PREPARO
Entenda como funciona o TAF em concursos de carreira policial
Cada estado costuma ter o seu edital com critérios do exame definidos de acordo com as normas
Por Carla Melo
Quem tem interesse em se jogar na carreira policial, tem que se preparar, além das provas objetivas e discursivas, para o Teste de Aptidão Física (TAF) - etapa avalia a capacidade de candidatas e candidatos para suportar, física e organicamente, as exigências do ensino das atividades policiais a que será submetido durante o Curso de Formação Profissional.
Seja para policiais militares, civis, bombeiros, como também para investigador, delegado, escrivão e guardas civis municipais, o TAF também faz parte do processo de certame. Esta fase costuma exigir do concurseiro um preparo físico mais prático e constante. Na Bahia, para realizar o TAF, o candidato precisa ter um atestado médico que indique a condição física e mental para a realização de esforços físicos intensos.
O TAF é composto por quatros testes físicos para Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar (CFOPM): barra fixa dinâmica ou estática; corrida de velocidade (50 metros), corrida em 2.400 metros e natação de 25 metros, ou cinco testes físicos para o Curso de Formação de Oficiais do Bombeiro Militar (CFOBM): apoio de frente sobre o solo; abdominal remador; corrida de velocidade (50 metros), corrida em 2.400 metros e natação de 100 metros para o CFOBM.
Leia também
>> Confira os concursos policiais previstos no Nordeste para 2024
>> Correios divulga editais de concurso com mais de 3 mil vagas imediatas
>> Veja 4 dicas de como se preparar para o concurso dos Correios
O teste de aptidão física para Policiais Federais costuma ser composto por quatro testes: barra fixa, impulsão horizontal, natação (50 metros) e corrida de 12 minutos. Segundo o professor de Educação Física Rubiraci José dos Santos, o teste para essa carreira costuma ser mais rígido porque exige um preparo maior.
“Os requisitos para essas carreiras precisam ser analisadas no edital, e costumam ser bastante rígidas. Muitas vezes, quando o candidato perde em uma etapa costuma ter maior tempo para repetir o teste, com maior tempo. Na PF e PRF não. Geralmente o tempo é curto”, explica o preparador físico.
Além disso, o TAF é uma etapa obrigatória também para quem quer se tornar polícia penal, polícia civil, polícia técnica e entre outros cargos e carreiras. Não existe uma lei federal que estabelece regras para os testes de aptidão física.
Segundo a professora Gi Paulino, cada estado costuma ter o seu edital com critérios do exame definidos de acordo com as normas de cada estado e do edital do concurso.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes