Técnica, clareza e concisão
Confira a coluna de Tostão: cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970
Os americanos não sabem o que é um clássico entre seleções sul-americanas na final de uma Copa América. A organização da competição foi um desastre, especialmente na partida final, realizada no mesmo estádio onde será a decisão do mundial de 2026. Os tumultos foram enormes, com torcedores com e sem ingressos tentando entrar no campo. Espero que aprendam até a Copa.
A Argentina é novamente campeã, uma equipe sólida, viciada em ganhar títulos, mesmo sem o brilho de Messi. A cada vitória, aumenta a apaixonada relação entre os jogadores e a torcida. Lamentável foram os cantos racistas de alguns jogadores na comemoração do título dentro de um avião.
A Colômbia mostrou durante toda a competição que será um adversário difícil para as melhores seleções do mundo. James Rodriguez atuou bem durante toda a Copa América, menos na final e foi eleito o melhor da competição. Eu votaria em Emiliano Martinez. A Argentina sofreu apenas um gol em seis jogos, o goleiro fez grandes defesas e foi importantíssimo na decisão de pênaltis contra o Equador.
Os europeus se libertaram das escolhas sul-americanas de que o melhor é sempre o que faz gols e ou dá passes decisivos. Na Eurocopa, o eleito, merecidamente foi o meio-campista Rodri, da Espanha. Por estar longe do gol adversário, não aparece nas estatísticas de artilheiros e de passes para gols. O Brasil precisa olhar mais para o jogo e menos para as estatísticas.
O Brasileirão, que já estava bom, ficará ainda melhor com a volta dos jogadores que estavam na Copa América, além da chegada de novos contratados. Os líderes Botafogo e Palmeiras se enfrentam hoje no estádio Nilton Santos. O Botafogo impressiona pela força física, e pela técnica individual e coletiva. A equipe superou o luto pelo fracasso do ano passado.
Leia as principais notícias esportivas:
>>>No dia do aniversário, atacante se torna maior compra do NE
>>>'Haaland do Sertão' marca dois e Bahia e se firma no G4 do Brasileirão
>>>Rogério Ceni pode contar com reforço importante neste domingo
O Palmeiras continua muito bem em todos os setores, com ótimas atuações de Estevão e Rafael Veiga. Poderá ficar ainda melhor com a contratação de Felipe Anderson. A simbiose que existe entre os cruzamentos precisos de Veiga, em bola parada ou em andamento, com os bons cabeceadores, lembra a que ocorreu na Colômbia, entre os cruzamentos de James Rodriguez e os cabeceadores. Assim saíram alguns gols.
Espero que os atritos entre a presidente do Palmeiras e o dono da SAF do Botafogo não sejam transportados para o jogo. Segundo todas as pessoas que viram na justiça as acusações de John Textor ao Palmeiras por manipulação de resultados são delirantes, sem qualquer relação com a realidade.
O Cruzeiro, que tem jogado bem, poderá ficar ainda melhor com as novas contratações. Cassio é um goleiraço. No pouco tempo que jogou, o meio-campista Matheus Henrique mostrou muita mobilidade e habilidade para defender. Matheus Pereira estava radiante pós jogo com a nova parceria.
Continua muito bem a estratégia usada pelo jovem técnico Seabra do Cruzeiro, inovadora no Brasil, de jogar sem centroavante com o Matheus Pereira pelo centro, que volta para receber a bola e abre espaços para os atacantes pelos lados, Veron e Arthur Gomes entrarem em diagonal para finalizar. Com a chegada do centroavante Kaio Jorge, o técnico terá uma boa opção. Já existe torcedor do Cruzeiro dizendo que em time que está ganhando não se mexe. Os bons técnicos são os que sabem alternar a maneira de jogar, mesmo que seja por um momento.
Matheus Pereira impressiona cada dia mais com sua elegância para jogar, cabeça em pé sem olhar para a bola, com muita técnica, clareza e concisão.