VÍDEO
Fernanda Torres dedica Globo de Ouro a mãe, Fernanda Montenegro: “A arte dura”
Fernanda Montenegro também foi indicada ao Globo de Ouro há 25 anos por “Central do Brasil”
Por Bianca Carneiro
A madrugada desta segunda-feira, 6, ficará marcada na história do cinema brasileiro. Ao vencer o Globo de Ouro 2025 na categoria Melhor Atriz em Filme de Drama por sua atuação em "Ainda Estou Aqui", Fernanda Torres fez um discurso emocionante, onde dedicou o prêmio à mãe, a atriz Fernanda Montenegro.
Leia também
>>> Fernanda Torres faz história e vence o Globo de Ouro por "Ainda Estou Aqui"
>>> "Ainda Estou Aqui" perde Globo de Ouro para "Emilia Pérez"
>>> Baiano já foi indicado ao Globo de Ouro; veja lista com brasileiros
Fernanda desbancou nomes de peso da indústria cinematográfica internacional, como Pamela Anderson (“The Last Showgirl”), Angelina Jolie (“Maria Callas”), Nicole Kidman (“Babygirl”), Tilda Swinton (“O Quarto ao Lado”) e Kate Winslet (“Lee”). Ela começou falando sobre a força das colegas indicadas. "Eu não sei se eu estava pronta. São tantas atrizes aqui que eu admiro tanto”. Em seguida, a atriz dedicou o prêmio ao diretor Walter Salles, responsável pelo longa: "E, claro, eu quero agradecer ao Walter Salles, meu parceiro, meu amigo. Que história, Walter!"
Um dos momentos mais emocionantes do discurso foi a homenagem à sua mãe, a icônica atriz Fernanda Montenegro, que também foi indicada ao Globo de Ouro há 25 anos, por “Central do Brasil”, mas acabou não levando o prêmio. Fazendo um paralelo com a sua personagem no longa, a ativista Eunice Paiva, a artista celebrou a força da arte.
"Eu quero dedicar esse prêmio à minha mãe. Vocês não têm ideia. Ela estava aqui há 25 anos. E isso é uma prova que a arte dura na vida até durante momentos difíceis pelos quais a Eunice Paiva passou”.
"Com tanto problema hoje em dia no mundo, tanto medo, esse é um filme que nos ajudou a pensar em como sobreviver em tempos como esses”, finalizou ela, citando ainda o ator Selton Mello.
Confira o discurso
"Ainda Estou Aqui" perdeu para "Emilia Pérez"
A vitória de Fernanda foi um alento para os brasileiros já que "Ainda Estou Aqui" não conseguiu vencer na categoria Melhor Filme Internacional no Globo de Ouro. A disputa foi vencida pelo filme "Emilia Pérez", que levou o prêmio para casa.
O brasileiro disputou contra "Tudo que imaginamos como luz" (Índia), "Emilia Pérez" (França), "A garota da agulha" (Dinamarca), "A semente do fruto sagrado" (Alemanha) e "Vermiglio" (Itália).
A chance de premiações, no entanto, ainda não terminou para o longa. O filme é um dos pré-selecionados na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar, também está na lista dos pré-indicados ao prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira do Bafta (British Academy Film Awards), e no próximo domingo, 12, concorre na mesma categoria do Critics Choice Awards.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes