Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por Levi Vasconcelos

ACERVO DA COLUNA
Publicado sexta-feira, 10 de outubro de 2025 às 8:27 h | Autor:

Com Lula cá, a candidatura de Rui ao Senado ganha gás. É ele o mentor

Confira a coluna de Levi Vasconcelos desta sexta-feira, 10

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Lula deu aval para que Rui Costa saia da Casa Civil para disputar vaga no Senado pela Bahia
Lula deu aval para que Rui Costa saia da Casa Civil para disputar vaga no Senado pela Bahia -

Na Bahia ontem Lula encheu a banda governista, com Jerônimo na cabeça, de gás. E também botou pilha na candidatura de Rui Costa ao Senado, ao declarar, na rádio Piatã, que não iria impedir, em hipótese nenhuma, ministros que tenham condições de chegar ao Senado, de se candidatar.

Citou que Rui Costa é um deles. Mas nos bastidores, se diz que é muito mais que isso. O próprio Lula é quem está interessado em ver Rui lá, por um detalhe elementar. Ano que vem vai partir para disputar o quarto mandato presidencial e precisa formar, no Congresso, uma bancada mais favorável do que a configuração atual.

Tudo sobre Levi Vasconcelos em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Mais que isso, Lula é amigo pessoal do senador Otto Alencar, o líder do PSD na Bahia. E os dois têm conversado muito sobre as estratégias para 2026.

ZÉ RONALDO – E já que no cardápio de ontem 2026 estava na mesa, o prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo (UB), entrou no tempero. Ao lado de Lula e Jerônimo, ele assinou contrato com a Caixa Econômica Federal, via o presidente Carlos Vieira, de R$ 200 milhões para obras de infraestrutura urbana justo lá em Maragogipe, na visita presidencial para celebrar a volta do Estaleiro Enseada, em São Roque, Maragogipe.

Falta pouco menos de um ano para as eleições de 2026, mas pelo que se viu ontem, o cenário agora configurado deixa Lula numa posição bem confortável, no Brasil em geral e particularmente na Bahia, com Jerônimo à frente.

Alba decide hoje se a prisão de Binho Galinha é correta ou não

A prisão do deputado Binho Galinha (Patriota) é constitucional ou não? É exatamente a resposta para esta pergunta que os deputados baianos darão na sessão extraordinária que a Alba fará hoje (10h) para apreciar o caso. No parecer da CCJ está dito que é inconstitucional, mas também que o STF jáabriu precedente em circunstâncias similares.

Prognosticar o resultado é coisa para vidente. A votação é secreta e os deputados evitam comentar o assunto. Aliás, a sessão de hoje tem uma série de restrições. Uma delas: a imprensa não terá direito a acesso ao plenário, como normalmente acontece.

A notícia de que o ministro Hernan Benjamin, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou ontem um pedido de habeas corpus para Binho, segundo alguns, agravou o problema.

Os 80 anos da Novonor

Se vivo fosse, o engenheiro Norberto Odebrecht teria completado 105 anos ontem. Por iniciativa do deputado Eduardo Salles (PP) a Alba celebrou a data ontem, que valeu também para os 80 anos da Novonor, a antiga Construtora Odebrecht, e os 60 da Fundação Norberto Odebrecht.

Segundo Eduardo Salles, até ficou parecendo que a retomada do Estaleiro Enseada foi um presente. E foi.

Numa semana cavernosa, a exposição sobre cavernas

Quem imperou esta semana no saguão de entrada da Assembleia foi Marciel de Souza, de Campo Formoso, comerciante e guia turístico, com a exposição fotográfica As maravilhas subterrâneas: o submundo das cavernas. Ele pesquisa e cataloga novas cavernas com seus sítios e pinturas rupestres, já viu 75, mas diz que há muito mais.

– Falta investimento. Eu faço tudo por conta própria, sem qualquer tipo de incentivo.

Ele diz que na Bahia registra 2.975 cavernas, a terceira melhor posição, atrás do Pará e de Minas, de um total de 29 mil formações. Seja como for, funcionários da Alba brincaram. Disseram que numa semana cavernosa com o caso Binho Galinha, a exposição ficou ‘no clima’.

REGISTROS

Dia do alimento 1

De terça a sábado da semana que vem a Cúpula Global para uma Transição Agrícola Justa (JAT Summit) vai reunir representantes de países da América, Europa, África e Ásia no encontro para debater Agricultura Regenerativa e Justiça Alimentar. O encontro celebra o Dia Mundial do Alimento.

Dia do Alimento 2

O detalhe é que o encontro terá duplo cenário baiano: terça, quarta e quinta será em Salvador, no Hotel Deville, sexta e sábado em Pintadas, na região de Ipirá, no semi-árido, onde o pessoal conhecerá iniciativas comunitárias de agroecologia e regeneração ambiental.

Boteco do França

O Botecodo França, referência gastronômica no Rio Vermelho, está celebrando os seus 25 anos anunciando com o dono, Zé Raimundo, uma novidade: está abrindo uma nova unidade em Praia do Forte. Os turistas que adoram os frutos do mar cá, agora vão adorar lá também.

Direto de Barrocas

Almir de Maciel (PT), prefeito de Barrocas, está causando sensação na sredes.Ele aparece em vídeo celebrando a inauguração de um quebra-mola no povoado do Tocó.

COLABOROU: MARCOS VINICIUS

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco