Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ECONOMIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
27/10/2023 às 12:17 • Atualizada em 27/10/2023 às 13:41 | Autor: Pevê Araújo*

ABF CON 2023

Franquias: Bahia tem terceiro maior crescimento em um ano

Salvador é a principal cidade do Norte e Nordeste no número de operações no mesmo período

Salvador se destacou como a mais relevante cidade do Nordeste
Salvador se destacou como a mais relevante cidade do Nordeste -

A Bahia foi um dos estados que mais registraram crescimento nas franquias em um ano. A conclusão é da pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising, que mostra o estado na terceira colocação entre os estados que mais cresceram em faturamento na comparação entre o primeiro semestre de 2022 e o igual período em 2023.

O estado fica atrás apenas de Goiás e Minas Gerais no Top 10, que conta também com a presença do Ceará para representar o Nordeste.

Os dados indicam que em 2023, a Bahia faturou 28% a mais do que no ano anterior, variando percentualmente melhor que potências como São Paulo e Rio de Janeiro. A valorização de Minas Gerais, que aparece em segundo lugar, também é de 28%, enquanto o líder Goiás apresentou 35%. A pesquisa indica também que entre os 10 estados que mais cresceram, seis possuem atividade agropecuária, como Goiás, Minas Gerais, Bahia, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Na variação por município com base no número de operações, a cidade nordestina que mais se destacou foi Fortaleza, que variou 7,9% no período e saiu da 28ª colocação em 2022 para o oitavo lugar neste ano. Entre as 30 cidades mais importantes, ainda aparecem Maceió (13ª), Recife (15ª) e São Luís (17ª). Apesar de apresentar um relevante número de operações, Salvador caiu do oitavo lugar em 2022 para a 27ª posição, com uma variação de -0,5%.

Quando o número é absoluto, Salvador volta a se destacar como a mais relevante cidade do Nordeste. Entre os principais municípios, a capital baiana ocupa a sexta colocação no ranking total de operações dentro do recorte, com 2.617, representando 1,4% dos números no cenário nacional, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba.

A pesquisa revela também que cidades do interior contabilizaram um crescimento de 9%, enquanto as capitais subiram 5%. No interior de São Paulo, a valorização é de 24%. Presente na ABF Con 2023, o Portal A TARDE conversou com o diretor regional do Norte e Nordeste, Fernando Ribeiro, que explicou sobre a importância da região para o franchising do país e destacou Salvador como uma das principais cidades para o desenvolvimento da iniciativa.

"Salvador é uma cidade importantíssima, está situada no maior estado do Nordeste, uma cidade que tem tido uma melhora na parte urbana muito grande, voltou a receber de novo grandes eventos, temos o novo Centro de Convenções na cidade, com vários eventos. A cidade está sendo muito mobilizada, vem agora com um evento de final de ano de seis dias de festa, onde recebe mais de 2 milhões de pessoas, logo em seguida ingressa para o verão e depois tem o carnaval de novo. Agora a gente volta a ter um carnaval mais estabilizado, um verão mais estabilizado, com as coisas dentro da normalidade, já com aquele passado triste muito difícil da pandemia realmente enterrado. Salvador tem uma posição de destaque no Brasil como cidade turística e como pólo de crescimento para marcas, para o varejo e para outros segmentos da economia", afirma.

O diretor regional estima que nos próximos cinco anos as franquias também terão números relevantes em cidades do interior nordestino, mesmo que não acompanhem diretamente o desenvolvimento do Sul e do Sudeste no assunto.

"O que acontece aqui é que ainda as capitais conseguem absorver muitas marcas. As capitais nordestinas não estão saturadas das marcas que já são players de mercado. Muitas dessas marcas no Sul e Sudeste do país optaram por essa interiorização exatamente por já estarem com mercados saturados e custos de ocupação muito altos dentro dos shoppings, então tem várias marcas com essa estratégia que está dando muito certo. Como no Nordeste você ainda tem um espaço para estar dentro das capitais com marcas consagradas, essa interiorização já está começando a acontecer, mas será com certeza uma etapa dois em relação ao Sul e Sudeste do Brasil. Na nossa rede a gente já está fazendo esse estudo. Algumas cidades do interior da Bahia podem ter a nossa marca, o nosso negócio, a gente está também se antecipando um pouco a esse movimento, vendo o que está acontecendo em outros estados", pontua.

Em 2023, a ABF Con celebra a 10ª realização no Hotel Transamérica, na Ilha de Comandatuba, no interior da Bahia. Ribeiro destaca o potencial turístico do estado e celebra a importância de gestores de instituições renomadas no congresso.

"A ABF fica em São Paulo, essa turma adora esse litoral que a gente tem. Com certeza tem o efeito Nordeste no espírito dos franqueadores das grandes marcas. Vim para cá, conhecer um pouco mais, sentir essa energia nos banhos de piscina, nos jogos de tênis, nos jogos de futebol, faz muito network e é claro, eu como diretor das regiões Norte e Nordeste, fazendo esse meio de campo com essas marcas de fora. Tenho sido abordado por várias marcas, perguntando sobre as peculiaridades do Nordeste, porque vale a pena investir aqui e tem sido uma troca muito rica", avalia.

Fernando Ribeiro é diretor regional Norte e Nordeste da ABF
Fernando Ribeiro é diretor regional Norte e Nordeste da ABF | Foto: Divulgação | ABF

ABF Con 2023

Nesta sexta-feira, 27, está previsto para acontecer palestras sobre "A trajetória de sucesso e os desafios do caminho", "Estratégia para gerar valor para marca", e "Surfando as ondas de Nazaré e dos negócios brasileiros". O dia vai reunir representantes do Rei do Mate, Pizza Creck, Zamp, TikTok, Boticário, Varese Retail, Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, Alibaba Brasil e 3G Radar, além do surfista de Nazaré, Derek Rabelo.

O evento segue com "Franchising Integro na Prática", e "A redescoberta da China pós-pandemia: ecossistemas, inovação e oportunidades para marcas brasileiras".

No sábado, 28, e último dia de palestras, está na programação "Inovação no varejo como diferencial estratégico", "Transformando o Cenário Econômico em oportunidades", "O Poder do Propósito", "Transformação Digital aplicada aos Negócios" e "Capitalismo Consciente".

São esperadas as marcas Hering, Allos, Hipartners Capital&Work, Bank Of America, MoveEdu e representantes internacionais.

*Repórter viajou à convite da ABF Con 2023.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

ABF Con 2023 Bahia economia Franchising Franquias Salvador

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Salvador se destacou como a mais relevante cidade do Nordeste
Play

Saiba detalhes do complexo eólico de R$3 bilhões inaugurado na Bahia

Salvador se destacou como a mais relevante cidade do Nordeste
Play

Chefe Dani Façanha mostra como fazer siri de forma sofisticada

Salvador se destacou como a mais relevante cidade do Nordeste
Play

Shopping abre às 6h e recebe grande movimento em Salvador; veja

Salvador se destacou como a mais relevante cidade do Nordeste
Play

Feira Baiana de Agricultura Familiar terá produtos de diversas regiões

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA