Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por Levi Vasconcelos

ACERVO DA COLUNA
Publicado Tuesday, 23 de April de 2024 às 0:00 h | Autor:

AtlasIntel mostra que campanha será o definidor no duelo em Feira

Confira a coluna de Levi Vasconcelos

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem AtlasIntel mostra que campanha será o definidor no duelo em Feira
-

O resultado da pesquisa Atlas Intel ontem divulgado por A TARDE, dando 39,3% para Zé Ronaldo (UB) contra 36,5% de Zé Neto (PT) e 10,3% de Pablo Roberto (PSDB), carimba as observações dos jornalistas feirenses assim sintetizadas: Ronaldo parte como favorito, mas o jogo ainda vai ser jogado.

Ronaldo tem a seu favor os 24 anos em que comanda a política local, os links com outros prefeituráveis como Zé de Arimatéia (Republicanos) e Capitão Alden (PL) que já desistiram para apoiá-lo, e tem contra a solidão (sem o prefeito Colbert Martins e sem ACM Neto).

Já Zé Neto tem a favor Lula e Jerônimo, este morador de Feira e dando evidentes sinais de que quer ganhar lá, a primeira vez que isso acontece na era do PT. Tem como desvantagem as sucessivas derrotas, atribuídas a pouca capacidade de aglutinar.

Imitação —E será que Feira de Santana vai reeditar o que aconteceu em 2022 na Bahia, um candidato liderando as pesquisas o tempo todo (ACM Neto), mas sem referências federais, o que o levou a adotar o tanto faz e o outro externamente (Jerônimo) bem apoiado que na hora H chegou na frente?

Claro que há diferenças. Jerônimo era desconhecido, Zé Neto, ao inverso, é conhecido por cinco derrotas consecutivas. E Ronaldo, diferentemente de Neto, não é o novo chegando, pelo contrário, é o velho querendo prevalecer.

Mas o deputado Robinson Almeida (PT), amigo e aliado de Zé Neto, acha que este só tende a crescer na medida em que a campanha avançar. ‘Acho que podemos chegar no 1º turno’.

Colaborou: Marcos Vinicius

Rejeição de Colbert, um ponto que faz a diferença no jogo 2024

O ato que lançou Zé Ronaldo semana passada foi marcado para 16h, o prefeito Colbert Martins, que não foi convidado, baixou uma determinação: todo mundo teria que cumprir o expediente normal, que vai até às 18h.

Foi por isso que a presença de auxiliares diretos de Colbert Martins não existiu. Ronaldo foge dos estratosféricos números de rejeição de Colbert, mais de 70%. Acha que assim só tem a ganhar, mas aliados de Zé Neto dizem que seja qual for a circunstância, Ronaldo só tem a perder.

É por aí que o time de Zé Neto festejou a pesquisa da AtlasIntel. Abordado ontem sobre o resultado da pesquisa, o deputado Zé de Arimatéia (Republicanos), que desistiu da candidatura para apoiar Ronaldo, diz que está tudo nos conformes.

— Sempre foi assim, Ronaldo começa mal e acaba bem.

Na Feijoada do Angelo Tetê

Angelo Almeida, deputado do PSB, licenciado na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, quando menino lá em Feira de Santana tinha o apelido de Tetê.

Pois ele mantém a tradição fazendo na micareta a Feijoada do Tetê, já uma tradição que se repetiu no último sábado. Claro que o clima era momesco, mas lá estiveram o deputado Pablo Roberto e o prefeito Colbert Martins, em tese, adversários.

Temóteo Brito, mais um ator do sul fora de cena

Antigo povoado de Arrepiado, de Alcobaça, depois São José do Itanhém, assim era chamada a área de Teixeira de Freitas (que também pegou um pedaço de Caravelas), até emancipar-se em 1985. Em outubro do mesmo ano elegeu o empresário e pecuarista Temóteo Alves de Brito primeiro prefeito.

Temóteo saiu de cena neste fim de semana, aos 82 anos. E como o Arrepiado cresceu no embalo da extração de madeira, ele dizia:

— Se as leis de antes fossem como as de hoje, Teixeira de Freitas não existiria.

Temóteo seria prefeito três vezes, até 2020, e duas deputado estadual. Em 21 de abril de 1991, o radialista Ivan Rocha desapareceu e atribuíram a ele. Negava. Morreu, mas a dúvida ficou.

Assuntos relacionados

A TARDE Atlas Intel PT UB Zé Neto zé ronaldo

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco