Busca interna do iBahia
HOME > CULTURA

CULTURA

Salvador terá festival gratuito de circo gigante e grandes atrações

Picolino arma sua lona para 40 anos de história

Bianca Carneiro
Por
Festival internacional transforma Salvador em palco circense pelos próximos dias
Festival internacional transforma Salvador em palco circense pelos próximos dias - Foto: Divulgação

Sob a lona do tempo! O Circo Picolino celebra 40 anos de arte, resistência e formação com o Viva o Circo Ano XL – Festival Internacional, de 1º a 14 de dezembro, na icônica lona fúcsia erguida na orla de Pituaçu.

A edição comemorativa revisita espaços simbólicos da trajetória do Picolino desde os anos 1980 e reúne artistas, companhias e coletivos circenses do Brasil e do mundo em uma programação gratuita e acessível, com Libras e audiodescrição.

Tudo sobre Cultura em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

A abertura, no dia 1º, traz uma performance especial de Verônica Tamaoki, seguida do espetáculo “Picolino – 40 Anos”, dirigido por Luana Tamaoki Serrat, com acrobacias, malabares, números aéreos e artistas que marcaram diferentes fases da companhia.

Leia Também:

CONSCIÊNCIA NEGRA

Vai mudar de nome? Local turístico mais visitado na Bahia homenageia criminoso
Vai mudar de nome? Local turístico mais visitado na Bahia homenageia criminoso imagem

CELEBRAÇÃO

Corpos que contam histórias: Jornada de Dança da Bahia abre celebração dos 15 anos
Corpos que contam histórias: Jornada de Dança da Bahia abre celebração dos 15 anos imagem

INSCRIÇÕES

Governo abre 1.090 vagas na área da Cultura em toda a Bahia
Governo abre 1.090 vagas na área da Cultura em toda a Bahia imagem

Entre os destaques da programação estão o lançamento da revista A Mulher do Circo – Bahia (3/12), o clássico infantil “Todo Mundo Vai ao Circo” (4/12), o irreverente “Cabaré Show de Calouros” (5/12), apresentações ao ar livre na Boca do Rio, Ondina e Rio Vermelho, além das Varietés Picolino (6/12 e 11/12), com números de artistas baianos e convidados do Brasil e da França.

A segunda semana traz mesas de memória, estreia de documentário, espetáculos internacionais e montagens inéditas, como “Nove Tentativas de Não Sucumbir” (10/12) e “Isso Não É Uma Obra” (12/12), fruto de residência artística.

No dia 13, o festival dedica sua programação à Escola Picolino de Artes do Circo, celebrando seus alunos, mestres e 40 anos de legado. O encerramento, no dia 14, será marcado pelo cortejo “Saideira de Picadeiro”, da Boca do Rio até a lona do circo, com participação do artivista Marcelo Zig, transformando sua cadeira de rodas em um sistema de som.

Serviços

O que é? Viva o Circo – Ano XL | Festival Internacional do Circo Picolino.

Quando? De 01 a 14 de dezembro de 2025.

Onde? Em diversos espaços e territórios de Salvador | Troca de Segredos (na Arena da Praça Avenida Oceânica, em Ondina), Espaço "Xis" (Xisto Bahia/Cine Walter da Silveira – Barris), Vagão (Largo de Santana – Rio Vermelho), Aeroclube (Jazz na Avenida – Boca do Rio) e Circo Picolino (Pituaçu)

Entrada: GRATUITA (com acessibilidade em Libras e Audiodescrição).

Mais Informações: perfil no Instagram @circopicolino

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

Circo Picolino

Relacionadas

Mais lidas