Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da redação, com Paulo Leandro e Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado domingo, 13 de abril de 2025 às 5:00 h | Autor:

Sandro Magalhães de volta à gestão cultural

Confira a coluna Tempo Presente de hoje

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem Sandro Magalhães de volta à gestão cultural
-

A primeira semana do novo diretor geral da Fundação Pedro Calmon, Sandro Magalhães, já deu bem uma ideia de o quanto a gestão multicultural na Bahia ganhou um reforço com sua contratação.

O convite do governador Jerônimo representa a volta à Secretaria de Cultura de um seus quadros mais produtivos, tendo atuado como superintendente na gestão do saudoso Jorge Portugal.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

"Retorno à SecultBA em um momento simbólico, celebrando os 18 anos da Política de Territorialização da Cultura, um marco para as políticas culturais na Bahia", lembrou Sandro Magalhães, natural de Serrinha, a 183 quilômetros de Salvador.

O compromisso do gestor é o de ampliar esse legado, fortalecendo parcerias com as universidades, ao fomentar a pesquisa e consolidar ações estratégicas, como as feiras literárias. O investimento previsto chega a R$ 24 milhões, com a realização de 81 eventos em todo o estado.

Leia Também:

A primeira agenda de Sandro Magalhães como diretor geral foi uma visita à Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, localizada na Praça Almeida Couto, no bairro de Nazaré.

Sandro Magalhães é tido como um dos mais preparados quadros do PT e muito bem avaliado por lideranças do partido, tendo integrado o Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia, e participado recentemente da mesa redonda “20 anos em movimentos de memórias e futuros compartilhados no pós-cultura”.

O gestor deixou uma imagem positiva de seu trabalho anterior na Secult, pela capacidade de planejamento e organização das equipes de trabalho, resultando num entrosamento pleno de todos os setores, verificado no êxito dos trabalhos propostos.

POUCAS & BOAS

- Termina neste domingo, 13, a visita ao Brasil de 19 alunos da Casa Familiar de Ploudaniel, escola agrícola localizada no extremo oeste da França. Há uma semana eles chegaram no Oeste do estado para conhecer o trabalho desenvolvido pela Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa). Em Luís Eduardo Magalhães o grupo visitou o Centro de Análise de Fibras, o Centro de Treinamento e Tecnologia (CT), áreas de Sustentabilidade e Fitossanitário da entidade e a Fundação Bahia. Os estudantes conheceram também fazendas produtivas e pontos turísticos regionais.

- A comunidade católica de Vitória da Conquista participa hoje da programação de abertura da Semana Santa com a tradicional missa solene de Ramos e procissão em todas as paróquias. Na catedral Nossa Senhora das Conquistas as missas serão às 8h, 12h e 19h. Neste domingo acontece também em todas paróquias do Brasil o principal dia da coleta da Campanha da Fraternidade, da CNBB, que este ano tem por tema ‘Fraternidade e Ecologia Integral’.

- O projeto ‘Cia. Teatrando apresenta: Uni-Du-Ni-Tê – Revisitando Brincadeiras de Rua e Cantigas de Roda’, estará amanhã na Apae/Barreiras, a partir das 9h15. Com texto de Ruth Guimarães e Ramon Souza, que estará no palco com Lanna Seixas, Klessia Rilen e Cleide Vieira, o grupo circula com o espetáculo teatral em espaços de apoio a crianças e adolescentes da cidade, em apresentações gratuitas. Contemplado pela Lei Aldir Blanc/2024 o espetáculo conta com tradutor de Libras.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco