Na Alba, antes quem obstruía era a esquerda, mas agora é a direita
Oposição usa obstrução regimental e prolonga sessão da Alba por mais de sete horas

No processo de obstrução na Alba, a oposição usa todo o tempo a que tem direito, inclusas as concessões de aparte. E foi exatamente isso que os adversários de Jerônimo fizeram anteontem. Resultado: a sessão começou às 15h, terminou 22h50, mais de sete horas e meia depois.
Os oposicionistas bateram de todo jeito, os governistas não deram um piu. Lógico, se falassem só iam postergar mais. Detalhe curioso: antigamente, era a esquerda que fazia isso no tempo de ACM, agora é a direita quem faz na era do PT.
A deputada Ivana Bastos (PSD), presidente da Casa, bateu na mesma tecla:
– É um retorno aos velhos tempos de grandes embates.
Aceleração – E vai ter mais. Ela diz que, após o feriado de Nossa Senhora da Conceição da Praia, o ritmo das votações será acelerado.
– Voltaremos a ter uma casa calorosa. Na próxima terça, iniciaremos o primeiro turno da LDO. Na quarta, também teremos votação das pautas pendentes, para que possamos limpar a pauta e entrar no recesso.
A reação da oposição aconteceu depois que ACM Neto deu um pito na bancada, pedindo para endurecer. E foi atendido. Mas, no frigir dos ovos, deu agora o que dava antes: saiu tudo como o governo quer.
O deputado Adolfo Menezes (PSD), ex-presidente da Alba, até recebeu um telefonema da esposa, Denise, porque estava demorando muito de chegar em casa. Ele que se prepare. A oposição diz que vai ter mais. Até porque, 2026 tem eleição.
Encourados de Pedrão querem volta ao 2 de Julho com cavalos
OsEncourados de Pedrão, um grupo de vaqueiros que lutou na Independência da Bahia, puxados pelo Frei Brayner, desfilavam no 2 de Julho trajados precisamente como foram à guerra, com gibão de couro, montados em cavalos.
Coisa de 12 anos atrás, os defensores dos animais fizeram tanta pressão que eles foram rifados, em nome de supostos maus-tratos. É o resgate dessa história pela qual Pedrão está empenhado, diz Marcel Machado, que esteve na Fenagro defendendo a causa, que é do prefeito Marcílio Menezes (MDB).
– Não tem sentido, a proibição. Os Encourados formam o único grupo que representa no 2 de Julho a história como ela foi.
Na Fenagro, com os Encourados presentes, com cavalos e tudo, Jerônimo prometeu que vai entrar na luta fazendo tudo o que estiver ao alcance dele.
Paulo Câmara, grande criador
Presente, ontem, na Fenagro, acompanhando integrantes da Comissão de Agricultura da Alba que foram visitar o espaço, com o presidente, Manuel Rocha (UB), à frente, o deputado Paulo Câmara (PSDB) ganhou gargalhadas quando foi abordado: você cria alguma coisa?
– Crio, sim. Confusão, é só o que eu sei.
Presente, o colega Raimundinho da JR (PL) emendou:
– Conheço gente que faz isso bem melhor que ele.
Alunos de escola em Itapuã fazem a festa na Fenagro
Alunos da Escola Estadual Marechal Mascarenhas de Morais estiveram, ontem, na Fenagro, e dizem ter adorado, como Sara Alves Paranhos, 13 anos.
– Adorei os cavalos, mas gostei de tudo.
Já Julieta Marcelle Ventura de Jesus, também 13 anos, diz ter adorado a Casa do Papai Noel, com uma ressalva enfática:
– Mas também quero ver os animais e o Museu (de Anatomia Veterinária).
João Guilherme Monteiro, que já veio no ano passado e gostou, este ano voltou, diz que adora a convivência com cavalos, bois, participar dos jogos e, o mais importante:
– É a convivência com as pessoas, os colegas e também os que estão no Parque. Uma delícia.
REGISTROS
Starlink na cabeça
Os carros dos deputados estaduais baianos cedidos pela Alba todos têm starlink, a conexão de internet de qualquer lugar, direto do satélite que gira no espaço, do milionário norte-americano Elon Musk. Um deles disse que foi uma santa providência: “‘A gente fala com o mundo do meio do nada”.
Setembro Verde
A Escola do Legislativo da Alba e a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos realizam, hoje, das 8h30 às 18h, o Setembro Verde, que inclui a Premiação para Pessoas com Deficiência.
Dr. Agnelo
Diz o deputado Ricardo Rodrigues (PSD) que a morte do médico Agnelo Almeida Barreto Neto, aos 70 anos, ocorrida no último fim de semana, causou grande consternação em toda a região de Irecê. Ele trabalhou no Hospital Regional e também foi prefeito de Presidente Dutra, onde morava e era tão querido quando respeitado.
Geraldo Castro
Quem também decretou luto foi a prefeitura de Casa Nova, pelo falecimento de Geraldo dos Santos Castro, ex-prefeito do município e tio do atual prefeito, Anisio Viana (PSDB), que é parente do deputado federal Adolfo Viana (PSDB).
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
