POLÊMICA
Val Kilmer morreu por causa da fé? Crença fez ator rejeitar médicos
Astro de 'Top Gun' e 'Batman Eternamente' faleceu aos 65 anos
Por Redação

Val Kilmer, astro de 'Top Gun' e 'Batman Eternamente', faleceu na terça-feira, 1º, aos 65 anos, após uma longa batalha contra o câncer de garganta. No entanto, o ator demorou a procurar tratamento médico devido à sua fé na Ciência Cristã, religião que acredita na cura por meio da oração e nega a existência real das doenças.
O movimento religioso, fundado em 1866 por Mary Baker Eddy, prega que enfermidades são meras "sugestões" e que a verdadeira cura vem da compreensão espiritual de que a humanidade foi criada à imagem e semelhança de Deus. "A cura e a regeneração ocorrem quando reconhecemos nossa verdadeira natureza espiritual", diz um folheto da organização.
Por isso, Kilmer resistiu à ideia de que tinha câncer. Em entrevista ao New York Times em 2020, ele explicou por que rejeitava a terminologia médica: "A ideia é que, em vez de dizer que eu tenho câncer, eu reconheço que há apenas uma alegação disso".
Leia Também:
Mas a família do ator não compartilhava da mesma fé. Seus filhos insistiram para que ele procurasse ajuda médica, temendo pela vida do pai. "Eu não queria lidar com o medo deles, que era profundo. Eu teria que me afastar, e eu só não queria ficar sem eles", contou.
Assim, Kilmer passou por radio e quimioterapia, além de duas traqueostomias, que lhe roubaram a voz. Ainda assim, ele continuava acreditando que foi curado pelas suas orações – e culpava os médicos pelas sequelas. "Aquele 'tratamento' causou o meu sofrimento", disse ele.
A Ciência Cristã permite que seus seguidores escolham entre fé e medicina, mas incentiva fortemente a cura espiritual. Segundo o site oficial do movimento, muitos fiéis vivem "felizes e saudáveis, sem utilizar medicamentos ou outros sistemas de cuidados físicos".
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes