Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > DE OLHO NA SAÚDE
COLUNA

De Olho na Saúde

Por Elane Varjão | Jornalista | [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado domingo, 23 de novembro de 2025 às 6:47 h | Autor:

Antivacina e ‘spikeopatia’ alimentam a indústria da desinformação médica lucrativa

Confira a coluna De Olho na Saúde deste domingo, 23

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
É nesse ambiente fértil que prospera um novo movimento de médicos que ganharam projeção por discursos antivacina
É nesse ambiente fértil que prospera um novo movimento de médicos que ganharam projeção por discursos antivacina -

A desinformação na área médica se tornou uma ameaça concreta à saúde pública, alimentando diagnósticos inexistentes e tratamentos sem base científica. É nesse ambiente fértil que prospera um novo movimento de médicos que ganharam projeção por discursos antivacina e agora lucram com a suposta ‘síndrome pós-spike’ ou ‘spikeopatia’.

"É por espalhamento de falsos conceitos pautados em shots, fórmulas, soros inidôneos e chips da beleza que muitos estão enriquecendo às custas do comprometimento da saúde de seres humanos”, denuncia o gastrohepatologista Raymundo Paraná.

Tudo sobre De Olho na Saúde em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A ‘spikeopatia’ não tem qualquer comprovação científica. Mesmo assim, médicos com 1,6 milhão de seguidores vendem cursos de até R$ 897, consultas de até R$ 1,3 mil e medicamentos que dizem tratar efeitos colaterais das vacinas de RNA mensageiro.

Os profissionais éticos abraçam a medicina baseada em evidências, mas se vêm impotentes diante de um poderoso e lucrativo mercado que fez da profissão um grande negócio às custas do ferimento de morte da ética e da ciência. “O dinheiro acima de tudo, praticado por fakes especialistas de redes sociais, é o que chamo de medbusiness”, conclui Paraná.

Número de fumantes no Brasil voltou a crescer

Pela primeira vez em quase duas décadas, o número de fumantes voltou a crescer no Brasil, interrompendo uma trajetória de queda que era motivo de orgulho nacional. Dados divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que a proporção de adultos fumantes nas capitais brasileiras subiu de 9,3% em 2023 para 11,6% em 2024, um aumento de 25% em apenas um ano.

Conforme explica o médico pneumologista João Moysés Campos, o crescimento recente de dispositivos eletrônicos (vapes) está atraindo jovens. “A crescente popularidade é atribuída à publicidade atraente, à novidade dos dispositivos, às altas concentrações de nicotina e à saborizaçao que promovem o vício, mesmo entre jovens que nunca fumariam cigarros convencionais, principalmente entre as meninas”, alerta Campos.

“A longo prazo, o tabaco pode provocar câncer. A curto prazo, temos visto cada dia mais os cigarros eletrônicos causando lesões pulmonares agudas, como a Lesão Pulmonar Associada ao Uso do Cigarro Eletrônico - EVALI, que pode levar à insuficiência respiratória e morte” reforça Campos.

O tratamento padrão ouro para a cessação do tabagismo é a combinação da Abordagem Cognitivo Comportamental (ACC), associada ao tratamento farmacológico, utilizando medicamentos para ajudar a reduzir os sintomas de abstinência, conclui o pneumologista.

DESTAQUES

Movimento ‘Seis Vozes, uma Causa’

A solidariedade vai ocupar espaço de destaque em Salvador no dia 2 de dezembro. O grupo ‘Seis Vozes, uma Causa’, formado por organizações sociais baianas com diferentes áreas de atuação, promove uma grande mobilização pelo Dia Mundial de Doar, das 10h às 18h, na Associação Vale dos Rios (Rua Arthur Fraga, s/n, Stiep). O evento reunirá apresentações, bate-papos e transmissões ao vivo pelo Instagram (@seisvozesumacausa), além de um coffee break aberto ao público.

Alinhadores dentais transparentes

Nos últimos anos, os procedimentos estéticos nos dentes caíram no gosto dos brasileiros. Prova disso é que o Brasil é o segundo país que mais investe em tratamentos com essa finalidade no mundo. “O sorriso alinhado e natural, sem o desconforto e a aparência metálica dos aparelhos tradicionais, está se tornando, cada vez mais, uma tendência entre os brasileiros, que têm recorrido aos alinhadores dentais transparentes. A tecnologia combina estética, conforto e precisão digital para corrigir o posicionamento dos dentes de forma discreta e previsível”, explica o cirurgião-dentista, Leonardo Carvalho.

Ampliação nova torre

O Hospital Aristides Maltez (HAM) inaugura na próxima quinta-feira (27), data em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Câncer, uma nova torre para oferecer mais conforto aos pacientes. A médica Maria Romilda Maltez, presidente da Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC), disse que no novo espaço vão funcionar serviços de oncologia clínica, oncohematologia e fisioterapia, além do setor de triagem. “Esta nova torre é um antigo sonho do meu tio Aristides Pereira Maltez Filho, que durante 40 anos presidiu a LBCC”, ressaltou a médica.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco