TRAUMA
Tremembé: como filha de Elize Matsunaga descobre que mãe matou pai?
Série Tremembé coloca crime bárbaro em discussão mais uma vez

Por Edvaldo Sales

A série ‘Tremembé’, do Prime Video, vem rendendo debates desde a sua estreia na última sexta-feira, 31. O programa trouxe aos holofotes, por exemplo, o crime de Elize Matsunaga.
Um dos pontos centrais da trama da ex-prostituta é o fato dela ter uma filha, fruto do casamento com o então executivo-chefe da Yoki, e não ter contato com a criança desde que foi presa, em junho de 2012.
Na época, a menina tinha 1 ano e passou a ser criada pelos avós paternos, Mitsuo Matsunaga e Misako Kitano. Os dois criaram a criança como filha e tentaram blindá-la da história. Mas isso mudou após oito anos.
Leia Também:
“[Um dia,] uma criança chamou ela e perguntou ‘Quem são seus pais?’, parece que foi em uma festa de pais [na escola] em que estavam os avós. Aí ela disse ‘ah, Mitsuo e Misaki'”, contou Ulisses Campbell — jornalista que escreveu os livros-reportagens nos quais a série é baseada — em entrevista ao podcast Cortesia.
Segundo ele, a colega de escola fez questão de revelar a verdade para a menina, que tinha 9 anos na época. “A criança respondeu: ‘Não, seu pai é o Marcos Matsunaga e sua mãe é a Elize Matsunaga, que é uma prostituta que matou e esquartejou seu pai'”, detalhou o escritor, que conta a história em ‘Elize Matsunaga: a Mulher que Esquartejou o Marido’.
Depois disso, a criança passou por uma série de sessões de terapia para lidar com a informação. Atualmente, ela consegue falar sobre os pais verdadeiros, mas mantém os avós nessa posição no dia a dia.
A família Mastsunaga move um processo na Justiça para retirar o nome de Elize da certidão de nascimento da filha. Até o momento, elas não mantém contato e a jovem poderá decidir se quer reencontrar a mãe apenas quando fizer 18 anos.
Como Elize Matsunaga matou o marido?
Em 19 de maio de 2012, Elize atirou no marido, Marcos Matsunaga, dentro do apartamento do casal, após uma briga por causa de traições dele. Cerca de 10 horas após o tiro, ela esquartejou o corpo do então chefe-executivo da Yoki e guardou os pedaços, ensacados, em três malas. A filha deles, de apenas de 1 ano, estava no local durante o crime.
Depois disso, a mulher abandonou os pedaços do corpo em uma estrada e disse à polícia que o marido estava desaparecido, após sair de casa pela manhã e não retornar. Os restos mortais foram encontrados em 27 de maio.
Em 5 de junho de 2012, Elize foi presa preventivamente. Em dezembro de 2016, ela foi condenada a 19 anos, 11 meses e um dia de prisão — mas a pena foi reduzida para 16 anos e três meses em 2019.
Elize Matsunaga cumpre pena em regime aberto desde 2022 e deve seguir assim até janeiro de 2028.
Tremembé
Protagonizada por Marina Ruy Barbosa no papel de Suzane von Richthofen, Tremembé é baseado em dois livros-reportagens do jornalista Ullisses Campbell e mistura fatos com elementos ficcionais para contar histórias de alguns dos criminosos mais conhecidos do país.
‘Suzane: Assassina e Manipuladora’ (2020) e ‘Elize Matsunaga: A Mulher que Esquartejou o Marido’ (2021) foram as principais obras de consulta, segundo os criadores da série.
Assista ao trailer de Tremembé:
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



