Negra Cor reforça agenda de verão e lança nova aposta para o Carnaval
Confira a coluna July deste sábado, 7

Adelmo Casé e a Negra Cor vivem um fim de semana movimentado no verão baiano. Celebrando 20 anos de trajetória, a banda reforça sua identidade musical e retorna pelo terceiro ano ao Furdunço, com sucessos como Jogue Tudo Pro Alto, Coração Tambor e Vai Dar Praia, além da nova “Música do Carnaval”. No dia 8, Adelmo anima a Carna Run, às 9h, após a corrida, celebrando os participantes com muita música e energia.
Posse
O desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça da Bahia para o biênio 2026-2028, em solenidade simbólica no Fórum Ruy Barbosa. Durante a cerimônia, bastante emocionado, reafirmou o compromisso de fortalecer o Judiciário baiano, valorizar magistrados e servidores e ampliar o protagonismo institucional. A solenidade reuniu autoridades, convidados e foi marcada por tradições e homenagem à cultura baiana.

Conquista
Gustavo Vilas-Boas, filho de Luciana e Fábio Vilas-Boas, foi aprovado em três concorridos concursos de residência médica nas mais renomadas e tradicionais escolas do país: Santa Casa de São Paulo, Unicamp e Unifesp (Escola Paulista de Medicina), conquistando colocações de destaque. O resultado é fruto de muito foco, disciplina, determinação e método, marcas do seu esforço pessoal e da dedicação constante aos estudos.

Intelectual
O escritor e jornalista Jolivaldo Freitas tomou posse como novo membro da Academia de Cultura da Bahia em evento bastante concorrido no auditório do Portobello, reunindo autoridades e os novos integrantes acolhidos pela instituição. A cerimônia foi marcada por homenagens e discursos que destacaram a importância da Academia na valorização das artes e da produção intelectual na Bahia e no Brasil.

Bate-papo
O espetáculo Prima Facie, estrelado por Débora Falabella e dirigido por Yara de Novaes, promove amanhã, às 20h, um bate-papo aberto ao público no Teatro Jorge Amado. A conversa será mediada por Diva Monteiro de Castro, ex-promotora de Justiça do Estado da Bahia, juíza de Direito titular da 1ª Vara dos Juizados Especiais de Irecê e juíza substituta da 2ª Vara Criminal de Serrinha. Diva é graduada e pós-graduada pela Faculdade de Direito Milton Campos, com sólida trajetória no sistema de Justiça.
Cultural
Criadora e diretora do Festival Cultural Yemanjá, que acontece há mais de 10 anos em Nice, Solange Barreto retornou quinta para a França. Na bagagem, levou a força da cultura baiana para o Carnaval de Nice, que começa no próximo dia 11, com o tema "Viva a Rainha!". Por aqui, ela foi jurada na escolha da rainha para o bloco afro Muzenza, e integrou a ação social e ecológica para a proteção da fauna marítima na praia do Rio Vermelho, na véspera da Festa de Yemanjá.
Papa
A Banda Papa está de volta ao Carnaval de Salvador após alguns anos, trazendo emoção e memória afetiva. Sob o comando do cantor João Pípolo, referência histórica do axé, desfila na quinta e sexta no Circuito Barra-Ondina e, no sábado, no Campo Grande. O retorno celebra os 95 anos do Bahia e relembra a histórica carreata de 1988, quando o trio Papa-Léguas conduziu a Seleção Campeã pelas ruas da cidade. Essa história será revivida com o Arrastão Baby Léguas, em um trio sem cordas, levando para a avenida a energia do povo, da música e do futebol.
Aniversários
Hoje (07): Carolina Magalhães, Priscilla Mendonça Santos, Solange Conteville Vianna, Brenda Doria, Marina Prisco Paraíso
Amanhã (08): Pedro Daltro, Gabriela Branco, Josemita Rebouças, Fernanda Matos
Segunda (09): Ju Ferraz, Mozart Guanaes, Adriano Salles Filho, Márcia Sacramento Felipe
Entrevista Alma Baiana no Carnaval com Binho Ulm, sócio do Camarote Brahma

O Camarote Brahma Salvador chega à quarta edição em 2026. O que evolui na operação e na experiência do público?
Chegar à quarta edição significa amadurecimento. O Camarote nasce de uma escuta atenta do momento cultural do país, das transformações do Carnaval e da própria cidade de Salvador. Em 2026, isso se traduz em uma operação mais afinada, experiências mais integradas e um conceito claro: viver o Carnaval como espaço de liberdade, expressão e fantasia contínua.
Quais aprendizados das edições anteriores foram decisivos para o Carnaval 2026?
O principal aprendizado foi entender o fluxo, o comportamento e o desejo do público. A partir disso, aprimoramos circulação, serviços, atendimento e programação, sempre buscando equilíbrio entre intensidade, conforto e segurança, sem perder a essência da festa.
Como a parceria com a Brahma se materializa dentro do camarote?
Brahma está presente como conceito e atitude. Ela influencia a curadoria artística, as ativações, a estética do espaço e a forma de se relacionar com o público. É uma parceria construída a partir da cultura, da música e da celebração coletiva, em sintonia com a história da marca no Carnaval brasileiro.
Que papel o Camarote Brahma Salvador ocupa hoje no Carnaval da cidade?
O camarote ocupa um lugar complementar dentro do Carnaval de Salvador. Ele valoriza artistas, movimenta a economia criativa, gera empregos e projeta a cidade nacional e internacionalmente, ao mesmo tempo em que respeita a rua como coração da festa. A missão é clara: fortalecer o Carnaval, criar experiências positivas e manter uma relação verdadeira com Salvador.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
