacou o vínculo afetivo de Pepe com Salvador. “Salvador o recebeu de braços abertos, e ele devolveu isso investindo na cidade, empreendendo, gerando emprego, renda e oferecendo qualidade ao cidadão soteropolitano”, disse o prefeito.

Para ele, o carinho do imigrante galego pela capital baiana o torna parte da própria narrativa da cidade: “A história mais recente da nossa cidade também se confunde com a história de seu Pepe, pelo carinho e amor que ele tem por Salvador, uma cidade que adotou para viver e trabalhar.”

Entre depoimentos, memórias e a ligação Bahia–Galícia

Amadeu Alban conta que precisava encontrar um equilíbrio entre emoção, ritmo e verdade biográfica: “Tinha uma decisão a ser feita: todo mundo tem uma história com Pepe. Então, nas 200 horas de material que eu tinha, das mais de 40 entrevistas, havia um compilado imenso de histórias. E o recorte foi escolher aquelas que revelassem camadas de Pepe e ajudassem a contar a biografia dele.”

Ao mesmo tempo, ele desejava mostrar a força da Colônia Galega e o encontro cultural que moldou a trajetória do homenageado. “Por ser da Colônia Galega, eu quis mostrar um pouco a visão de quem é de dentro da Colônia: como a Bahia nos acolheu, como a Bahia tem uma interação com a Colônia, a marca que a Colônia tem na cidade”, explica.

O prefeito Bruno Reis também ressaltou a importância dessa conexão histórica: “É uma história que mostra que Salvador é uma cidade acolhedora para a comunidade espanhola e para tantos outros imigrantes. Recebemos de braços abertos quem acredita na cidade, quem aqui investe e escolhe este lugar para criar seus filhos.”

Alban reconhece ainda o desafio de emocionar quem não conhecia o biografado ou sua história.“Fico muito honrado de ter visto a quantidade de pessoas que não têm vínculo familiar ou que não conhecem a realidade da imigração se emocionarem com o filme.”

Da panificadora ao Almacen

Filmado entre a Galícia e a Bahia, o documentário recupera desde a infância de privações de Pepe até a chegada à capital baiana, passando pelo primeiro emprego no bairro do Tororó, pela criação da Panificadora Elétrica da Barra — que daria origem à Perini — e pela reinvenção com o Almacen Pepe, inaugurado em 2015.

Segundo Amadeu Alban, o legado resume o espírito da obra: “Pepe é uma figura inspiradora e eu acredito que fazemos filmes para inspirar as pessoas. Que bom que encontramos um personagem fascinante próximo a mim e que eu consegui traduzir de uma maneira muito bonita para que outras pessoas se emocionem também.”

Para André, essa presença cotidiana do pai continua se refletindo no Almacen, especialmente na loja do Horto Florestal, onde Pepe ainda conversa com clientes e acompanha a rotina do negócio.

Onde assistir, trailer e informações oficiais

O filme completo pode ser vistos no site oficial www.amigopepe.com.br.

A sessão de estreia no UCI Orient Shopping Barra marcou a apresentação do documentário antes do lançamento online, que será gratuito.

Veja o trailer:

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

cinema filmes pepe faro

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Amigo – A Biografia de Pepe Faro revisita a trajetória do imigrante que transformou a gastronomia e o varejo de Salvador
Play

Da Galícia a Salvador: filme sobre vida de Pepe Faro emociona público

Amigo – A Biografia de Pepe Faro revisita a trajetória do imigrante que transformou a gastronomia e o varejo de Salvador
Play

O filme de suspense da Netflix com grande elenco que você precisa ver

Amigo – A Biografia de Pepe Faro revisita a trajetória do imigrante que transformou a gastronomia e o varejo de Salvador
Play

Zootopia 2 e mais: veja o que está passando no cinema em Salvador

Amigo – A Biografia de Pepe Faro revisita a trajetória do imigrante que transformou a gastronomia e o varejo de Salvador
Play

O filme brasileiro mais esperado do ano acaba de chegar à Netflix

x