EXPOSIÇÃO
Muncab celebra legado da arte negra em último dia de exposição
mostra encerra sua temporada oficial neste domingo, mas reserva uma programação especial gratuita para este sábado, 31

A exposição “Ancestral: Afro-Américas” chega à sua última semana no Museu Nacional da Cultura Afro Brasileira (Muncab), no Centro Histórico de Salvador, consolidando-se como um dos marcos culturais recentes da capital baiana.
Leia Também:
Realizada pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), a mostra encerra sua temporada oficial neste domingo, 01 de fevereiro, mas reserva uma programação especial gratuita para este sábado, 31.

Programação de encerramento
- Performance "Reverência": Às 11h e às 14h, a artista Rainha Vânia Oliveira ocupa o espaço expositivo ao lado do icônico dançarino Clyde Morgan e da jovem Princesa Lavinha. A ação utiliza o corpo e o movimento para conectar diferentes gerações da diáspora.
- Palestra curatorial: Às 15h, a curadora Ana Beatriz Almeida conduz um encontro com o público para debater os processos de seleção e os diálogos entre as obras brasileiras e norte-americanas.
- Música: durante o dia, as intervenções serão acompanhadas pelos músicos Bira Monteiro, Paulo Sérgio e Luciano Santos.
Legado

Inaugurada em setembro de 2025, a exposição reuniu cerca de 130 obras de mais de 60 artistas.
O projeto nasceu da celebração dos 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, utilizando a arte para revisitar histórias de resistência e inventividade negra que foram frequentemente apagadas dos registros oficiais.
Sob a direção artística de Marcello Dantas e curadoria de Ana Beatriz Almeida, a mostra transformou o Muncab em um território de intercâmbio internacional.

Segundo Cintia Maria, diretora-geral do museu, a exposição cumpriu o papel de afirmar a arte afro-diaspórica não como um conteúdo periférico, mas como base fundamental para a construção do futuro e da identidade das Américas.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes




