Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > CINEINSITE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÊMICA

Tremembé: Prime Video é acusado de ‘roubar’ ideia para fazer série

Série foi lançada pelo Prime Video na última sexta-feira, 31

Edvaldo Sales

Por Edvaldo Sales

02/11/2025 - 11:54 h
'Tremembé' é a nova série brasileira Prime Video
'Tremembé' é a nova série brasileira Prime Video -

A série ‘Tremembé’ tem gerado bastante discussão e debate nas redes sociais desde o seu lançamento na última sexta-feira, 31, no Prime Video. Esse sucesso todo, porém, veio acompanhado de uma polêmica.

Tudo começou depois que um internauta identificado como Nando (@carrerota) afirmou que a trama teria se baseado em uma ideia que ele publicou há quatro anos no X (antigo Twitter).

Tudo sobre Cineinsite em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Em uma publicação feita em 2021, Nando descrevia com detalhes um projeto fictício chamado ‘Tremembé’, ambientado no presídio dos famosos em São Paulo e centrado em figuras inspiradas em Suzane von Richthofen, Elize Matsunaga e outras criminosas conhecidas.

Leia Também:

“Um seriado chamado Tremembé que explore a história da Suzane sendo o pivô da separação da Sandrão com a Elize Matsunaga, o casamento das duas, a luta pela partilha das máquinas de costura que o Gugu deu… Vai deixar OITNB no chinelo sabe”, escreveu ele na época, em tom de humor, e citando a série de drama americana ‘Orange Is the New Black’, lançada pela Netflix e que se passa dentro de uma prisão.

O que mais chama atenção é que, coincidentemente, parte desses elementos acabou aparecendo na produção lançada em 2025, o que fez o público levantar suspeitas de que a história possa ter servido de inspiração.

Em dezembro de 2024, quando surgiram rumores de que o Prime Video trabalhava em um projeto sobre o tema, Nando já havia se manifestado nas redes. “Não é por nada não, mas eu quero meu nome nesse negócio”, disse ele na época.

O internauta voltou a comentar sobre o assunto após a estreia oficial da série. “Ainda não assisti Tremembé, mas…”, escreveu, em tom de ironaia, ao compartilhar uma postagem de Ana Hickmann dizendo que está de férias, “mas os advogados não”. A publicação foi vista como uma provocação à plataforma.

E Nando seguiu com a provocação em outro post. “Alô Prime Video e Marina Ruy Barbosa, só me deem contato para três vips para o Lollapalooza e a gente resolve isso. Se precisar de assessoria médica para alguma produção, tamo aí também”, escreveu, marcando o streaming e a atriz.

O Portal A TARDE procurou a assessoria de comunicação do Prime Video solicitando um posicionamento, mas não houve retorno até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto.

Protagonizada por Marina Ruy Barbosa no papel de Suzane von Richthofen, Tremembé é baseado em dois livros-reportagens do jornalista Ullisses Campbell e mistura fatos com elementos ficcionais para contar histórias de alguns dos criminosos mais conhecidos do país.

Suzane: Assassina e Manipuladora’ (2020) e ‘Elize Matsunaga: A Mulher que Esquartejou o Marido’ (2021) foram as principais obras de consulta, segundo os criadores da série.

Assista ao trailer de Tremembé:

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Prime Video Tremembé

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
'Tremembé' é a nova série brasileira Prime Video
Play

Filme divulga cena inédita em homenagem a Paulo Gustavo; veja vídeo

'Tremembé' é a nova série brasileira Prime Video
Play

Baiana, filha de Jimmy Cliff e estrela em Hollywood: a vida de Nabiyah Be

'Tremembé' é a nova série brasileira Prime Video
Play

Caminhão bate e destrói muro famoso no Pelourinho que foi cenário de 'Ó Paí Ó'

'Tremembé' é a nova série brasileira Prime Video
Play

Estrela de Hollywood apoia Trump e enfrenta críticas por racismo e machismo

x