Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > HISTÓRIAS & SABORES
COLUNA

Histórias & Sabores

Por Isabel Oliveira

ACERVO DA COLUNA
Publicado sábado, 21 de dezembro de 2024 às 7:00 h | Autor:

A magia do Bolo de Reis nos festejos natalinos

Considerada como uma sobremesa com a cara do Natal, a iguaria representa uma passagem bíblica

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem A magia do Bolo de Reis nos festejos  natalinos

Os comensais que se reuniram em torno de uma mesa num gélido vilarejo da costa da Dinamarca apreciaram com grande entusiasmo e avidez todas as iguarias postas em mesa durante a celebração de 100 anos de um religioso local. Dentre os pratos apresentados, a sobremesa arrancou suspiros dos convivas, que celebravam toda aquela comida tão bem-vinda nas várias cenas hipnóticas da clássica película A Festa de Babette.

No emblemático filme, um bolo de frutas cristalizadas surgia em meio ao tilintar dos talheres, taças e braços à espera da iguaria que fecha o evento gastronômico, forma como toda sobremesa deve acontecer: celebrando uma ocasião.

Para os chefes, culinaristas e gastrônomos, é este efeito que as sobremesas devem provocar. O pós-pasto como desfecho das emoções que transcorrem durante o desfrute de uma mesa bem posta de iguarias incríveis.

Ouça o áudio

A sobremesa ficou convencionada na história da gastronomia como o complemento das refeições e, na língua portuguesa, faz parte da construção morfológica sobre+mesa, depois da mesa ou o que sucede a refeição principal, de acordo com os dicionários e especialistas no assunto.

Introduzida no Brasil quando do achamento do país pelos portugueses, ela é feita originalmente com açúcar, quando se trata de uma guloseima, mas também pode ser simplesmente uma fruta.

Imagem ilustrativa da imagem A magia do Bolo de Reis nos festejos  natalinos
| Foto: Divulgação / Freepik

Para Wolia Guimarães, culinarista empreendedora, a sobremesa é uma recompensa, um ato de prazer, é mesmo um fechamento.

“Eu me recordo que minha mãe falava muito de que ‘se eu não comesse o prato todo não iria ter a sobremesa’. Geralmente ela vem depois de um prato salgado. Nosso paladar já está supersalgado e aí vem aquele doce em forma de afago, de deleite, de prazer para nosso paladar, trazendo doçura, remete à satisfação, fechamento. E acho que isso tem tudo a ver com o Natal”, afirma.

Imagem ilustrativa da imagem A magia do Bolo de Reis nos festejos  natalinos
| Foto: Divulgação / Freepik

E Wolia acredita que o Bolo de Reis é a sobremesa com a cara dos festejos natalinos. “Há sobremesas que são a cara do Natal.”

Imagem ilustrativa da imagem A magia do Bolo de Reis nos festejos  natalinos
| Foto: Wolia Guimarães /Divulgação

Embora seja um doce cujas origens estejam plantadas em Portugal, e tenha dia certo para ser oferecido, segundo as tradições europeias — no Dia de Reis, em 6 de janeiro — no Brasil, o Bolo de Reis é imediatamente associado aos festejos natalinos.

“O Bolo de Reis é tipicamente consumido no Natal, é também conhecido como Bolo de Natal e historicamente é uma celebração que representa festividade.”

Imagem ilustrativa da imagem A magia do Bolo de Reis nos festejos  natalinos

Com história fincada na Igreja Católica, a iguaria representa uma passagem bíblica da adoração ao Menino Jesus por Gaspar, Belchior e Baltazar, os três Reis Magos.

“Conta-se que foi um presente dado pelos três Reis Magos no nascimento do Menino Jesus. Sua forma redonda representa uma coroa e sua crosta (cobertura) — com elementos de riqueza, fertilidade, saúde — é apresentada em forma de nozes, frutas cristalizadas e alecrim. Ele é tradicionalmente português e em Portugal é consumido também no Natal, além do Dia de Reis, que representa os três Reis Magos”, relata Wolia.

Imagem ilustrativa da imagem A magia do Bolo de Reis nos festejos  natalinos
| Foto: Wolia/ Divulgação

Famosos por seus doces divinos, os portugueses elaboraram o bolo com frutas, nozes e vinho do Porto e, para a massa, é utilizada a clássica farinha, como é feita até hoje. Mas por estas plagas alguns especialistas dão seu toque pessoal interpretando a receita à sua maneira.

“O Bolo de Reis é enriquecido com vinho, licores, frutas secas e até as frutas cristalizadas. Eu procurei adaptar o sabor forte e típico do Bolo de Reis, trazendo especiarias que fossem benéficas à saúde, como a canela, a noz, o cravo, a fava da baunilha”, conta a gastrônoma.

Imagem ilustrativa da imagem A magia do Bolo de Reis nos festejos  natalinos
| Foto: Wolia/ Divulgação

Ela relata ainda que encontrou em pesquisas antigas informações de que a fava era usada na iguaria como elemento surpresa. “Quem consumia, na época, e achasse uma fava tinha a obrigatoriedade de, no próximo ano, oferecer o Bolo de Reis.”

Ouça o áudio

Mas, pelas mãos da culinarista, o bolo é também uma iguaria que oferece saúde para quem o aprecia. “Eu uso a fava como elemento calmante, o leite, a farinha, todos têm um porquê. A farinha enriquecida com seu complexo B, o leite com a proteína e cálcio, as frutas cristalizadas que diminuem a oxidação das artérias... então, é um bolo também pensado muito na saúde. Procurei trazer elementos neste sentido. A canela que é uma propriedade anti-inflamatória, a noz que é um estimulante cerebral”, arremata.

Imagem ilustrativa da imagem A magia do Bolo de Reis nos festejos  natalinos
| Foto: Wolia/ Divulgação

E, para fecharmos a nossa linda e gostosa história de hoje, vamos incluir mais uma receita no nosso portfólio de emoções gastronômicas com o Bolo de Reis feito por Wolia Guimarães. Feliz Natal, minha gente linda!

Imagem ilustrativa da imagem A magia do Bolo de Reis nos festejos  natalinos
| Foto: Divulgação / Freepik

Bolo de Reis

Ingredientes:

200g manteiga

150g açúcar mascavo

100g açúcar cristal

4 ovos médio

240ml de leite

350g farinha de trigo

10g fermento

1 pitada de sal

Cravo, canela em pó, extrato de baunilha, raspas de laranja, frutas cristalizadas, nozes e passas (opcional) QB (quanto baste)

Modo de Preparo:

Ferver o leite com o cravo e deixar esfriar por completo. Pré aquecer o forno a 180°. Na batedeira bater o açúcar e manteiga até formar um creme esbranquiçado, adicionar os ovos inteiros um a um, bater até aumentar o volume. Com um foer incorporar o leite saborizado, seguido da farinha e fermento. Adicionar as especiarias e elementos saborizantes, envolver delicadamente. Assar por seca de 35min.

Importante: Envolver as frutas cristalizadas, nozes e passas num punhado de farinha de trigo, tirar o excesso e incorporar aa massa do bolo.

Cobertura do Bolo de Reis

Merengue Suíço

Ingredientes

3 ovos

1 xic. de chá de açúcar

Modo de Preparo

Leve uma panela pequena com água ao fogo médio - ela servirá de base para o banho-maria.

Numa tigela pequena, quebre um ovo e deixe escorrer apenas a clara, utilizando a casca para separar a gema. Transfira a clara para uma tigela de vidro (ou inox) e reserve a gema para outra receita.

Junte o açúcar às claras, encaixe a tigela na panela e mexa com um batedor de arame, por cerca de 4 minutos, até ficar liso. Para ter certeza de que está no ponto, com uma colher retire uma porção da mistura e com a ponta dos dedos verifique se as claras estão aquecidas e sem grãozinhos de açúcar.

Transfira para a tigela da batedeira e bata em velocidade alta por cerca de 10 minutos, ou até esfriar e formar um merengue firme.

Decore o bolo com o merengue, raspas de laranja, frutas cristalizadas, nozes e passas (opcional)

@isabel _qoliveira

b[email protected]

Isabel Oliveira ( facebook)

NOTA COM HISTÓRIAS & SABORES

Inauguração oficial do Boteco Português em Morro de São Paulo marca nova era para a gastronomia local

Imagem ilustrativa da imagem A magia do Bolo de Reis nos festejos  natalinos
| Foto: Boteco Português/Divulgação

O Boteco Português oficializou, no último sábado (14), a inauguração de sua mais nova unidade em Morro de São Paulo. Após operar em formato de soft opening desde agosto, o restaurante agora apresenta oficialmente seus novos espaços, que combinam a tradição portuguesa com o charme local. O evento contou com a presença de familiares e amigos dos sócios Everty Rocha, Giuseppe Salvetti e Gonçalo Ramirez, além de influenciadores, personalidades locais e representantes institucionais, incluindo membros da Secretaria de Turismo de Cultura.

GBarbosa e Perini apostam na variedade do mix para as festas de fim de ano

Imagem ilustrativa da imagem A magia do Bolo de Reis nos festejos  natalinos
| Foto: GBarbosa/Divulgação

As redes GBarbosa e Perini oferecem uma seleção completa para tornar as celebrações de fim de ano ainda mais especiais. São dezenas de opções de panetones de grandes marcas, incluindo clássicos, diet e sabores especiais para agradar a todos os paladares com embalagens presenteáveis e em diversos tamanhos. Além disso, vinhos e espumantes estão com condições facilitadas de pagamento para tornar a experiência de compra ainda mais atrativa. Os destaques incluem lançamentos de panetones de fabricação própria e fermentação natural de frutas cristalizadas (400g), gotas de chocolate (400g) e pistache (500g), este, preparado com recheio cremoso de pasta e pedaço de pistache, além da clássica rosca natalina e muitas outras delícias.

RED Burger celebra 8 anos com 7 chefs assadores e muita música em evento gratuito para a família

Imagem ilustrativa da imagem A magia do Bolo de Reis nos festejos  natalinos
| Foto: Red Burguer /Divulgação

Eleita Melhor Hamburgueria de Salvador em 2024, pelo prêmio "Sabores de Salvador", a RED Burger celebra 8 anos de história neste sábado, 21, das 10h às 18h, na unidade da Pituba. O evento gratuito, voltado para toda a família, reunirá atrações variadas, muita comida e brindes.Sete chefs assadores trarão o melhor em termos de hambúrgueres na brasa e da cozinha de fogo.Em meio a muita comida boa, os clientes que chegarem cedo serão recebidos com welcome shots de Royal Charlotte e do Purgatório Bar, além de poderem brindar a data especial com Budweiser geladinha, Pepsi Black e drinks assinados pelo premiado Purgatório, entre os Top 500 Bars 2024 do mundo. Além disso, vai rolar Open Food de entradinhas, enquanto durarem os estoques.

Fui ao Mar lança loja virtual

Imagem ilustrativa da imagem A magia do Bolo de Reis nos festejos  natalinos
| Foto: Fui ao Mar/Divulgação

 “Navegue por novos sabores” é a proposta da Fui ao Mar para os consumidores brasileiros. A importadora de pescados e frutos do mar europeus, que aposta em itens das marcas Ati Manel, Jose Gourmet, La Rose e O Melhor do Ribatejo, começa as vendas para todo o Brasil. A loja está no ar deste o dia 12 de dezembro. Com 33 produtos premium no portfólio inicial, a preços que variam entre R$ 46,00 e R$ 201,00 por unidade, a companhia promete revolucionar o mercado gastronômico ao fomentar a cultura do consumo de conservas por meio, por exemplo, da seacuterie board (tábua de frutos do mar), uma excelente opção, inclusive, para as festas de final de ano que se aproximam.

Canais Fui ao Mar

Site: www.fuiaomar.com.br

Loja: https://loja.fuiaomar.com.br/

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

@isabel _qoliveira

b[email protected]

Isabel Oliveira ( facebook)

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco