Novos valores na alimentação marcam estilo de vida de empresária | A TARDE
Atarde > Colunistas > Histórias & Sabores

Novos valores na alimentação marcam estilo de vida de empresária

A nova filosofia baseia-se em alimentos cultivados em uma horta com singular modelo de nutrição

Publicado sábado, 19 de março de 2022 às 00:00 h | Autor: Isabel Oliveira
Cavolo nero é uma espécie de couve típica da região da Toscana
Cavolo nero é uma espécie de couve típica da região da Toscana -

O renascimento estava mesmo no coração da empresária de São Paulo Doris Sochaczeswki.  Dona de uma loja na capital paulista, ela vivia em ritmo frenético, mas resolveu ouvir bem alto a voz do coração, chegando a comentar em entrevista para uma revista famosa a seguinte expressão: “São Paulo estava me matando”.

Na primeira oportunidade, mudou-se para o berço do Renascimento, a Itália, para encontrar-se com um novo estilo de vida, passando um tempo na pacata cidade da Umbria, onde cuidou de sua horta, que se misturava a um jardim espetacular, e trabalhou com suas oliveiras, produzindo azeite. Tudo isso ao lado de dois grandes companheiros, Barolo e Tartufo, um gato e um cão, fiéis companheiros.

Depois de ter morado seis anos na Úmbria, dois deles em meio à pandemia, Doris confessa que se transformou um pouco em ermitã, mas se mudou para a região da Toscana e hoje vive com um pé no campo e outro na cidade, uma vez que a região é bem próxima do centro urbano.  

Há quase um ano na região, ela mora no campo e a dois quilômetros da famosa Florença
Há quase um ano na região, ela mora no campo e a dois quilômetros da famosa Florença |  Foto: Doris Sochaczeswki/Divulgação
 

“Na Úmbria, estava muito isolada; aqui estou no campo, mas muito próxima da cidade de Firenze, uma das poucas do mundo que oferecem essa tipologia de combinação de moradia, por isso me mudei para cá”, conta.

Há quase um ano na região, ela mora no campo e a dois quilômetros do berço do Renascimento, a famosa Florença, ou Firenze em italiano, principal cidade da Toscana e onde teve início o período renascentista. No local, gravitaram grandes nomes que marcaram a arte e a ciência, verdadeiro legado para a humanidade, como Galileo Galilei, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Botticelli, dentre outras personalidades do Renascimento.

“Firenze, na Toscana, é o berço do Renascimento e, de fato, é tudo muito diferente. Vim em busca de uma sociedade com mentalidade mais aberta”, diz sobre a região, um dos centros da civilização etrusca, dominada depois pelos romanos.

Foi na romântica Toscana que a empresária alcançou seus objetivos com maior solidez. O ar italiano parece ter tido um efeito regenerador em Doris, que no processo de mudança se associou a uma horta comunitária com uma filosofia que ela sempre buscou, baseada num novo modelo alimentar. O sistema é bem simples: como a horta precisa de mão de obra constante, os sócios pagam anualmente pelo trabalho desenvolvido e têm direito ao que é produzido durante todo o ano.

"Somos o que comemos, o que pensamos e, portanto, o que emanamos”, diz em um dos trechos do seu Instagram
"Somos o que comemos, o que pensamos e, portanto, o que emanamos”, diz em um dos trechos do seu Instagram |  Foto: Doris Sochaczeswki/Divulgação
 

“O objetivo da Ortobioactivo é trazer um novo modelo de nutrição. Essa da qual sou sócia se chama Horto Bio Ativo. O projeto foi criado para oferecer a possibilidade de consumir hortaliças cultivadas com o método de horto bioativo”, conta. O projeto consiste em comer os alimentos certos para cada refeição, respeitando os valores nutricionais e naturais, levando vitalidade ao corpo e mais força para o dia a dia.

A alimentação, que sempre foi de extrema importância, é hoje vista como filosofia de vida e consolida aquilo que a empresária sempre buscou. Na sua conta do Instagram, onde há muitos seguidores, Doris dá sempre um recadinho, ressaltando a alimentação para uma vida saudável.  

“Para a turma dos saudáveis, que cuidam da alimentação como eu, já que somos o que comemos, o que pensamos e, portanto, o que emanamos”, diz em um dos posts, referindo-se ao seu novo estilo de vida. 

  • Cavolo nero assando no forno
    Cavolo nero assando no forno |
  • O cavolo nero tem um sabor levemente adocicado com um toque amargo no final
    O cavolo nero tem um sabor levemente adocicado com um toque amargo no final |
  • Prato com a cavolo nero
    Prato com a cavolo nero |
 

Embora não se sinta uma exímia cozinheira, ela não é “má na cozinha”, ressalta. “Gosto de comida natural, verduras, legumes, frutas, mas aquilo que a terra oferece no período justo. Não compro em supermercado. Tento passar um pouco como vivo. Na limpeza de casa, também prefiro usar bicarbonato, vinagre”, diz, fiel ao estilo de vida. 

Doris comenta que há muito a aprender sobre a comida do local. “Ainda estou aprendendo sobre a alimentação na Toscana, mas posso enumerar algumas”, conta sobre as delícias da região. 

“Schiacciata con l’uva, uma torta-pão feita com uva, tradicionalmente preparada durante os dias da colheita; biscotto di mezz’agosto, uma rosquinha de anis, que os fazendeiros faziam durante a colheita do grão; o castagnaccio, doce feito com castanha e alecrim, produzido nos meses de outubro e novembro”, enumera.

Doris nos presenteou com uma curiosidade alimentícia, o Chips di Cavolo Nero, ou chips de uma folha chamada cavolo nero, uma espécie de couve típica da região da Toscana e muito comercializada no local. Ela tem um sabor levemente adocicado, com um toque amargo no final e, segundo Doris, a folha desta verdura é muito crocante.

“Chips di Cavolo Nero é muito crocante e acima de tudo um lanche leve e perfeito para qualquer ocasião e pode ser feito com os temperos que preferir”, revela.

Chips di Cavolo Nero, prato que Doris gosta muito
Chips di Cavolo Nero, prato que Doris gosta muito |  Foto: Doris Sochaczeswki/Divulgação
  

Chips di Cavolo Nero

Ingredientes:

2 maços de cavolo nero, que podem ser substituídos por dois maços de couve nacional

Azeite a gosto

Sal a gosto

Pó de alho (pode ser o alho picadinho)

Cebolinha a gosto

Modo de fazer:

Lave bem as folhas e retire a parte central, mais dura. Corte as folhas em pedaços, arrume-as em uma assadeira com papel manteiga. Tempere com azeite, sal, alho em pó e cebolinha. Misture bem com as mãos, espalhando bem. Asse a 150ᴼC por cerca de 15 minutos. Pode-se usar a criatividade e colocar o tempero que quiser, como a páprica doce e o alecrim, por exemplo. 

E buon appetito!!!

NOTAS COM HISTÓRIAS  &  SABORES 

Imagem ilustrativa da imagem Novos valores na alimentação marcam estilo de vida de empresária
 

 KOPENHAGEN APRESENTA MIX DE NOVIDADES PARA A PÁSCOA

As lojas Kopenhagen de Salvador e Lauro de Freitas já estão com as prateleiras recheadas de lançamentos da marca para a Páscoa. Com o tema “É tempo de transformar”, entre as novidades estão o Repleto Mousse Dragê, com ovo de chocolate ao leite, recheio de mousse de chocolate, decorado com confeitos coloridos. Já o Repleto Pão de Mel tem ovo de chocolate amargo com recheio de biscoito doce sabor pão de mel e doce de leite com especiarias, coberto com chocolate ao leite e confeitos de chocolate.

CULINÁRIA BANTU É TEMA DO CURSO

Estão abertas as inscrições para a primeira turma do curso Plantas Ancestrais na Culinária Bantu que vai ocorrer nos dias 03 e 04 de abril de 2022. O curso tem por objetivo formar multiplicadores para alimentação Bantu, ampliar os conhecimentos sobre a utilização das plantas alimentícias da região do Baixo Sul baiano, sistematizar os conhecimentos sobre os usos das plantas tradicionais na culinária afro-indigena, dentre outros conhecimentos. Com direito a certificado, o curso vai ser realizado no Kilombo Tenondé, em Valença. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (93) 992413769 

SORVETES REAL ANUNCIA NOVO MOMENTO DE EXPANSÃO

A empresa Sorvetes Real comemora uma nova etapa na expansão de seus negócios chegando aos mais de 200 pontos de venda ativos - entre lojas próprias, como a Sorvetes Real do Solar - localizada no casarão Solar Amado Bahia, na Ribeira - somadas às novas unidades em bairros turísticos de Salvador, como a Barra e o Rio Vermelho, a nova Sorvetes Real no balneário praiano de Itacimirim, além de ter inaugurado a 1ª loja da Sorvetes Real em Aracaju, em Sergipe. Com mais de 26 anos no mercado e a abertura de novas unidades a empresa 100% baiana se consolida como uma das maiores neste segmento em atuação na Bahia

CASAL BAIANO INOVA E APOSTA EM PANQUECAS DELIVERY

O casal Isabel Lima e Lúcio Muniz resolveu apostar em um novo produto na praça e criou o projeto Panqueca Delivey, que funciona há mais de um ano e traz sabores diferenciados. É possível encontrar, dentre os sabores especiais, salmão com cream cheese e carne seca com banana e catupiry. Já os sabores mais tradicionais levam atum com requeijão cremoso e peito de peru com queijo tipo Minas, só para citar alguns exemplos de dar água na boca. Quem quiser experimentar, basta acessar o Instagram @panquecasdelivery2021. A entrega é realizada em Salvador e Lauro de Freitas no telefone 71 992017617.



Publicações relacionadas