Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > CULTURA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

OPORTUNIDADE

Inscrições abertas para curso gratuito de artes visuais; saiba detalhes

Com aulas na Casa da Música, curso forma arte-educadores com visão afrodiaspórica

Júlio Cesar Borges*

Por Júlio Cesar Borges*

27/06/2025 - 8:00 h
Curso foi idealizado pelo pesquisador Romário Oliveira
Curso foi idealizado pelo pesquisador Romário Oliveira -

Estão abertas até 22 de julho as inscrições para o curso AKOBEN: preenchendo currículos. Direcionado a professores da rede pública, estudantes de licenciatura, arte-educadores e todos aqueles que têm interesse em temas ligados à cultura afrodiaspórica e decolonialidade, a formação é para área de artes visuais. Gratuito e presencial, o curso tem duração total de 40 horas. O formulário para a inscrição pode ser acessado no instagram do projeto (@akoben).

Idealizado por Romário Oliveira, pesquisador e mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (PPGEDU FACED/UFBA), a formação propõe a alfabetização visual com base em saberes e perspectivas historicamente marginalizadas.

Tudo sobre Cultura em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Segundo Romário, a realização do curso é uma resposta a deficiência identificada na implementação das leis que determinam a inclusão das histórias e culturas africanas, afro-brasileiras, indígenas e femininas nos currículos.

A formação pretende ensinar artes visuais de uma maneira diferente da convencional. Segundo Romário, adotar uma perspectiva de educação decolonial muda completamente o fazer pedagógico. “Tudo muda. Desde a concepção do que é ser humano, ao qual a educação como ciência se dedica a estudar, aos tipos de conteúdo que serão articulados num processo educativo que constituirá esse ser humano”, conta.

“Em linhas gerais, percorrer uma formação decolonial no campo da arte-educação é poder contar com um projeto político pedagógico que visa o desenvolvimento da subjetivação, da criatividade e da imaginação dos(as) participantes atrelados a uma dinâmica complexa – mas nem por isso difícil de entender – que traz a tona fundamentos das teorias e práticas interculturais, interseccionais e interdisciplinares”, defende o idealizador.

Leia Também:

Aulas na Casa da Música

A simbologia do Akoben, que nomeia o curso e o princípio de Sankofa são os elementos que guiam o conteúdo e a metodologia do projeto. “No projeto, utilizamos a potência ancestral de Akoben , um chamado à luta e à resistência, especialmente contra o epistemicídio secular que marginaliza os saberes e fazeres dos povos da diáspora nos campos da arte e da educação”, diz.

As aulas, marcadas para o período de 02 de agosto de a 28 de março de 2026, serão sediadas na Casa da Música, no Parque Metropolitano do Abaeté, em Itapuã. A formação combina aulas expositivas, oficinas e laboratórios criativos, distribuídas em 15 aulas, quinzenalmente aos sábados, de 14h às 18h.

O curso faz parte da primeira etapa do projeto “AKOBEN - Um chamado para a arte-educação”, que atua como uma tecnologia afrofuturista para a efetivação de legislações que determinam a inserção de conteúdos étnicorraciais, de gênero e de acessibilidade em currículos e práticas pedagógicas. A segunda etapa do projeto acontecerá de 25 de abril a 16 de maio de 2026, com o workshop “AKOBEN – Recursos didáticos negrorreferenciados para ensino e aprendizagem em artes visuais” , com duração total de 12 horas, distribuídas em três encontros de quatro horas cada. A proposta principal é usar a “gamificação” como método.

Serão abordados temas como: introdução ao ensino e à aprendizagem das artes em perspectiva histórico-crítica e decolonial; reflexões sobre arte, educação e política a partir do Movimento Negro Educador e debates sobre lutas feministas e suas interseções com a arte contemporânea. Além disso, acessibilidade e sustentabilidade na arte-educação; e, a sala de aula como espaço seguro, com abordagem na diversidade sexual e de gênero no campo arte-educativo, também serão assuntos a serem trabalhados nas aulas.

O projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e conta com o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado, via PNAB – Política Nacional Aldir Blanc, direcionado pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.

Inscrições para o curso “AKOBEN preenchendo currículos - O ensino de artes visuais e as culturas negadas” / Até 22 de julho / Link para inscrições e mais informações: Instagram do projeto @akoben.aprenda

*Sob supervisão do editor Chico Castro Jr.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Curso foi idealizado pelo pesquisador Romário Oliveira
Play

Baiana, filha de Jimmy Cliff e estrela em Hollywood: a vida de Nabiyah Be

Curso foi idealizado pelo pesquisador Romário Oliveira
Play

Cultura afro ganha destaque com Zebrinha na Bienal Sesc de Dança

Curso foi idealizado pelo pesquisador Romário Oliveira
Play

É possível tocar em meteoritos na Bahia! Saiba onde viver experiência única

Curso foi idealizado pelo pesquisador Romário Oliveira
Play

Salvador ganha novo espaço para grandes eventos com a inauguração da ARENA A TARDE

x