Editora Victor põe holandês a correr
Confira a coluna Tempo Presente
O interesse do governo da Espanha em divulgar a contribuição ibérica na formação do povo brasileiro mobiliza recursos para produção de novo livro da editora Victor sobre a expulsão dos holandeses da Bahia em 1625.
A Companhia das Índias Ocidentais, embrião do que se entende hoje por “empresa multinacional com fins lucrativos”, formou seu exército em Amsterdã, tendo ocupado facilmente a baía de todos os santos.
Sem a ação militar envolvendo a aliança entre Portugal e Espanha, poderiam ter permanecido em Salvador os soldados de Maurício de Nassau, mas renderam-se onde hoje é o Colégio da Soledade.
Todo este enredo está dominado pelo professor da Universidade de Salamanca, Jairdilson Paz, no projeto compartilhado pela editora Izabel Delmondes, a escritora Aninha Franco; quem está com o pincel pronto para ilustrar é Paulo Serra.
– Uma publicação com este alcance poderá ajudar a entender a participação da Espanha nesta guerra, e os seus efeitos para construção da futura pátria brasileira, dois séculos depois – afirma a editora.
Neste tempo, chamavam-se brasileiros os trabalhadores envolvidos na extração do pau-brasil, portanto não se pode dizer da Espanha algum heroísmo em defesa dos nativos.
Leia Também:
Izabel Delmondes está empolgada com o recente sucesso do livro de cordel ilustrado por Paulo Serra, “A vida e a saga de Garcia D’Ávila”, prefaciado e aprovado com menção honrosa por Antonieta d’Aguiar Nunes, decana da inteligência baiana.
Aluna de Cid Teixeira e entusiasta da produção e difusão de conhecimento, Delmondes espera editar a preciosidade, na capital mais apropriada, pois a maior comunidade de origem espanhola está em Salvador, vindos da Galícia em 1933.
Brinquedos e amor
“Amor em forma de brinquedo” é o lema de uma ação de arrecadação para mobilizar recursos de estudantes, famílias e a cidadania em geral em prol de instituições sociais de Salvador.
A campanha, desenvolvida por uma unidade de educação da rede privada de Salvador segue até hoje, data final para entrega de doações em pontos situados na Paralela, no Litoral Norte e na Praia do Forte. Realizada com apoio do Rotary Club da Bahia, a ação integra o Projeto “Transformar”.
São mais de dez instituições a receber os brinquedos, entre as quais a Creche Mãe Nildete, a Santa Casa de Misericórdia, o Lar Vida e o Instituto de Cegos da Bahia.
POUCAS & BOAS
- A Caravana do Comitê de Cultura da Bahia chega, hoje, ao Território Litoral Sul da Bahia para a Festa Literária de Itacaré (Flicaré), que foi aberta ontem. Com o tema, ‘Pelos caminhos das águas de Itacaré: saberes e fazeres artísticos e culturais’, o evento tem oficinas e rodas de conversa, além apresentações de grupos culturais e escolares. O evento termina amanhã movimentando a praça São Miguel, o Observatório da UESC, dentre outros locais.
- Começa, nesta quinta-feira, no Campus III da Uneb, em Juazeiro, o workshop ‘Agricultura de precisão, biotecnologia e sustentabilidade: tecnologias para a horticultura no semiárido’. Voltado para estudantes, produtores e profissionais, o evento foca em estratégias para garantir uma produção eficiente e ecologicamente responsável. A promoção é do Programa de Pós-Graduação em Agronomia: Horticultura Irrigada, do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da universidade.
- Em Itabuna, a administração municipal publicou, ontem, no Diário Oficial, os termos de doação de terreno para construção do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) na cidade. A doação foi apreciada e aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores, onde tramitou em regime de urgência. Localizado no entroncamento das rodovias federais BR-101 e BR-415, na antiga Fazenda Bananeira, o instituto vai reforçar a rede de ensino técnico e superior regional.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.