Everaldo Anunciação, a morte que faz o PT baiano chorar. Era fundador
Confira a coluna de Levi Vasconcelos desta quinta-feira, 21

Os petistas, que há quase 20 anos governam a Bahia, até celebraram a pesquisa da Quest ontem divulgada dizendo que os índices de desaprovação de Lula caíram e, no Estado, ele lidera as intenções de voto com 60%, mas logo veio a notícia que instalou o clima de pesar.
Everaldo Anunciação, um dos fundadores da legendano Estado, ex-presidente estadual do partido, também ex-presidente emIlhéus e ex-vereador em Itabuna, cogitado para disputar as eleições de julho deste ano, morreu aos 65 anos.
Martiniano Costa, ex-presidente da CUT na Bahia, colega de trabalho na Ceplac e amigo da vida inteira, conta que foi surpreendente.
– Em abril chegamos a conversarsobreapossibilidadedele disputar a presidência estadual. Notei ele meio reticente. Já estava doente, vinha fazendo exames, mas não dizia.
UM IRMÃO – Martiniano sintetiza a relação: ‘Não era um amigo, era um irmão’. Ele conta que Everaldo tinha um tumor na cabeça, foi operado em São Paulo, mas os médicos disseram que a recuperação poderia ser em Salvador, com a ressalva: o cenário não era bom.
– Ontem (anteontem) à tarde Vítor, o filho dele, já nos dizia que o quadro era bem delicado, os médicos alertaram a família. Até que hoje (ontem) por volta das 3h da tarde, veio a notícia triste.
Everaldo deixa viúva D. Madalena e os filhos Vítor, Larissa e Iago, este último adotado, mas sempre tratado como legítimo.
Fecomércio mostra o que é que o baiano tem no ‘Vai Turismo’
Representações do povo de santo e a distribuição de canecas de barro feitas emMaragogipinho, povoado de Aratuípe, fizeram a alegria no Vai Turismo, evento realizado ontem na Casa do Comércio pela Confederação Nacional do Comércio.
Kelsor Fernandes, presidente da Fecomércio-Ba, diz que do ponto de vista econômico o turismo baiano vai bem.
– O turismo equivale a 10% do PIB brasileiro, gerando 500 atividades em diferentes níveis. Salvador, por exemplo, superou R$ 4 bilhões em retorno financeiro este ano. A Bahia teve um salto de crescimento, superando o Rio de Janeiro.
Maurício Bacelar, secretário de Turismo do Estado, diz que a Bahia tem 122 municípios turísticos reconhecidos pelo Ministério do Turismo.
– Mas para mim, todos os 417 municípios baianos são turísticos, todos têm o seu charme.
Mar Grande sem terminal
Esperneando porque a agência do Banco do Brasil lá fechou sexta por conta de uma máquina que deu defeito após queda de energia, e até ontem não reabriu, Mar Grande, a capital de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, agora chora também o fechamento do terminal pela Agerba. Igor Pinho (MDB), o prefeito de Vera Cruz, protestou:
– Nem um aviso prévio teve, apesar do terminal ser essencial em Mar Grande. Suzana manda o recado com ‘Natureza interior’
Quem impera no salão de entrada da Assembleia esta semana é Suzana Pimentel, com a exposição ‘Natureza interior’. Formada em Ciências Sociais e artista plástica por vocação, ela usa tinta acrílica em suportes variados como papel, tela e madeira para dar o seu recado
– Sempre atuei profissionalmente nas áreas de educação e humanidades. Essa mostra reflete o mundo sensível e vasto da natureza. Baiana de Salvador, com mais de 20 anos lidando com os pincéis, ela tem obras em acervos de galerias e com colecionadores particulares pelo Brasil afora, na Europa e também nos EUA.
– Manja aquela música ‘Tocando em frente’? É assim que eu vou, tocando em frente.
REGISTROS
Flavio Dino cá 1
Além de receber o título de Cidadão Baiano na Alba amanhã pela manhã, Flávio Dino, ministro do STF, vai também ao Seminário Nacional promovido pela Associação dos Advogados e Advogadas pela Democracia, Justiça e Cidadania, onde fará a palestra O Judiciário como guardião da democracia.
Flávio Dino cá 2
O Seminário da ADJC começa hoje (17h30) e vai até amanhã durante o dia, no auditório da Unifacs (Av. Tancredo Neves). Lá também estarão José Eduardo Cardozo, ex-ministro da Justiça, Daniela Borges, presidente da OAB-Ba, Orlando Silva, deputado federal, e Marlúcia Bonifácio Martins, do Museu Paraense Emílio Goeldi.
Prêmio CBPM
A Companhia Baiana de Pesquisas Minerais (CBPM) lança hoje (9h30) o Prêmio de Jornalismo – Mineração e Sustentabilidade. Henrique Carballal diz que a ideia é estimular a compreensão do que é a mineração nestes tempos de preservação ambiental.
Viva a tartaruga
Geraldo, Mazinho e Wallace, pescadores de Mucuri, no extremo sul, viraram heróis. Eles resgataram em alto mar uma tartaruga-cabeçuda ferida. O Projeto Tamar foi acionado.
COLABOROU: MARCOS VINICIUS
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.