30 DIAS
Requalificação da Igreja Matriz de Valença avança
Primeira etapa deve ser concluída até o próximo mês, segundo técnicos do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC)

Por Redação

Até o próximo mês deve estar concluída a primeira etapa das obras de requalificação da Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, em Valença, no Baixo Sul da Bahia.
A previsão é dos técnicos do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), que estiveram no local nesta quinta-feira, 4.
Com investimento de R$ 2,2 milhões do Governo do Estado, a intervenção teve início no final do ano passado e contempla a recuperação estrutural da cobertura da igreja. O diretor-geral do IPAC, Marcelo Lemos Filho, acompanhou a vistoria e destacou a parceria entre diferentes esferas para viabilizar a obra.
“Preservar o patrimônio cultural exige uma ação coletiva, e as obras de recuperação da Igreja Matriz de Valença são um exemplo disso, com a participação do Governo do Estado, da Prefeitura de Valença e o apoio de emendas parlamentares”, afirmou.
Patrimônio tombado
Acompanhados, também, do prefeito de Valença, Marcos Medrado, e do pároco Marcos Reis, os técnicos vistoriaram os serviços de revisão geral das instalações elétricas do templo, que devem ser concluídos no prazo de dois meses.
Estão previstas a substituição de quadros, disjuntores, cabeamentos, luminárias e demais componentes, com adequação às normas técnicas vigentes. Para essa fase, foi firmado um aditivo contratual no valor de R$ 170 mil.
Leia Também:
Construída em 1759 e inaugurada em 1801, a Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus foi tombada pelo IPAC em 2001. O templo abriga importantes obras de arte sacra dos séculos XVIII e XIX, com destaque para a imagem de Nossa Senhora das Dores e a Cruz com Cristo, ambas em estilo barroco.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes