Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > CALDEIRÃO DE AÇO
COLUNA

Caldeirão de Aço

Por Leandro Silva

ACERVO DA COLUNA
Publicado Thursday, 03 de October de 2024 às 9:53 h | Autor: Leandro Silva

Exemplo de evolução

Confira a coluna do jornalista Leandro Silva

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Rogério Ceni em treino do Tricolor
Rogério Ceni em treino do Tricolor -

Depois do importantíssimo triunfo de domingo, contra o Criciúma, o Bahia chegou a 45 pontos, superando, com dez rodadas restantes, os 44 pontos registrados em 2023. Sábado, contra o Flamengo, o Esquadrão segue buscando ratificar a evolução vista na atual temporada, em que briga pela Libertadores, além de tentar voltar a vencer o adversário depois de cinco anos, e dez derrotas, desde o mágico 3 a 0 de 2019.

Leia Também:

>>Com novidade, Bahia segue preparação para encarar o Flamengo
>>CBF divulga tabela detalhada da 30ª e 31ª rodadas do Brasileirão
>>Governo atualiza permissão de bets, mas patrocinador do Bahia segue fora

O adversário será o Flamengo, mas é outro clube carioca que tem servido de parâmetro para a evolução tricolor. Seja nos aspectos positivos ou nos negativos, desde 2021, o Bahia vem seguindo os passos dados pelo Botafogo no ano anterior.

Esse jogo da imitação começou de maneira negativa, já que o Tricolor repetiu, em 2021, o descenso do Botafogo de 2020. No ano seguinte, entretanto, os exemplos a serem seguidos passaram a ser exclusivamente positivos.

Com Daniel, Mugni, Jacaré e Davó como destaques, o Esquadrão conseguiu retornar à Série B, em 2022, assim como o alvinegro havia feito um ano antes. Ainda em 2022, enquanto o Bahia buscava o retorno à elite, o Botafogo surpreendeu com o início de uma nova realidade no futebol brasileiro: a era das SAFs.

Jacaré finaliza em treino do Bahia sob o comando de Paiva
Jacaré finaliza em treino do Bahia sob o comando de Paiva | Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

Incorporado ao grupo Eagle, de John Textor, que já contava com outros times espalhados pelo planeta, como o inglês Crystal Palace, o Botafogo começou a fazer contratações que elevaram o nível do elenco. Tiquinho Soares, Júnior Santos, Victor Cuesta, Adryelson, Marçal, Tchê Tchê e Carlos Eduardo foram alguns dos exemplos.

Ainda assim, correu risco de rebaixamento em 2022, conseguindo se manter na Série A, com um 11º lugar. Em 2023, os dois clubes voltaram a estar na mesma divisão, algo que não acontecia desde 2020.

Assim como o Botafogo em 2022, o Bahia teve, em 2023, a primeira temporada como SAF, após a chegada do Grupo City. Também repetindo o alvinegro, o Tricolor lutou contra a queda, mas confirmou a permanência na elite em emocionante rodada final, com goleada sobre o Atlético.

Enquanto o Bahia brigava na parte de baixo da tabela, o Botafogo lutava pelo título, chegando a abrir boa vantagem na liderança. A queda de rendimento custou a perda do título, mas, ainda assim, apesar da bronca da torcida, colocou o clube, depois de sete anos, novamente na Libertadores.

Atletas do Bahia durante atividade na Cidade Tricolor
Atletas do Bahia durante atividade na Cidade Tricolor | Foto: Letícia Martins/EC Bahia

Agora, em 2024, o Bahia também mudou o patamar da disputa no Brasileiro. Chegou a dividir a liderança e disputou a ponta durante boa parte do primeiro turno. Hoje, em sexto, o Esquadrão tenta retornar, depois de 36 anos de ausência, à Libertadores, competição em que não joga desde 1989.

Se não chegou a ser líder isolado em 2024, nem muito menos abrir vantagem confortável na liderança, como o Botafogo no ano anterior, o Bahia repetiu o alvinegro ao se fixar na parte alta da tabela. Falta repetir a vaga continental.

Se conseguirmos, podemos começar a sonhar em continuar a seguir os passos do Botafogo no próximo ano, já que o alvinegro é atualmente líder do Brasileiro e semifinalista da Libertadores.

Assuntos relacionados

Bahia botafoto EC Bahia esporte Esquadrão futebol brasileiro group city grupo city Rogério Ceni SAF Textor Tricolor de Aço

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco