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Molho de pimenta rosa é a grande novidade na barraca de Mani Reggo

A inovação apresenta características da gastronomia contemporânea, combinando sustentabilidade e criatividade

Publicado sábado, 25 de maio de 2024 às 07:17 h | Atualizado em 26/05/2024, 07:31 | Autor: Isabel Oliveira
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Mudança, renovação. Foi com esse espírito que Celsilene Reggo, a  Mani, vislumbrou novas possibilidades para sua barraca, no bairro de Matatu de Brotas, e criou um molho à base de pimenta rosa, ingrediente que antes utilizava para objetivos farmacêuticos, mas descobriu ter um grande potencial na culinária.

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Diante das mudanças radicais em curso, a empreendedora enfatiza que a reestruturação está totalmente voltada para satisfazer os clientes e afirma que ainda há muito mais por vir.

"Esta mudança acontece neste momento de renovação, que é fundamental no cuidado que tenho com meus clientes. Estou sempre buscando renovar o cardápio, oferecer algo diferente para eles", declara Mani Rego.

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Quando Mani cria um novo molho  para o sanduíche, à base de pimenta rosa, revela estar inserida na tendência contemporânea da gastronomia. Esta tendência é caracterizada pela sustentabilidade, como o uso da aroeira, um ingrediente local e sazonal; pela busca da saúde e bem-estar, ao oferecer uma opção saudável; e pela experimentação de combinações de sabores e técnicas de preparo, resultando em pratos inovadores, como é o caso da mistura da pimenta rosa da aroeira com molho de tomate.

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Essas tendências refletem uma mudança de paradigma na forma como as pessoas atualmente acabam pensando sobre alimentação, combinando preocupações com saúde, sustentabilidade e diversidade com uma abordagem mais criativa e inovadora para a culinária.

“Quando surgiu a possibilidade de criar um molho, uma nova receita, a gente queria trazer elementos regionais. Começamos a discutir sobre algumas coisas que poderiam ser feitas no novo molho, foi então que surgiu a possibilidade da aroeira. Testamos, preparamos e vimos que deu certo.É um molho tradicional à base de tomate, mas ele realmente  se destacou quando a gente acrescentou a pimenta rosa”, revela.

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Essas são apenas algumas maneiras de abordar a renovação na gastronomia. Segundo os especialistas, a renovação na gastronomia é estar aberto à experimentação, ouvir o que pensam os clientes e estar sempre atento às tendências no mundo da gastronomia. Mani conta como foi sua inspiração para criar esse molho.

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“Alguns clientes sempre perguntavam se tinha pimenta. Quando eu fiz uma viagem para a Chapada Dimantina, trouxe um mel com pimenta e as pessoas experimentarem. Quando a gente estava tentando realizar esse novo molho, conversando com Fabiana ( irmã de Mani) , foi ela que me trouxe a ideia da pimenta rosa. Sabendo que os baianos gostam muito de pimenta, tivemos essa ‘sacada’. Quis fazer um molho que fosse mais picante, porque não é comum você colocar pimenta em sanduíches. Geralmente, você coloca pimenta no acarajé, na moqueca, na tapioca, mas o pessoal adora pimenta”, conta.

Depois de abandonar de vez osanduíche x-calabreso, a empreendedora aventureira, como se autodenomina, que até já vendeu brigadeiro, agora aposta em novas abordagens e almeja voos mais altos.

 

"Tenho um plano de continuar empreendendo, e algumas novidades estão por vir, que por enquanto ainda estou estudando. E quanto ao molho de pimenta rosa, ele ficará sim, permanente no cardápio da barraca", afirma.

E vamos nos envolver com essa novidade na gastronomia contemporânea de Mani Rego, que continua trabalhando em sua disputada barraca, oferecendo o molho à base de pimenta rosa.

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INGREDIENTES

3 kg de tomate maduro

1½ cebola

2 colheres (sopa) de azeite

Sal e pimenta-rosa moída na hora a gosto

6 ramos de salsa

3 ramos de cebolinha verde

1 dente de alho

MODO DE PREPARO

Descasque e pique fino as cebolas. Reserve os tomates pelados numa tigela.

Leve uma panela grande ao fogo médio para aquecer. Regue com o azeite, adicione a cebola e o alho picados e tempere com uma pitada de sal e uma de pimenta-rosa. Deixe a cebola cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando, até ficar bem macia e com a cor mais amarelada. Essa etapa do refogado é essencial, pois deixa a cebola com sabor mais adocicado e o molho menos ácido.

Enquanto isso, corte os tomates ao meio e descarte as sementes. Transfira os tomates para o liquidificador em etapas e bata sem acrescentar água. Para um molho mais rústico, com pedaços, bata no modo pulsar para triturar; para um molho tradicional mais fluido, bata até ficar liso.

Junte os tomates batidos à cebola refogada, tempere com sal e misture bem. Deixe cozinhar em fogo médio até começar a ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 1 hora, mexendo de vez em quando, até que o molho fique encorpado. O tempo total de cozimento pode variar dependendo do tamanho da panela.

Prove o molho e, se necessário, acerte o sal. Adicione os ramos de salsa e cebolinha bem picados ao molho e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Acrescente algumas pimentas rosa inteiras para perfumar.

Use imediatamente ou armazene na geladeira por até 3 dias, ou no congelador por até 3 meses.

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NOTA COM HISTÓRIAS & SABORES

 Comida di Buteco revela o campeão da 16ª edição do concurso em Salvador

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No coração da capital baiana, o prato ‘Delícia enroladinha’ de Ricardo Santiago, proprietário do Boteco da Mídia, conquistou o título de campeão do concurso "Comida di Buteco" 2024. Localizado na Rua Nadir Mendonça, nº16 - Pituaçu, em Salvador, o buteco se destacou entre 56 concorrentes espalhados por 35 bairros de Salvador e Lauro de Freitas, marcando presença no maior evento de botecos do país.Com o lema "Transformar Vidas Através da Cozinha de Raiz – Buteco Extensão de Sua Casa", a temática deste ano foi uma homenagem à tradição e à hospitalidade. Refletindo a essência do concurso: conectar pessoas através da gastronomia, o ambiente descontraído e acolhedor dos botecos se tornou palco de histórias e sabores que transcendem o simples ato de comer.

 Burguer Lovers: Five Sport Bar lança combo especial para celebrar o Dia do Hambúrguer

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O Five Sport Bar, maior rede de sport bar do Brasil com oito unidades espalhadas por cinco estados brasileiros, vai comemorar o Dia do Hambúrguer com um lançamento especial: a promoção Burguer Lovers – hambúrguer + refrigerante em lata por R$ 36,90, válida de 27 de maio a 2 de junho. E para celebrar essa paixão mundial, o restaurante escolheu um dos hambúrgueres queridinhos do cardápio: o Jab Burguer, feito com pão brioche, blend especial da casa (180g), queijo cheddar, farofa de bacon, cebola crispy e molho especial do Five. A promoção é válida em todas as unidades Five (exceto Brasília): Salvador (Shopping Paralela), Lauro de Freitas (Parque Shopping Bahia), Itabuna (BA), Maceió (AL), Piracicaba (SP), Vila Velha (ES) e Vitória (ES).

Dia do Hambúrguer: Bob’s oferece sanduíches por apenas R$4,99 no “App do Bob’s”

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O Dia do Hambúrguer, comemorado no dia 28 de maio, está chegando, e o Bob’s, primeira rede de fast food do Brasil, vai oferecer sanduíches por apenas R$4,99 durante a “Semana do Hambúrguer no Bob’s”. Os lanches Bob’s Cheddar e Chicken Crispy participam da promoção exclusiva no App do Bob’s. A oferta é válida de 27 a 31 de maio em todas as regiões do Brasil, para compras nas lojas físicas ou pelo delivery. As promoções não param por aí! Por mais três reais, ou seja, por apenas R$ 7,99 os consumidores poderão saborear o Bob’s Cheddar ou o Chicken Crispy com Coca-Cola sem açúcar.

Dia do Hambúrguer: Healthy by Victoria Cintra sugere o “Nosso Burger”

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Um dos destaques do menu Healthy, o Nosso Burger, é feito com pão artesanal sem trigo, carne de patinho, barbecue saudável, cebola caramelizada, aioli, queijo e mix de alfaces, acompanhado de batata doce rústicaUma das paixões gastronômicas mundiais, o Hambúrguer tem uma data especial no calendário: o dia 28 de maio, quando é celebrado o Dia Internacional do Hambúrguer. Para comemorar, o restaurante Healthy by Victoria Cintra destaca o “Nosso Burger”, um dos pratos queridinhos do cardápio, que alia o sabor da receita autoral com a nutrição dos ingredientes selecionados.  O prato acompanha batata doce rústica (R$ 55).

Em Salvador, seminário discute cadeia produtiva do chocolate da cabruca

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Na Bahia existem pelo menos 100 marcas de chocolate de origem. A economia pulsante da cadeia do cacau e chocolate tem gerado um movimento de qualificação da produção da iguaria. Para contribuir nesse cenário, a Associação dos Produtores de Chocolate do Sul da Bahia (ChocoSul) realiza, nos dias 27 e 28 de maio, em Salvador, o seminário “Chocolate da cabruca, um patrimônio da Bahia”.Gratuita e aberta ao público, a atividade ocorrerá na Unifacs, campus Tancredo Neves, e tem como principal objetivo promover o debate sobre o cenário socioeconômico da cadeia produtiva chocolateira. A programação completa pode ser acessada no link: https://bit.ly/3QY8c4h.

Cuco Bistrô celebra 10 anos e lança Carta de Cachaças e Cachaça do Cuco

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Fundado em 2014 durante a Copa do Mundo de Futebol no Brasil, o Cuco Bistrô comemora em 2024, 10 anos de fundado. Premiado internacionalmente, detentor do  título de melhor restaurante de comida brasileira de Salvador, o restaurante localizado no histórico Largo do Cruzeiro do São Francisco, no Pelourinho, celebra uma década de sucesso lançando sua Carta de Cachaças.Com mais de 150 rótulos selecionados, o Cuco Bistrô tem hoje o maior acervo de cachaças da Bahia. A qualidade comprovada é uma exigência absoluta na escolha dos rótulos. Por isso, no Cuco se pode encontrar 80% das melhores e mais famosas cachaças do Brasil, sejam elas Cristal, Envelhecidas, Premium ou Extra Premium.

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