LITERATURA
Leve e leia: Ação troca respostas certas por livros na FLICA
Estudantes são submetidos a um quiz literário e, quem acerta, ganha um livro
Por Matheus Calmon
Uma pergunta correta pode render um livro ao acertador. Este é o mote de um stand batizado de 'Leve e Leia', promovido pela Fundação Pedro Calmon. A ação é uma das atividades presentes na Festa Literária Internacional de Cachoeira, no recôncavo baiano, que acontece nesta semana.
Verônica Donato, diretora da Fundação Pedro Calmon, explica que a ideia é promover ações de democratização do livro e da leitura. A mecânica dessa ação é que consiste na aplicação de um quiz literário aos estudantes. Quem acerta, ganha um livro.
"As perguntas são acerca da literatura brasileira e à medida que os alunos acertem a pergunta eles são presenteados com o título da literatura brasileira", explica Donato. Ela lembra que a Fundação esteve presente na maioria das 11 edições da FLICA.
A ação tem como público alvo principal os estudantes com 12 anos e a escolha dos livros é realizada em curadoria interna. Segundo Verônica, ao contrário do que muitos pensam, muitos jovens têm interesse em literatura.
"Nossos jovens leem e leem bastante. Tem sido extremamente gratificante as nossas visitas, os olhinhos brilham, a curiosidade tá aí, a todo gás. E especialmente no 'Leve e Leia', tem aquela sensação: 'será que eu vou acertar? Será que eu vou errar?'. E tem sido uma grata surpresa pra nós: eles sempre acertam", conclui a diretora.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes