Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > CALDEIRÃO DE AÇO
COLUNA

Caldeirão de Aço

Por Leandro Silva

ACERVO DA COLUNA
Publicado quinta-feira, 02 de janeiro de 2025 às 11:09 h | Autor: Leandro Silva

Padrão Everton Ribeiro 10

Confira a coluna do jornalista Leandro Silva

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Everton Ribeiro comemorando vaga na Libertadores
Everton Ribeiro comemorando vaga na Libertadores -

Até o momento em que estou escrevendo, em meio aos festejos mundiais pelo 94º aniversário do nosso Esquadrão, o Bahia ainda não anunciou nenhum novo reforço. Vejo bastante inquietação pela chegada de novos nomes, mas devemos lembrar que a primeira de 2024 só foi confirmada no dia 6 de janeiro. O anúncio de Éverton Ribeiro completa um ano na próxima segunda. A expectativa era enorme e a realidade, para mim, conseguiu superar, estabelecendo um padrão ER10 de qualidade de contratação, que deve ser mirado em 2025.

Leia Também

>>Bahia vai anunciar primeiros reforços nas próximas semanas; veja nomes
>>Copinha: Dupla do Bahia tem multa de R$ 640 milhões; veja relacionados
>>Jogadores do Bahia parabenizam clube nas redes sociais; veja

Se existia qualquer tipo de desconfiança em razão da idade do camisa 10, que chegou com 34 anos, o meia canhoto mandou para longe desde os primeiros jogos, inclusive com demonstrações claras de comprometimento extremo com o Esquadrão, a cada partida. Ao todo, foram 61 jogos na temporada. O impressionante é que apenas três vezes em toda a carreira, ele havia atuado mais do que em 2024, todas pelo Flamengo: em 2022 (63), 2019 e 2023 (62).

A importância de Éverton para o Bahia não pode ser captada pelos seis gols e nove assistências porque ele vai muito além, não só como liderança, mas pela forma como consegue fazer o time funcionar. Mas tem um número dele importantíssimo: metade dos gols foram marcados em Ba-Vis, em três ocasiões diferentes. E por falar em clássicos, ficará marcada como uma das maiores imagens da temporada, a comemoração do gol no triunfo contra o rival no segundo turno do Brasileiro, tapando o olho machucado, que o tirou de campo com apenas 18 minutos.

Mesmo lesionado e sem condições de enxergar muita coisa, Éverton permaneceu em campo, no sacrifício, o suficiente para abrir o placar, pavimentando o caminho para aquele triunfo, sacramentado pelo gol de Luciano Juba nos acréscimos da segunda etapa. Por tudo isso, estabeleceu um parâmetro altíssimo para reforços.

E dá para dizer que o Bahia teve mercado muito bem sucedido no ano passado. Os três primeiros anúncios, por exemplo, foram certeiros. Éverton Ribeiro, Jean Lucas e Caio Alexandre foram símbolos do estilo de jogo tricolor, que deu muitas alegrias durante o ano de 2024. Foram os únicos reforços na escalação padrão de maior parte do ano e representaram um ganho gigante com relação a 2023.

Éverton e Caio Alexandre são enaltecidos, mas tenho acompanhado muitas críticas a Jean Lucas, pela queda de rendimento no segundo turno. É preciso lembrar, entretanto que isso está intimamente ligado ao desgaste. Com 61 jogos, nove gols e seis assistências, Jean foi muito importante, com diversos momentos de brilho.

O problema é que, com 69 jogos, o Bahia foi o oitavo clube que mais atuou no Brasil e mundo inteiro em 2024. E, com 4846, o camisa 6 foi quem mais minutos atuou no elenco. No melhor momento da temporada, Jean era o único dos seis jogadores do meio para a frente que permanecia em campo após as cinco trocas.

Outra grande novidade no ano foi o ganho de espaço de Gabriel Xavier, que tomou conta da zaga central, ficando entre os melhores do Brasileiro. É outro movimento que inspira e gera expectativa para que outros nomes da base ou que chegaram em outros anos possam ganhar destaque em 2025.

Antes da virada do ano, a grande notícia de mercado foi a compra e permanência de Acevedo, que deverá ter participação muito maior em 2025. Com boa pré-temporada, boto fé que o uruguaio será muito importante na rotação, com a já conhecida raça e qualidade para ajudar nos objetivos do ano. Com ótima reta final, o compatriota Lucho Rodríguez também é boa aposta para destaque da temporada.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco