LANÇAMENTO
Artesãs quilombolas lançam coleção que fez sucesso na SPFW
Adereços artesanais unem moda, cultura afro-brasileira e impacto social
Por Da Redação
Unindo arte, moda, ancestralidade e impacto social, a coleção Axé Raízes do Quilombo, que conta com adereços confeccionados por 25 artesãs do Quilombo Pitanga dos Palmares e Dandá, vai ser lançada neste sábado, 9, às 10h, na Casa do Artesanato da Bahia, em Salvador.
Leia também:
>> Acessórios produzidos por quilombolas são usados na SPFW
>> Produtores baianos acompanham destaque do algodão em desfile da SPFW
>> Baiano ganha destaque como diretor de desfiles na SP Fashion Week
Nascida do Projeto Collab Artesanato da Bahia com Meninos Rei, a coleção de acessórios é uma criação conjunta das artesãs quilombolas com os estilistas Céu e Junior Rocha para a coleção Suco de Axé, da marca de moda autoral baiana Meninos Rei. Chapéus, bolsas, colares, brincos e outros acessórios confeccionados em palha de piaçava, palha da costa e miçangas foram destaque na São Paulo Fashion Week (SPFW) 2024.
Além de valorizar a identidade cultural e a estética afro-brasileira, o projeto tem como objetivo a inclusão socioprodutiva, a geração de renda e o empoderamento econômico das artesãs baianas, incentivando a continuidade dessas tradições.
As artesãs passaram por uma qualificação de três meses e houve um processo imersivo de criação e confecção, que resultou na produção da coleção de acessórios Axé Raízes do Quilombo com 170 peças. “Estamos muito felizes. É a realização de um sonho coletivo, que só está sendo possível pela confiança em nosso trabalho. Agora queremos ganhar o mundo”, destacou Néa Santos, representante da Associação Raízes do Quilombo.
Para Weslen Moreira, coordenador de Fomento ao Artesanato da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a coleção Axé Raízes do Quilombo marca um momento histórico para o artesanato da Bahia.
“Foi muito importante ver o talento das artesãs quilombolas, que expressam em suas peças histórias e valores da cultura afro-brasileira, brilhando na última edição da São Paulo Fashion Week ao lado da Meninos Rei. Provou que nosso artesanato é moda, é arte e tem um potencial gigante para impulsionar a economia criativa e gerar renda de forma sustentável”, pontuou.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes