Série aborda enfrentamento ao abuso sexual infanto-juvenil | A TARDE
Atarde > Cultura > Televisão

Série aborda enfrentamento ao abuso sexual infanto-juvenil

Publicado quarta-feira, 10 de dezembro de 2014 às 09:00 h | Autor: Da Redação

A violência sexual praticada contra crianças e adolescentes é o tema da série Que Abuso é Esse?, que estreia no Canal Futura amanhã, às 20h15, na semana do Dia Mundial dos Direitos Humanos, comemorado nesta quarta-feira, 10.

A narrativa, desenvolvida a partir de uma parceria técnica com a organização não-governamental Childhood Brasil, faz uso de linguagem lúdica para tratar esta que é uma das mais graves violações de direitos humanos de crianças e adolescentes prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº 8.069, de 1990, e aprofundar os debates sobre o tema.

Com oito episódios, a série tem como protagonistas três personagens de marionetes - a professora Elvira, o agente de saúde Damião e a dona de casa Neusa. Ao longo do programa, o trio de marionetes discute um assunto e, em seguida, um ou mais especialistas (que pode ser um profissional de saúde, advogado, psicólogo, educador, sociólogo ou assistente social) complementa com esclarecimentos e mais informações sobre o tema.

Ao final de cada programa, informações sobre o Disque 100 - Disque Direitos Humanos são divulgadas, estimulando o seu uso e ressaltando sua importância.

Dentre os assuntos destacados pelos episódios está a definição de abuso sexual; as diferenças entre o carinho afetuoso e o abuso; o problema da violência entre gerações; as formas de reconhecimento dos indícios de abuso; o envolvimento da rede de proteção (familiares, educadores, agentes de saúde, vizinhos); a situação do abusador; os caminhos da notificação da denúncia, do atendimento e seus desdobramentos.

Que Abuso é Esse? é uma realização do Canal Futura com a Fundação Vale, parceria que já resultou em outras duas séries anteriores: Que Direito é Esse?, sobre direitos humanos, e Que Trabalho é Esse?, acerca do trabalho escravo.

Mobilização

Além da exibição na tela do Futura, o programa servirá de insumo a debates presenciais, virtuais e em atividades de formação de agentes, como parte do trabalho de mobilização  comunitária que terá início em 2015 nos estados em que o Futura tem atuação presencial.

O conteúdo do Que Abuso é Esse? foi desenvolvido a partir de reuniões realizadas com 55 organizações integrantes da rede de proteção à criança e ao adolescente dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco, desde 2009, e integram o projeto Crescer sem Violência - que inclui também a série Que Exploração é Essa?.

Publicações relacionadas