Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > CINEINSITE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

AUDIOVISUAL

Salvador recebe 1ª edição do Encontro Nacional de Cinemas Negros

Iniciativa inédita que busca fortalecer a rede de eventos de cinema negro e afro-diaspórico no país

Isabela Cardoso

Por Isabela Cardoso

30/10/2025 - 17:49 h
O Brasil conta com cerca de 53 espaços dedicados à exibição de cinemas negros
O Brasil conta com cerca de 53 espaços dedicados à exibição de cinemas negros -

Entre os dias 5 e 7 de novembro, Salvador será o centro das discussões sobre o futuro do audiovisual negro no Brasil. A capital baiana sediará a primeira edição do Encontro Nacional de Eventos de Cinemas Negros da Associação de Produtores de Audiovisual Negro (APAN), uma iniciativa inédita que busca fortalecer a rede de eventos de cinema negro e afro-diaspórico em todo o país.

Em parceria com a Prefeitura de Salvador, a Dimas e a iAmo, o evento reunirá curadores, cineastas e produtores de diversas regiões do Brasil para discutir estratégias de curadoria, formação de público e circulação de filmes negros.

Tudo sobre Cineinsite em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Segundo Tatiana Carvalho Costa, presidente da APAN, o encontro é resultado direto de um plano de articulação nacional que vem sendo construído desde os Encontros Regionais realizados no primeiro semestre.

“O Encontro Nacional de Eventos de Cinemas Negros é fruto do nosso planejamento estratégico. Ele nasce com a vocação de consolidar uma rede contínua de trabalho entre iniciativas de cinema negro em todo o território nacional”, destaca Tatiana.

Leia Também:

Atualmente, o Brasil conta com cerca de 53 espaços dedicados à exibição de cinemas negros e afro-diaspóricos, reflexo do protagonismo de cineastas negros nas últimas duas décadas. Com o apoio das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc, novas produções e circuitos de exibição têm ampliado a visibilidade e o alcance do cinema negro brasileiro.

Programação: debates, homenagens e exibições abertas

A programação do evento inclui painéis, mesas de discussão, dinâmicas de co-criação e sessões de filmes, algumas delas abertas ao público.

O destaque da abertura, 5, é a homenagem ao Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul, com a participação de iniciativas da Bahia. Em seguida, acontece o painel “Cinemas Negros Hoje”, com nomes como Janaína Oliveira (Ficine), Bruna Santos (IAMO), Cíntia Guedes (UFBA) e Tatiana Carvalho Costa (APAN), sob mediação de Keyti Souza (APAN).

Às 19h, o público poderá assistir à sessão comentada do filme “Criadas”, de Carol Rodrigues, no Cine Lankiana – Quilombo do Coqueiro Grande, em Fazenda Grande IV.

A ficção acompanha duas primas negras que revivem memórias dolorosas de infância em uma antiga casa de família, onde passado, classe e ancestralidade se cruzam sob uma atmosfera sobrenatural.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

audiovisual cinema cinema negro Salvador

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
O Brasil conta com cerca de 53 espaços dedicados à exibição de cinemas negros
Play

Filme divulga cena inédita em homenagem a Paulo Gustavo; veja vídeo

O Brasil conta com cerca de 53 espaços dedicados à exibição de cinemas negros
Play

Baiana, filha de Jimmy Cliff e estrela em Hollywood: a vida de Nabiyah Be

O Brasil conta com cerca de 53 espaços dedicados à exibição de cinemas negros
Play

Caminhão bate e destrói muro famoso no Pelourinho que foi cenário de 'Ó Paí Ó'

O Brasil conta com cerca de 53 espaços dedicados à exibição de cinemas negros
Play

Estrela de Hollywood apoia Trump e enfrenta críticas por racismo e machismo

x