Busca interna do iBahia
HOME > CINEINSITE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

GRATUITO

Festival Baiano de Animação e Games começa com mostras e oficinas

Animaí 2025 discute futuro da animação e dos games com debates e homenagens

João Paulo Barreto | Especial para A TARDE

Por João Paulo Barreto | Especial para A TARDE

21/10/2025 - 20:17 h
Curta Como Nasce um Rio está na programação
Curta Como Nasce um Rio está na programação -

Começou, no Cine Glauber Rocha, a etapa Salvador da sétima edição do Festival Baiano de Animação e Games - Animaí, evento já consolidado como o mais representativo no nosso estado dentro do universo da produção do cinema de animação e do mercado de games.

Após passar por Itaparica no começo do mês, o festival chega à nossa soterópolis com sessões e atividades formativas no próprio cinema da Praça Castro Alves, no Espaço Boca de Brasa - Subúrbio 360, além de mesas de debates acontecendo nos dois locais, bem como oficinas e palestras no Espaço Cultural da Barroquinha e no Café Teatro Nilda Spencer.

Tudo sobre Cineinsite em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Com mais de cinquenta produções oriundas de diversas regiões brasileiras entre longas metragens, curtas metragens e episódios de séries, o festival apresentará para o público baiano uma seleção especial do rico cenário recente de animações nacionais. Em um ano no qual o Animaí teve um recorde de inscritos, com mais de 180 filmes e um total de 124 produções de jogos digitais, a curadoria do evento teve uma atenção especial para essa rica diversidade.

Idealizadora, coordenadora e uma das curadoras do Animaí, a produtora Aline Cléa, da Cine Arts, observa que isto "é um reflexo de que as oportunidades para o fomento da produção de animações e games vêm dando resultado, sendo um retrato do crescimento econômico nos setores de animação e games”, pontua, destacando, também, que o Animaí é uma vitrine para que essa produção pulsante chegue ao público final.

Homenagem

Na sessão de hoje, o distópico Glória & Liberdade, da cineasta soteropolitana Letícia Simões, abrirá o festival a partir de uma reflexão sobre um Brasil no qual a divisão territorial do país se concretizou em um futuro distópico (ou até utópico, como frisou a realizadora em entrevista ao A TARDE), no qual a ideia separatista de territórios nacionais reflete um país com rupturas ideológicas atuais, principalmente após 2018. Já em seu encerramento, no sábado, dia 25, o festival apresentará o curta Safo, filme premiado no Festival de Annecy, na França. Sua diretora, a cineasta Rosana Urbes, inclusive, estará presente para receber uma homenagem especial do Animaí por sua carreira dentro da animação.

“A homenagem do Animaí para Rosana Urbes reforça a valorização da produção nacional e a importância do reconhecimento regional a artistas com trajetória e alcance internacional", afirma Aline Cléa.

Leia Também:

Com mais de vinte anos de experiência, a escolha de Rosana como homenageada destaca o trabalho de uma mulher na animação e celebra uma carreira multifacetada, com experiência em grandes estúdios e sucesso autoral.

Aline Cléa destaca, também, que "a homenagem tem o objetivo de permitir que o público e a nova geração de animadores baianos tenham contato com a obra e a experiência de uma profissional de alto nível, promovendo o intercâmbio de conhecimento e o fortalecimento do mercado audiovisual na nossa região”, comemora a produtora.

O distópico Glória & Liberdade
O distópico Glória & Liberdade | Foto: Divulgação

Fomento

Além das sessões das Mostras Competitivas de Curtas e Longas no Glauber, juntamente com a Mostra Competitiva de Games nos stands instalados no foyer do cinema, o Animaí também trará diversas atividades voltadas para crianças e adolescentes. Anderson Soares, também da produtora Cine Arts e um dos curadores do festival, destaca as ações no subúrbio.

“O Espaço Cultural Boca de Brasa - Subúrbio 360 traz para nós um processo muito valioso. É lá que formamos futuros animadores para essa área. Isso porque eles começam a se inspirar ali", explica Anderson ao citar as sessões da Matinê e Tarde Animada que acontecem no espaço, juntamente às oficinas voltadas para games, realidade virtual, robótica e eletrônica lúdica.

"No momento em que você traz essas crianças da primeira, segunda, terceira infância ou adolescentes que vão ter esse contato a partir da escola para o Animaí, eles entram nesse mundo e enxergam a potencialidade de saber que aqueles jogos e animações foram feitas por jovens como eles. Pessoas que há até pouco tempo sonhavam na cadeira da escola e que, agora, estão promovendo isso. Algo que enfatizamos muito é o fato deles terem aquilo como uma oportunidade de futuramente trazerem seus próprios trabalhos para aquela tela. Esse primeiro fomento é muito importante por ser inspirador. Ele pode inspirar as pessoas para sua vida inteira", destaca o cineasta.

>>> Programação dos cinemas em Salvador no Cineinsite

Conectividade

A chamada que abre essa página é destacada pela fala do produtor Léo Silva, da Mantra Filmes, parceira da Cine Arts na realização do Animaí. "A arte da animação e dos games nasce da conexão de quadros que ganham vida, personagens que se transformam, histórias que se desenrolam em mundos criados por pixels e traços. Mas o movimento vai além da técnica", explica Léo, ao aprofundar a temática do evento em sua sétima edição.

“O festival esse ano propõe um olhar expandido sobre as conexões que sustentam e impulsionam o cinema de animação e o desenvolvimento de jogos digitais e coloca o evento como um espaço onde ideias circulam, parcerias se formam e novas trajetórias criativas ganham impulso. O conceito pressupõe que os movimentos conectados extrapolam o próprio fazer da arte animada e se insere na discussão das conexões políticas, produtivas, formativas e tecnológicas", complementa o produtor, destacando os direcionamentos do festival em sua rica variedade de atividades.

No citado aspecto político, o Animaí desse ano trará mesas que vão discutir temas como a regulamentação do VOD (video on demand); o futuro do fomento a partir da Bahia Film Commission e políticas de aceleração para games. Participarão das mesas nomes como Joelma Gonzaga, do MinC, além de Paulo Alcoforado, da Ancine; Cristiane Ribeiro, da Associação de Games e Animação - GAMA; Igor Bastos, da Associação Brasileiras de Empresas Produtoras de Animação - ABRANIMA. dentre outros.

O festival oferecerá, também, atividades como workshops voltados para criação de quadrinhos (com Hugo Canuto) e um destaque especial para a oficina Universo da Voz, que acontece em parceria com a produtora Nina Produções Artísticas, e apresentará, no dia 24, no Glauber, uma mesa especial voltada para o tema Vozes Infantis na Animação (com mediação da produtora Nina Novaes).

No mesmo dia, no Espaço Cultural da Barroquinha, a comunicadora e atriz Mariana Ferrari, especialista em trabalhos com a voz, apresentará palestra imersiva sobre voz e mercado, abordando desde técnicas de interpretação e gravação até estratégias para fortalecer a carreira de locutores, dubladores e artistas da voz.

Até sábado, então, Salvador fica ainda mais animada.

Animaí - Festival Baiano de Animação e Games / A partir de amanhã até sábado / Cine Glauber Rocha e outros espaços / Programação: animaifestival.com.br

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Animaí Cine Glauber Rocha

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Curta Como Nasce um Rio está na programação
Play

Five Nights at Freddy's 2: saiba o que assistir no cinema em Salvador

Curta Como Nasce um Rio está na programação
Play

Baiano brilha em documentário sobre seleção de futebol de cegos

Curta Como Nasce um Rio está na programação
Play

Da Galícia a Salvador: filme sobre vida de Pepe Faro emociona público

Curta Como Nasce um Rio está na programação
Play

O filme de suspense da Netflix com grande elenco que você precisa ver

x